SSP apresenta assaltantes de residências, homicida e suspeito da morte do cantor André Lobo

Publicado em   24/jul/2014
por  Caio Hostilio

Foto 1 SSP apresenta assaltantes de residênciasOnze criminosos envolvidos em assaltos a residências e em homicídios na Região Metropolitana de São Luís foram apresentados na manhã desta quinta-feira (24), pelo subdelegado geral da Polícia Civil do Maranhão, Augusto Barros, durante coletiva à imprensa, no auditório da Secretaria de Segurança Pública. Um dos suspeitos é apontado como autor dos disparos que assassinou o músico André Lobo. “Essas prisões foram respostas muito efetivas dadas pela integração das forças policiais nos últimos dias”, reconheceu Augusto Barros.

Foto 2 SSP apresenta assaltantes de residênciasNa última quarta-feira (23), em Entroncamento, agentes da Superintendência de Polícia Civil da Capital, com apoio da Delegacia Regional de Rosário, fizeram a prisão de Glaubson Maranhão dos Santos, 23 anos, o “Nem”, suspeito de assassinar o músico André Lins Martins Gonçalves, 31 anos, conhecido como André Lobo, e da tentativa de homicídio contra Teresa Gomes da Silva Sousa, 37 anos, ocorridos na madrugada do dia 8 de maio deste ano, próximo à rotatória da Forquilha, em frente à Boate Clímax.

Foto 3 SSP apresenta assaltantes de residênciasGlaubson estava em um veículo Santana, branco, em companhia do irmão, Glaydson Maranhão dos Santos, de 28 anos; e de José Ribamar da Conceição Costa, 28 anos, que também foram detidos. Na ação houve troca de tiros e “Nem” foi baleado no ombro. Ele foi socorrido e encaminhado ao Socorrão II, em São Luís. Os três foram autuados pelo crime de associação criminosa.

 “Nem” é suspeito de participar de 15 homicídios em São Luís, Rosário, Itapecuru-Mirim e Santa Rita. Teria sido ele quem efetuou os disparos que mataram o músico André Lobo. Quatro pessoas envolvidas no crime continuam foragidas.

Na madrugada desta quinta-feira (24), a SPCC cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de João Franklin de Oliveira Coelho, 27 anos, acusado de homicídio. Ele foi preso no Lira, em um veículo Honda Civic, placas HPV-3163. Ele já foi preso por envolvimento em adulteração de veículos e também é investigado por roubo a residências.

O delegado Guilherme Sousa Filho destacou o trabalho realizado em conjunto com a SPCC, SEIC e Delegacia Geral, e destacou a nova filosofia adotada pela Delegacia de Homicídios. “A equipe da Delegacia de Homicídios está indo ao local do crime, e isso tem mostrado resultados práticos e concretos. A equipe sai do local com indícios da autoria e da motivação do delito. De posse da informação representamos pela prisão temporária dos suspeitos. Trabalhamos em conjunto também com a Central de Inquérito”, frisou o delegado.

Na noite de quarta-feira (23), foi preso por volta das 19 horas, na Vila Kiola, George Martins Goes, o “Negueba”, 19 anos. O suspeito estava em um Pálio, prata. Ele foi preso por força de mandado de prisão expedido pela juíza Rosângela Santos Macieira, em decorrência do homicídio ocorrido na terça-feira (15), na Areinha, que vitimou Bruno Ferreira de Bonfim, de 30 anos.

“Negueba” já foi preso pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Também é suspeito de participar de cinco assaltos no Cohatrac, na última semana.

O superintendente de Polícia Civil da Capital, Leonardo Diniz Nascimento destacou o trabalho árduo desenvolvido pela SPCC para resolver os casos. “O trabalho em parceria com as delegacias é fundamental para elucidação dos crimes. Com a troca de informações, a SPCC passa a monitorar os suspeitos”, pontuou o superintendente.

Foram apresentadas, ainda, seis pessoas envolvidas em assaltos a residências em São Luís. De acordo com levantamentos e investigações policiais, eles agiam principalmente no Alto do Calhau e Olho d’Água, locais onde há muitas mansões.

Ataniel Amorim Castro, 28 anos, morador da Rua 6, São Francisco, o taxista Carlos Kenndy Barros de Carvalho, 34 anos, residente na rua 33, Maiobão, e Romildo Jorge Ferreira Silva, vulgo “Arroz”, 22 anos, morador no J. Lima, Paço do Lumiar, e Jorge de Oliveira, conhecido como “Jorginho”, 20 anos, que reside à Rua São Benedito, no São Bernardo. Eles foram presos em ações de policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).

Em outra operação do Esquadrão Águia do Batalhão de Choque da Polícia Militar, foram presos o mecânico Cleuton Costa, o “Cafézinho”, 18 anos, e Gleyson Kelison Chagas Pereira, o “Pateta”, ambos residentes na Portelinha, bairro São Francisco. Na ação foram apreendidos, ainda, dois adolescentes, um de 17, e outro de 16 anos. Eles agiam no Vinhais, Bequimão, Ipase e localidades vizinhas.

Para o delegado Luís Jorge Matos, essas prisões foram de suma importância, pois são bandidos perigosos. “Foram realizadas várias investigações e feito monitoramento no sentido de prendê-los. Todas essas prisões foram fruto de extenso trabalho, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. Quando há um trabalho conjunto entre as polícias, o Sistema de Segurança Pública mostra uma força maior em combater a violência em todo estado”, frisou o titular da SEIC.

Segundo o major Francisco Wellington Silva Araújo, comandante do BpChoque, as prisões ocorreram na tarde desta quarta-feira (23), no Calhau, próximo ao Hotel Pestana, quando os acusados conduziam um Pálio azul.

Ainda segundo o major, eles teriam feito um assalto nas imediações do Ipase. Na ocasião eles levaram dois cordões de ouro de duas vítimas, foram perseguidos e houve troca de tiros.  Foi feito um auto de apreensão e prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, homicídio doloso e roubo qualificado com emprego de arma de fogo. Todos os detidos foram encaminhados ao Centro de Triagem em Pedrinhas, onde vão permanecer à disposição da Justiça.

Presentes na coletiva, o superintendente de Polícia Civil da Capital, Leonardo Diniz Nascimento; o delegado assistente da SPCC, Armando Pacheco; o adjunto da Delegacia de Homicídio, Guilherme Sousa Filho; o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Luís Jorge Santos Matos e o comandante do Batalhão de Choque, major Francisco Wellington Silva Araújo.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos