Notícias

Publicado em   23/jul/2014
por  Caio Hostilio

Governo do Estado lança Operação Lei Seca com entrega de bafômetros à Polícia Militar

Foto 1 operação lei seca foto Handson ChagasO Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (23), no Palácio dos Leões, a Operação Lei Seca – Vida no Trânsito, uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Criminalística (Icrim). Na solenidade, foram entregues de 50 novos bafômetros à PM, doados pelo Detran-MA para utilização na operação. O lançamento da operação contou com a presença da secretária Chefe da Casa Civil, Anna Graziella Neiva, representando a governadora Roseana Sarney; do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto; da delegada Geral de Polícia Civil, Cristina Resende; dos secretários estaduais Carla Georgina (Comunicação Social),Fredson Froes (Cidades e Desenvolvimento Urbano); e Rodrigo Valente (Programas Especiais e Articulação Política). O diretor Geral do Detran/MA, André Campos, informou que será uma operação diferenciada, pois o trabalho terá o apoio de uma delegacia nos locais de fiscalização. Ele disse que a etapa de conscientização de educação para o trânsito já foi realizada. “Agora, é a vez de atuar com mais rigor, quem dirigir embriagado será preso”, alertou. A operação será deflagrada ainda esta semana em locais e horários a serem definidos. “Queremos diminuir os números das estatísticas. No Maranhão, nos últimos três anos são mais de 3 mil notificações de embriaguês, registros realizados em rotinas da polícia”, revelou André Campos. Ele explicou que a Organização Mundial de Saúde constatou que 98% dos acidentes são provocados por imprudência, sendo que 80% estão ligados ao consumo de álcool. Em São Luís, somente no primeiro semestre deste ano, já foram registrados 500 notificações de condutores. O Detran possui mais de 1.200 processos abertos de cassação de carteiras de habilitação.

Atenção primária será tema central do III Congresso Maranhense de Medicina

“A primeira atenção é a Atenção Primária”. Esse é o tema central do III Congresso Maranhense de Medicina, que reunirá profissionais e estudantes da área da saúde nos dias 7 e 8 de agosto, em São Luís. O evento terá como público-alvo médicos, odontólogos, enfermeiros e demais profissionais que atuam em equipes de saúde da família em todo o Maranhão. “Os dois primeiros Congressos Maranhenses de Medicina tiveram enfoque nas especialidades médicas, já que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), pelas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), cuida da média complexidade em sua rede hospitalar. Este ano, atendendo a solicitações feitas pelos gestores municipais, o evento colocará em debates das questões da atenção primária, como o controle de endemias, imunização, etc”, explicou o subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Leite, que preside o Congresso de Medicina. Como o evento deste ano é direcionado aos profissionais da atenção primária, na primeira fase as inscrições estão sendo feitas diretamente com os gestores das regionais de saúde, que até sexta-feira (25) estarão inscrevendo participantes indicados pelos gestores municipais. Na segunda fase, a partir do dia 29 deste mês, as inscrições serão abertas para profissionais e estudantes da área de saúde, de acordo com o número de vagas ainda restantes. A palestra do secretário de Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, abrirá o III Congresso Maranhense de Medicina, dia 7 de agosto. Ele falará sobre “A Atenção Primária como base estruturante das redes”. Na tarde do mesmo dia, serão debatidos os temas “Política de Atenção à Saúde do Homem”; “Transtorno mental, álcool e outras drogas”; “Atendimento em psicofarmacologia na Atenção Primária”; “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”; “E-SUS e Telessaúde”; “Melhor em casa”; “Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis”; e “Nutrisus”. No segundo dia, 8 de agosto, dois representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Maria José Evangelista e Fernando Barros Cupertino, falarão sobre “A política do SUS e o financiamento da Atenção Primária”. Os debates seguirão com as palestras sobre “Política de Atenção Integral à Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional”, com Marden Marques Soares Filho; “PMAQ: avaliação externa como dispositivo de mudanças”, com Érika Bárbara Tomaz e Dirceu Klitzbe; e “Mortalidade Materna e Infantil e a importância da gestão da informação”, com Juan Jose Cortez Escalante e Paulo Germano de Frias.

MPMA convoca estagiários‏

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão divulgou, nesta quarta-feira, 23, oito editais de convocação de estagiários aprovados no último seletivo realizado pela instituição. Estão sendo convocados 124 estagiários, que atuarão em São Luís, Açailândia, Timon, Imperatriz, Codó, Caxias, Balsas e Bacabal. Os candidatos convocados deverão apresentar os documentos exigidos nos editais no período de 29 de julho a 8 de agosto. Os locais de apresentação da documentação também estão especificados nos editais, de acordo com o Município. Estão sendo convocados estagiários das áreas de Direito, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Eletrônica, História, Informática, Ciências Contábeis, Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Psicologia e Serviço Social. Confira os editais em anexo. http://www.mp.ma.gov.br/index.php/lista-de-noticias-gerais/11/8875

MPMA realiza seminário sobre resíduos sólidos‏

O Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público do Estado do Maranhão (CAO-UMA) e do Grupo de Saneamento Ambiental do Ministério Público do Maranhão realiza, nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, o segundo “Seminário sobre Resíduos Sólidos”. O evento, que será realizado no Veleiros Mar Hotel (Av. dos Holandeses, Ponta D´Areia), busca qualificar promotores de justiça e integrantes de instituições parceiras a respeito da temática dos resíduos sólidos, em especial no que diz respeito às determinações da Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei. N° 12.305/2010).

Gil Cutrim oficializa reeleição para o comando da Famem

DSC_0016O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), oficializou nesta quarta-feira (23) sua candidatura à reeleição para o comando da entidade municipalista, referente ao biênio 2015/16. A chapa encabeçada por Cutrim, e que possui prefeitos e prefeitas de várias regiões do Estado e das mais diversas colorações partidárias, foi registrada na Coordenação Administrativa da entidade no período da tarde.  Nenhuma outra chapa foi registrada para participar da eleição, que acontece no próximo dia 31, no horário das 8h às 17h, na sede da Famem, localizada na Rua Leblon, Quadra B, Casa 01, Loteamento Parque Calhau, em São Luís.  “A exemplo do que aconteceu no biênio 2013/14, teremos mais uma eleição de consenso, situação que mostra que os prefeitos e prefeitas permanecem unidos visando continuar o trabalho em prol do municipalismo no Estado”, afirmou o presidente e candidato a reeleição. Avaliação semelhante fez o prefeito Hernando Macedo (Dom Pedro), 1º tesoureiro da atual Diretoria e candidato a vice-presidente. “Sob o comando do presidente Gil, a entidade se fortaleceu e está no caminho certo. A eleição de consenso mostra que, independentemente de partidos ou grupos políticos, o sentimento de irmandade, hoje, impera entre os prefeitos e prefeitas”, disse.

Prefeitura divulga lista de aprovados no Programa Brasil Alfabetizado

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Educação (Semed), divulgou nesta sexta-feira (18) o resultado final do processo seletivo para atuação de 230 voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A lista com os aprovados pode ser conferida no site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br) ou na coordenação do Programa Brasil Alfabetizado, na Rua de São João, nº 452, Centro. Os alfabetizadores e coordenadores foram escolhidos mediante um processo seletivo realizado em duas etapas: a primeira foi de análise curricular e a segunda de prova escrita. O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou a importância do trabalho desenvolvido por esses futuros alfabetizadores dentro das ações da área de educação para ampla garantia do ensino, uma determinação do prefeito Edivaldo. “Agradeço imensamente a dedicação desses profissionais e parabenizo a todos os aprovados, tanto pelo mérito no processo seletivo quanto pela grandeza do trabalho que eles desenvolverão entre os jovens, adultos e idosos de nossa cidade”, disse Geraldo Castro. Os candidatos aprovados devem aguardar a convocação, prevista para agosto deste ano, que será realizada através de e-mail cadastrado pelo candidato no ato da inscrição para o certame e também através do Portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br).

  Publicado em: Governo

3 comentários para Notícias

  1. Ana Paula disse:

    Caríssimo professor,

    Eu é quero saber cadê a nomeação dos professores (pessoal da saúde e segurança) concursados de 2011 da Prefeitura de São José de Ribamar? Mais de 60% dos aprovados dentro do número de vagas aguardam nomeação…
    Gil Cutrim, para de olhar somente para o próprio umbigo, nos dê uma resposta concreta não aguentamos mais suas respostas ‘nos próximos meses’ são quase 3 anos nessa angústia, queremos nosso emprego, somos professores e pais de família, nos respeite!

    Grata por publicar.

  2. Jorcelina Cardoso disse:

    Me inscrevi mas não fui selecionada. Mas tudo bem! Fico felix por ver que teve muita gente que se interessou em participar do projeto. A prefeitura está de parabéns pelo programa. Isso mostra o quanto se preocupa em melhorar e oferecer ensino de qualidade para as nossas crianças. No próximo, tenho fé que serei selecionada!

  3. Paulino Araujo disse:

    Isso é gratificante ver acontecer esse programa, temos sempre que priorizar a educação é algo que influência muito em uma sociedade. Espero que a prefeitura possa sempre manter esse comprometimento com a população.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos