Flávio Dino, cadê os recursos da saúde? Justiça determina que Município recupere Unidades Mistas de Saúde

Publicado em   22/jul/2014
por  Caio Hostilio

fláviodino1O juiz Clésio Coelho Cunha, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, publicou decisão na qual condena o Município a realizar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a recuperação e a manutenção das unidades mistas de saúde do Bequimão, Itaqui-Bacanga, São Bernardo e Coroadinho, todas na Capital. A decisão atende a uma Ação Civil Pública proposta pela 12ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde e enfatiza a necessidade de imediatas reformas e adaptações, no sentido de possibilitar um adequado funcionamento de acordo com as normas estabelecidas pelo Sistema de Vigilância Sanitária, sanando com todas as irregularidades apontadas nos Relatórios de Inspeções.

A decisão judicial solicita, ainda, que o Município de São Luís apresente, na forma do art. 69, do Código de Saúde do Estado, o alvará de autorização sanitário condicionada ao cumprimento de todos os requisitos técnicos referentes às instalações, máquinas, equipamentos, normas e rotinas das Unidades Mistas do Bequimão, Itaqui-Bacanga, São Bernardo e Coroadinho, tudo comprovado pela autoridade sanitária competente através de vistorias e dentro do prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de interdição cumulada com multa.

Entre os diversos problemas verificados, na Unidade Mista do Bequimão, por exemplo, não existe a implantação da vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, falta providenciar teste biológico do processo de esterilização, bem como falta corrigir infiltrações no corredor das enfermarias. Na Unidade Mista do Coroadinho, há a necessidade de contratação de médicos pediatras para atender a necessidade de assistência nas 24 horas em todos os dias da semana para o Setor de Urgência, não há implantação da vigilância epidemiológica das infecções hospitalares. Foi detectada, ainda, a ausência de alvará sanitário para as farmácias básica e hospitalar, e a ausência de sala específica para realização de pesquisa de Hanseníase, para coleta, preparo e leitura das amostras.

Inquérito – O juiz cita, na sentença, o Inquérito Civil Público nº. 02/2007, pro meio do qual foi constatado o descumprimento por parte do Município de São Luís de normas sanitárias nas Unidades Mistas nas unidades mistas contempladas na decisão. Esse inquérito informa que, durante vistorias realizadas, pela Supervisão Estadual de Vigilância Sanitária em conjunto com a Promotoria da Saúde, foram constatadas diversas infrações às normas sanitárias em vigor, aptas a provocar sérios danos à saúde dos usuários do SUS, conforme Relatórios Técnicos de Inspeções e “Reinspeções” Sanitárias, bem como relatórios fotográficos, autos de infração sanitária e de intimação acostados à Inicial.

“Aduz que as unidades em comento constituem-se em estabelecimentos destinados a prestarem assistência à saúde em regime ambulatorial, de urgência e de internação, tendo sido concebidas para atender às especialidades médicas básicas e para dar cobertura ao atendimento de urgência em São Luís. Sustenta que para prestar o referido serviço, devem as unidades, de forma imprescindível, ser dotadas de todo aparelhamento estrutural, físico e funcional necessário para o desenvolvimento satisfatório de suas atividades”, versa a decisão.

“No entanto, relata o inquérito que, conforme os relatórios de inspeção e reinspeção da SUVISA, as unidades mistas referidas se encontram sucateadas, com funcionamento precário e deficitário em diversos setores. Relata o autor que, por diversas vezes, foi tentada a resolução do problema junto ao Município de São Luís, entretanto as reformas planejadas e os recursos despendidos não foram suficientes para atender as exigências sanitárias”, argumenta o magistrado.

A sentença, publicada na sexta-feira (18), determinou a aplicação de multa a ser paga pelo Município de São Luis, estabelecida com base no art. 11 da Lei nº 7.347/85, no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), por dia de atraso no cumprimento da obrigação determinada por esse Juízo após o transcurso do prazo concedido, a ser revertida ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (art. 13 da Lei nº 7.347/85).

  Publicado em: Governo

11 comentários para Flávio Dino, cadê os recursos da saúde? Justiça determina que Município recupere Unidades Mistas de Saúde

  1. André luis disse:

    Recursos da Saúde? Pergunta pra Roseana por que os mil e um hospitais que ela faz no interior nao resolvem o problema das pessoas e o povo vem se tratar aqui em Sao Luis? O socorrão é pro municipio nao é pra atender a falta de investimento do estado em saude publica!

  2. Antonio dos Santos disse:

    Ricardo Murad incriminado ate o pescoço por verbas de hospitais que ele nao sbe para onde foram e tu vens cobrar Flavio? Tem um equivoco sério aqui! E o Hospital que ia funcionar no predio do Edinho? Os deputados foram lá e viram que nao tinha absolutamente NADA!

  3. Roberto Cesar disse:

    Saúde????? A pessoa nao tem nem saneamento básico no interior do Estado. A desgovernadora nao sabe nem o que se passa com os prefeitos destes municipios… é so conchavo por baixo dos panos! Uma menina de 21 anos que nunca usou um sanitario! pelo amor de Deus!

  4. Renato Nasciemento disse:

    Todo mundo tem responsabilidade nessa historia de saude publica comprometida… mas o Governo do Estado recebe verba maior pra cuidar disso de uma forma global. é preciso que esse dinheiro seja destinado corretamente.

  5. leandrolima disse:

    IIH AGORA EDVALDO HOLANDA? O QUE VAI FAZER? VAI FICAR CALADO ASSIM COMO ESTÁ? DESRESPEITANDO O POVO DE SÃO LUIS COM ESSAS BANALIDADES QUE ESTÃO SENDO FEITAS COM A ESTRUTURA DA CAPITAL EU QUERO VER É VOCÊ PASSANDO ANDANDO NA MINHA RUA, AI VOCÊ VERIA O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM A CAPITAL!

  6. Cleide Sousa disse:

    Que eu saiba a prefeitura já está recuperando os socorrões I e II e o Hospital da Criança. Creio que os proximos sejam as unidades mistas. A secretaria tem se esforçado para atender as necessidades do setor, embora os problemas sejam muitos.

  7. Larissa Campos disse:

    essa é a pergunta que não quer calar… Flavio Dino o que vc tem a dizer sobre isso ? haha acredito que nada… #xôFlavioDino #xôfalsamudança

  8. Denilson Almeida disse:

    Gente tudo bem que tem coisas que tem que melhorar, mas vamos reconhecer que hospitais estão sendo reformados e com certeza as unidades mistas vão ser reformadas. Ontem mesmo estava no hospital da criança e vi o pessoal trabalhando.

  9. Mariana disse:

    FLÁVIO DINO ACHA QUE ESTÁ ENGANANDO QUEM COM ESSA HISTÓRIA DE “MUDANÇA”? A GESTÃO ANTIGA E A ATUAL, APOIADA POR ELE, FEZ A MESMA PROMESSA E ATÉ AGORA NADA. BANDO DE MENTIROSOS.

  10. rafael pinheiro disse:

    engraçado a justiça notificar SOMENTE a prefeitura né? mas até entendo pq é a prefeitura quem atende paciente que seria de responsabilidade do estado mesmo pq hospital do governo é só o prédio aí pelo interior

  11. Orlando Modesto disse:

    E cadê a os recursos da saúde do governo? Cadê os hospitais e tudo que haviam prometido Ricardo e Roseana? Isso ninguém vê! Procurem saber, antes de sair falando, como a saúde do municipio melhorou bastante! Edivaldo sim tem feito coisas boas pela saúde! Ainda bem!

    RESP. Vc é maluquete? Pode crer que é…. Basta ver onde os ludovicenses buscam atendimento http://caiohostilio.com/2014/07/23/lobao-filho-segue-percorrendo-o-interior-do-estado/…. Não precisa nem te responder, pois todos sabem até mesmo o teu flavito…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos