Notícias

Publicado em   21/jul/2014
por  Caio Hostilio

Caravana do 15 fecha primeiro ciclo de visitas na cidade de Nova Iorque

BIAMAN_PRADO_1003 (Large)O deputado federal, Gastão Vieira candidato a vaga no senado juntamente com seus companheiros de chapa, Lobão Filho (governador) e Arnaldo Melo (Vice), concluiu neste domingo (20), na cidade Nova Iorque o primeiro ciclo de visitas oficiais ao interior do Maranhão. Antes de chegar ao município de Nova Iorque, a coligação Pra Frente Maranhão realizou ainda grande carreata na cidade de Pastos Bons. Com cerca de dois mil carros, Gastão Vieira, Lobão Filho, Arnaldo Melo percorreram as principais ruas da cidade, acompanhados de líderes políticos, comunitários e populares. “Eles dizem que vão mudar o Maranhão, mas nada fizeram por seu Estado. São apenas palavras jogadas ao vento. De concreto, eles nada fizeram, apenas denegriram a imagem do Maranhão nacionalmente falando que o Maranhão é um estado miserável e de um povo pobre”, disse o deputado Gastão Vieira, conclamando o povo para a campanha de paz e propostas. Em seguida a comitiva que concluiu em Nova Iorque o ciclo de visita aos 14 municípios do Médio Sertão em quatro dias, também realizou carreata seguida de comício na principal praça da cidade. “Não há cansaço que não se revigore depois de receber tanto carinho e apoio da população”, relatou Lobão ao lado de Gastão Vieira, durante chegada a cidade. “Comecei minha caminhada há mais de 60 dias juntamente com meus companheiros, e por onde tenho andado tenho pregado paz e amizade, enquanto outros dizem que o Maranhão não presta. Já estou cansado de ouvir isso e vamos mudar essa realidade porque roupa suja se lava em casa e não fora do nosso estado denegrindo e diminuindo nossa gente”, disse Lobão Filho. “O Maranhão pobre que não possui nada”, já não pode mais ser aceito, principalmente no Médio Sertão, disse Arnaldo Melo se referindo as obras de construção da Barragem da Boa Esperança, estrada que liga Pastos Bons a Nova Iorque e Hospital de 20 leitos, todas feitas pelo grupo. Gastão Vieira lembrou também, do recurso destinado ao município para a construção da Praia do Caju, atrativo turístico da região. “Quando ninguém entendia o motivo da destinação do recurso eu já enxergava um grande atrativo natural dessa que é uma terra com potencial turístico”.

SES apresenta a gestores municipais novas normas para realização de exames preventivos de câncer

Foto 1 SES - exames de combate ao câncer  foto Nestor BezerraTécnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniram nesta segunda-feira (21), em São Luís, gestores regionais e secretários municipais de saúde que dispõem de laboratórios que processam exames citopatológicos (papanicolau) para tratar sobre os requisitos dos exames de prevenção do câncer. Uma nota técnica foi emitida pela gestão estadual para adequar os laboratórios maranhenses de acordo com a Portaria n° 3.394, do Ministério da Saúde (MS), que institui o Sistema de Informação de Câncer (SISCAN) no âmbito do Sistema Único de Saúde. A chefe do setor de Controle e Avaliação da SES, Silvia Leite, disse que a meta é estabelecer o fluxo para coleta do material, leitura, emissão do laudo (resultado) entre os laboratórios, os municípios e o Estado. “Todos os laboratórios terão que obedecer aos mesmos parâmetros, possibilitando que mais mulheres possam fazer o exame citopatológico e que os resultados sejam emitidos de forma mais rápida e com maior qualidade”, completou. Para o acompanhamento das ações de combate ao câncer do colo do útero e mama, a SES recomenda rotinas para os procedimentos dos exames citopatológicos. Silvia Leite esclareceu que o material citopatológico deverá ser coletado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de origem da usuária e a ficha de requisição deverá ser preenchida com todos os dados necessários. “Esta é a forma mais fácil de conseguirmos rastrear esta mulher vítima de câncer de colo de útero”, completou. Para a permanência dos serviços, o MS exige que os laboratórios façam a coleta do material citopatológico em ambiente salubre, com todos os insumos necessários e realizados por profissionais (médicos e enfermeiros capacitados), obedecendo às técnicas preconizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A digitação no SISCAN dos dados constantes na requisição de exame citopatológico fica sob a responsabilidade da Unidade Básica de Saúde de origem.

Prefeitura inicia segundo semestre letivo na rede municipal de ensino

APR_4033A Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (21) o segundo semestre letivo nas escolas públicas do município. Atualmente, a rede municipal de ensino possui 85 mil estudantes, distribuídos em 252 escolas. O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou o cumprimento do calendário escolar no recomeço das aulas. “Agradeço a Deus a graça de podermos iniciar mais um semestre letivo em nossas escolas. Tenho a certeza que teremos bons resultados, com a atuação da nossa competente equipe pedagógica e com a vontade que nossas crianças têm de aprender”, declarou. O reinício das aulas contou com uma programação diferenciada na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Pedro Marcosini Bertol, no bairro do Jaracaty. As crianças foram recebidas com atividades de acolhida pelos professores e reforço do sentimento cívico. Estudantes e docentes participaram do hasteamento da bandeira, hino nacional e um momento de oração. Em sala de aula, o primeiro dia foi direcionado à revisão do conteúdo aprendido no semestre anterior e as atividades foram encerradas com um lanche coletivo. A U.E.B. Pedro Marcosini Bertol atende 229 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Fizemos o possível para que nossas crianças se sentissem acolhidas e bem recebidas, de modo que pudessem começar o novo semestre com toda vontade de aprender”, frisou a gestora adjunta da escola, Soraia de Fátima Nunes Pinheiro. Na U.E.B. Maria Rocha, no bairro da Areinha, que atende 308 crianças do Ensino Fundamental, os estudantes estavam ansiosos pelo reinício das aulas. “Estou muito animada com o início de mais esse semestre”, comentou a estudante Carolina Silva, do 5º ano. A gestora da U.E.B. Maria Rocha, Miriam de Jesus Passos Martins, informou que a volta às aulas foi tranquila. “Esperamos os estudantes com toda a estrutura de que a escola dispõe. Confiamos no trabalho dos nossos professores e tenho certeza que este será um semestre de muito aprendizado e de muitos bons projetos na nossa escola”, disse.

Estudantes da rede estadual participarão do Festival Guarnicê

Foto 1 Seduc - festival guarnicêCerca de 1.600 alunos da rede estadual de ensino participam, a partir desta terça-feira (22), do 37ª Festival Guarnicê de Cinema. A participação integra a ação de formação de plateia, desenvolvida pelo Núcleo Arte-educação, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e a de Cultura (Secma). Os estudantes iniciam a participação, nesta terça-feira, a partir de 8h30, no Cine Praia Grande, centro histórico de São Luís, onde assistirão filmes e participarão de oficinas temáticas promovidas pelo evento. Segundo a supervisora de currículo da Seduc, Conceição Lisboa, além das atividades da programação do evento, os alunos da rede estadual receberão, de seus professores, antes de cada exibição, uma palestra sobre os fundamentos da linguagem audiovisual, possibilitando a integração do cinema ao currículo. “Os professores realizarão atividades em sala de aula, que integrem a sétima arte como recurso no aprendizado escolar”, enfatizou. Durante quatro dias de atividades, pela manhã e tarde, eles participarão de amostras e, além de assistirem aos filmes, os alunos acompanhados de seus professores, poderão participar das exposições e oficinas sobre roteiro, desenho animado, palestras e debates sobre a produção audiovisual brasileira, interagindo com diretores e artistas dos filmes em exibição no decorrer do festival.

Exposição barragem do Bacanga

Será realizado amanhã a Exposição barragem do Bacanga, organizada pelos alunos do Pronatec-Colun, curso de assistência de produção cultural. O objetivo é levar a historia da barragem do Bacanga ao conhecimento das pessoas que a trafegam e cruzam todos os dias. Este é um trabalho de conclusão de curso. Milhares de toneladas de pedra e concretos, centenas de trabalhadores, dois anos de construção e 44 anos de muita construção. Milhares de pessoas trafegam todos os dias sobre elas, outras centenas a usam pra pesca e sustento e apenas algumas dezenas conhecem a sua história. A exposição historia da Barragem do Bacanga do projeto ‘ Barragem em Memória’, revela uma história de ‘peso’ para a moderna São Luís. No final da década de 60 com o surgimento do porto do Itaqui, ouve se a necessidade de diminuir a distância entre o porto e a capital, de 50km para 8km. Entre 1966 e 1967 o projeto de criação da Barragem foi feito pelo governador José Sarney  e iniciada em 1969 e finalizada em 1970. Vários objetivos foram levantados no decorres do processo de construção entre eles, diminuir a distância do porto e a cidade, sanear as casas do alagado a beira do rio e dar um lago à cidade.  A barragem do Bacanga foi uma das, mas ousadas obras da moderna engenharia brasileira.  Para sua construção foi necessária fechar o rio em sua foz. Seu estrangulamento foi igual ao do São Francisco em Paulo Afonso e 5x o volume do Rio Parnaíba para a construção da Boa Esperança. Inicialmente a Barragem tinha 10 comportas, 6 pequenas, 3 médias e uma grande. Nos governos seguintes, algumas delas foram fechadas. Atualmente apenas cinco pequenas e uma grande estão funcionando. As comportas servem para fazer o manejo da do rio para o mar e vice-versa. A falta de manutenção constantes à barragem e suas comportas e o intenso fluxo de veículos sobre elas todos os dias, prejudicam a estrutura desse ‘gigante de peso’ na historia moderna da ilha de São Luís.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Notícias

  1. Florência Gomes disse:

    Muito bom esse comprometimento da semed com as nossas crianças, pois isso só tem a favorecer o futuro desses alunos, sabemos que educação é algo primordial para nossa sociedade!!!

  2. claudianna disse:

    que bom que o ano letivo iniciou. todo esse tempo de aula perdido pela greve que os professores fizeram, espero que consigam recuperar o conteúdo à tempo

  3. Jaqueline Diniz disse:

    Hoje assisti Geraldo no idifusora sobre a a educação do município e percebi que o cara tem comprometimento e vontade de deixar as coisas resolvidas na parte da educação. Ele falou também que já voltaram as aulas e que vai conseguir resolver a questão dos 25 dias pendentes por causa da greve, que vendo pelo lado que ele explicou de tudo a rpefeitura tentou resolver p que nao se chegasse a tanto, até p mp efetuou a greve como errada, então acho que devemos mesmo é valorizar a educação e isso a gente vê no trabalho da prefeitura.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos