Notícias

Publicado em   29/abr/2014
por  Caio Hostilio

Alunos do Colégio Militar 2 de Julho participam de palestra com o ex-presidente José Sarney

Foto 1 Seduc - palestra“Vocês devem estar muito honrados pela escola que frequentam”, destacou o senador e ex-presidente José Sarney ao proferir, nesta segunda-feira (28), a palestra da aula inaugural para os estudantes do primeiro e terceiro anos do ensino médio do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros 2 de Julho, escola da rede pública estadual de ensino, localizada em São Luís. Diante de um enorme público formado por estudantes, professores, diretores, autoridades e políticos que lotou o auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa, Sarney foi homenageado pelo diretor da escola, major José Carlos Bezerra com a entrega do certificado Amigo do CBM Dois de Julho, e pelo coronel João Vanderley Costa e com a entrega da comenda Alferes Moraes Santos, maior honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Dirigindo-se aos estudantes do Dois de Julho, Sarney disse que eles devem se sentir honrados pela escola que frequentam, acrescentando que “a escola marca a nossa vida. Nós jamais nos esqueceremos da escola que frequentamos e dos professores que nos ensinaram. Eu, por exemplo, jamais esquecerei o Liceu Maranhense, uma escola pública na qual estudei e que marcou profundamente a minha vida, bem como os professores com quem aprendi”, ensinou. “A coisa mais importante que aprendi no Liceu foi aprender a aprender, porque a educação nos abre os caminhos para todos os ângulos do conhecimento e transforma as pessoas através do poder do conhecimento, do enriquecimento pessoal e da ascensão na nossa sociedade”, salientou o senador, frisando que adotou com norma de vida adquirir um novo conhecimento a cada dia. Durante a aula inaugural, o senador José Sarney fez uma retrospectiva sobre a história do Maranhão, abordando o crescimento econômico na fase da colonização, império e república. Lembrou, também, que pertenceu a geração dos poetas, destacando Ferreira Gullar e Bandeira Tribuzzi, com idealizadores do um planejamento para exploração das potencialidades do Porto do Itaqui e a localização geográfica estratégica do Maranhão em relação à Europa.

Sinfra fiscaliza trabalho nas MA’s da Região Metropolitana

Foto 1 - Sinfra fiscaliza trabalho nas MAsO subsecretário de Estado de Infraestrutura, Antônio Garrido, acompanhou os serviços de tapa-buracos na Estrada de Ribamar (MA-201), que vai das imediações do bairro Lima Verde até a Forquilha, na tarde desta terça-feira (29). O trabalho iniciado na segunda (28), contempla ainda a operação tapa-buraco da Estrada da Maioba (MA-202) e da MA-204, no trecho da Beira Rio. O engenheiro Antônio Garrido destacou que a Sinfra tem atuado para minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas na Região Metropolitana. “A maior dificuldade que temos enfrentado é a força das chuvas na região. Hoje  já colocamos asfalto neste trecho, mas veio a chuva e interrompeu o trabalho, danificando o que já foi feito”, contou. Segundo o secretário José Raimundo Frazão Ribeiro o trabalho nas MA’s tem o objetivo de melhorar a trafegabilidade para os cidadãos. “Já temos equipes nas MA’s 201, 202 e 204 e o trabalho vai continuar nesses locais até que os pontos problemáticos estejam reparados”, afirmou ele. José Raimundo ressaltou ainda que a causa principal dos problemas das MA’s é de drenagem. Para combater o problema a Sinfra elaborou projeto de restauração da MA-201, no trecho Forquilha/Maiobão, que contempla todo o sistema de drenagem profunda, inclusive passeios laterais.

Presos suspeitos de assaltos, homicídios e tráfico de drogas

Militares do Serviço de Inteligência da Polícia Militar prenderam, nesta terça-feira (29), suspeitos de envolvimento em assaltos, homicídios e tráfico de drogas em São José de Ribamar. Na ação, oito adolescentes foram apreendidos. Estão detidos Leonardo Bruno Alves e Edivaldo Duarte Ribeiro Júnior, ambos de 18 anos. Segundo o delegado titular Pauliran de Moura, titular da Delegacia de São José de Ribamar, a Polícia Militar recebeu informações do Disque – Denúncia (3223-5800) que delatavam as ações da quadrilha atuante, principalmente, na região do residencial Turiuba. Já segundo informações da Polícia Militar, após cometer algum crime, a quadrilha se escondia em um barraco, localizado atrás do residencial, dentro do mangue. Além cometer vários delitos, o grupo criminoso estaria expulsando moradores das casas do Turiuba, para que integrantes da quadrilha ocupassem as residências.  Ainda de acordo com a PM, o bando ao perceber a presença da polícia disparou contra as guarnições do Serviço de Inteligência. Durante o confronto, Alessandro da Conceição, o Cicatriz, de 25 anos e Ivanilson Nunes Frazão, conhecido como “Tonel”, 18 anos, foram atingidos e encaminhados para o Hospital Clementino Moura (Socorrão II), mas não resistiram aos ferimentos e faleceram. Durante a ação, três adolescentes também foram atingidos de raspão e, imediatamente, foram socorridos. No barraco, explicou o delegado Pauliran de Moura, foram apreendidas quatro armas, sendo uma pistola 380, um revólver calibre 38, duas espingardas de calibres 12 e 20; 52 munições, sendo 45 de calibre 380 e sete de calibre 38; 171 cabeças de crack; uma pedra de 120 gramas da mesma droga; 4 aparelhos celulares e uma quantia de R$15 em espécie.

MPMA aciona quatro juízes por improbidade administrativa

O Ministério Público do Maranhão ingressou com quatro ações civis públicas por atos de improbidade administrativa contra os juízes Abrahão Lincoln Sauaia, José de Arimatéria Correia Silva e Luís Carlos Nunes Freire, aposentados compulsoriamente por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e contra o juiz Reinaldo de Jesus Araújo, atualmente em disponibilidade, também por decisão do CNJ. Os processos já foram distribuídos pela Justiça. As ações contra os magistrados são de autoria do Grupo de Promotores Itinerantes (GPI) e requerem a condenação dos juízes por improbidade administrativa, inclusive com a perda da função pública. Com isso, os magistrados perdem o cargo de juiz, que é vitalício, e, consequentemente, deixam de receber como tal. Os processos foram solicitados ao presidente do CNJ, Joaquim Barbosa,  pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, em 26 de setembro de 2013, considerando que os procedimentos ainda não tinham sido encaminhados ao MPMA. Contra o juiz Abrahão Lincoln Sauáia pesam casos de atuação negligente; reiteradas liberações de valores em decisões liminares sem contraditório, ampla defesa e garantias, inclusive com indícios de favorecimento de partes ou advogados; distribuição indevida de feitos; paralisação injustificada de processos, entre outros. Em um dos casos levantados pelo CNJ (processo 1493/2007), o juiz determinou o bloqueio online de mais de R$ 217 mil da empresa Amazônia Celular S/A, a título de indenização e multa por atraso no cumprimento de decisão. A empresa, no entanto, sequer figurava na decisão do processo. Em vários casos, o juiz teria autorizado o pagamento de grandes valores, em medida liminar, sem que houvesse a devida caução. O magistrado também exorbitou decisão do 2° Grau do Judiciário maranhense no processo 2484/2001, quando expediu mandado de bloqueio, penhora, transferência e intimação contra o Banco Bradesco S/A enquanto já havia decisão superior que determinava apenas a penhora do valor. “A atuação do magistrado se reveste pela ilegalidade, na medida em que o resultado do ato importa em violação da lei. Essa ilegalidade conduz a arbitrariedade; revela-se pelo excesso de autoridade, em verdade, pela prática de atos abusivos realizados pelo à época magistrado Abrahão Lincoln Sauáia na condução dos processos sob sua competência”, afirmam, na ação, os promotores de justiça que compõem o GPI.

Prefeitura define data do São João 2014 de Ribamar

REUNIAO DO SAO JOAO (6)A Prefeitura de São José de Ribamar definiu o calendário de atividades do São João 2014 do município. A festança junina, seguindo o que aconteceu ano passado, será realizada no período de 21 a 29 de junho, sendo que o tradicional Lava-Bois será promovido nos dias 05 (sábado) e 06 (domingo) de julho. A definição das atividades, assim como o repasse de informações importantes sobre o tradicional evento cultural e turístico, foram feitas durante reunião realizada entre o prefeito Gil Cutrim (PMDB) e integrantes dos variados segmentos da cultura ribamarense, dentre eles representantes de agremiações folclóricas. Ao longo destes nove dias, dezenas de grupos folclóricos genuinamente ribamarenses – Danças Portuguesas, Cacuriás, Bumba-Bois (sotaques de matraca, orquestra, zabumba e baixada), Quadrilhas, Tambor de Crioula, Danças do Boiadeiro, Companhias de Dança e Teatro, dentre outras – irão animar o público e os turistas que estiverem na cidade. A programação do São João 2014 de São José de Ribamar acontecerá nos sete arraiais oficiais – Sede (Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, na orla marítima), Vilas (Vila Flamengo), Matinha (sede do Bumba-Boi), Parque Vitória (Praça do Rodão), Panaquatira (Viva), Rio São João (Viva) e Piçarreira (Viva) – e em outras dezenas de terreiros juninos espalhados pela cidade e que receberão total apoio da administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB). “A exemplo do Carnaval, promoveremos um São João genuinamente ribamarense, com uma programação vasta e que, tenho certeza, agradará o povo e os visitantes”, afirmou Cutrim.

NOTA

A governadora Roseana Sarney ao saber da morte dos 12 estudantes em acidente ocorrido na rodovia entre os municípios de Bacuri e Apicum-Açu, nesta terça-feira (29), telefonou para o prefeito José Baldoino da Silva Nery, garantindo apoio imediato e envio de equipes das Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Educação (Seduc) para o local. “Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão”, afirmou. A governadora Roseana Sarney se solidarizou com os familiares e amigos das vítimas e determinou que fossem tomadas todas as providências, incluindo assistência social e psicológica às famílias.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos