Informativo

Publicado em   22/abr/2014
por  Neto Carvalho

Governadora prestigia aula inaugural do Programa Maranhão Profissional 2014

governadoraA governadora Roseana Sarney participou, na tarde desta terça-feira (22), da aula inaugural da primeira etapa deste ano dos cursos do Programa Maranhão Profissional. O evento, realizado no Salão de Atos do Palácio dos Leões, teve transmissão simultânea para estudantes de mais de 125 municípios, por meio de videoconferência. “Este programa foi criado para preparar as pessoas para as novas oportunidades de trabalho que o Maranhão está oferecendo. Nesta nova etapa, são 20 mil jovens. Ao todo, 350 mil já foram beneficiados pelo programa. O Maranhão está avançando muito, isso porque não estamos investindo somente em indústrias, mas também em mão-de-obra qualificada. O que nós queremos é um Maranhão melhor para todos”, afirmou a governadora. Presentes, os secretários de Estado, Fernando Lima (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Ana Graziella Neiva Costa (Casa Civil), Olga Simão (Cultura), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Carla Georgina (Comunicação Social), além do adjunto Rodrigo Valente (Articulação Política) e do pró-reitor de ensino da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), José de Ribamar Araújo. A governadora destacou que, nesta fase, serão oferecidas mais de 20 mil vagas para os cursos de capacitação profissional e do pré-vestibular Univima/Maranhão Profissional. Também assinalou que, em alguns municípios, será realizado o Programa MTec, desenvolvido em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc). Nesta etapa, conforme a governadora, o Maranhão Profissional funcionará em mais de 180 polos.

Seduc e Undime promovem encontro de elaboração dos Planos Municipais de Educação

educaçãoBuscando o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e Municípios, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (UNDIME-MA), promoveu reunião com secretários e gestores municipais das cidades que compõem a Unidade Regional de Educação de Açailândia. O encontro foi realizado no Auditório do Centro de Formação do Educador de Açailândia. O evento teve como objetivo capacitar 25 secretários e técnicos municipais dos oito municípios da Regional de Açailândia que coordenam a ação de elaboração ou adequação dos planos municipais de educação, adaptando os preceitos descritos no Plano Estadual de Educação às suas realidades locais. Durante o evento, técnicos da Seduc prestaram orientações quanto à formação das comissões e fóruns municipais de educação. Foi realizado, ainda, relatório situacional dos planos nos municípios, além de definido calendário de formações e encontros municipais voltados ao desenvolvimento dos planos. Segundo a superintendente de Educação Básica da Seduc, Lucinete Vilanova, os encontros possibilitam o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios do Maranhão, fornecendo as ferramentas necessárias ao desenvolvimento dos planos municipais de educação, instrumentos fundamentais ao planejamento e desenvolvimento das ações das redes municipais.

Primeira fase dos JEMs 2014 começa neste fim de semana

GetAttachmentTudo pronto ptara o início dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior competição estudantil do Maranhão, promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). A partir deste sábado (26), começam as disputas da Etapa Metropolitana, que corresponde à primeira fase dos JEMs 2014. Neste primeiro momento, ocorrerão disputas das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei) envolvendo apenas as instituições de ensino dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Neste primeiro fim de semana dos JEMs 2014 haverá o início apenas da etapa classificatória do futsal nas categorias Infantil e Infanto e do vôlei na categoria Infanto. Os duelos da Etapa Metropolitana das demais modalidades terão início no fim de semana seguinte. De acordo com o cronograma da Sedel, esta primeira etapa dos JEMs será realizada somente nos fins de semana e prosseguirá até o fim de maio. As equipes classificadas nesta fase estarão garantidas na Etapa Estadual dos JEMs, que reunirá representantes de todo o Estado. As disputas do futsal ocorrerão em dois ginásios a partir deste fim de semana. Os ginásios Castelinho, no bairro do Outeiro da Cruz, e o Guioberto Alves, no Bairro de Fátima, serão a casa desta modalidade durante todo os JEMs deste ano.

CCJ aprova PEC que propõe aumento do repasse de recursos aos municípios e estados. Proposta agora segue para votação no plenário da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou nesta terça-feira (22), a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 261/2013, que altera o inciso I do art. 159 da Constituição Federal, para aumentar a entrega de recursos pela União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Distrito Federal. A proposta segue agora para apreciação no plenário. Membro da CCJ, o deputado federal Weverton, foi um dos nomes favoráveis à admissão da proposta, declarando seu apoio total e irrestrito ao desenvolvimento dos municípios. “As prefeituras passam por dificuldades financeiras e necessitam de mais recursos para que sejam realizadas obras e investimentos nos municípios, que visem a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou. Conforme a proposição, o objetivo é conferir “mais dois pontos percentuais do produto da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a Estados e Municípios, sendo um ponto percentual ao FPM e um ponto percentual ao FPE. Os recursos adicionais ao FPM serão entregues aos municípios no primeiro decêndio do mês de julho, enquanto os recursos adicionais ao FPE serão entregues no primeiro decêndio do mês de dezembro de cada ano”. 

Prefeitura prorroga inscrições para curso de Educação Ambiental

A Prefeitura de São Luís prorrogou até a próxima sexta-feira (25) as inscrições para o curso de formação em Educação Ambiental promovido através da Secretaria de Educação (Semed). Com o tema “Educando para a Sustentabilidade”, a formação tem carga horária de 140 horas e as vagas estão abertas para gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Incluída nas políticas de formação de educadores da Semed, a iniciativa contempla a determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de garantir educação integral e formadora de cidadãos conscientes a todas as crianças e adolescentes de São Luís. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semed, Francisca Marques, o objetivo é estimular nos estudantes uma cultura de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. “Queremos que os professores promovam uma reflexão sobre as suas próprias práticas ambientais no dia a dia e, a partir daí, ajam como multiplicadores, estimulem a mesma ação nos seus educandos e na comunidade”, frisou Francisca Marques. Ela lembrou que também foram disponibilizadas vagas para a comunidade e que todas já foram preenchidas. A formação em Educação Ambiental é realizada pela Prefeitura de São Luís através da Semed há pelo menos dez anos. Nesse período, mais de 500 docentes foram capacitados. Este ano, as aulas têm previsão de início para o mês de maio e serão realizadas no Parque do Bom Menino.

  Publicado em: Governo

3 comentários para Informativo

  1. Renato disse:

    Seu blog e o pior do maranhao cara voce so fala merda puta que pariu

  2. Raquel Rocha disse:

    Esse trabalho de educação ambiental é uma novidade na educação pouca trabalhada principalmente aqui no Maranhão, até porque pouco se sabe e se é trabalhado com politicas públicos para o ambiente. Como professora, o curso vai servir pois a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Essa formação mesmo que pouca que está sendo proporcionada pela prefeitura vai contribuir p espalhar formar opniões.

  3. Janeilce Mendes disse:

    Boa iniciativa da prefeitura de especializar educadores, porque asim eles podem oferecer mais qualidade na educação para os alunos.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos