Vale refletir a política atual?

Publicado em   19/abr/2014
por  Caio Hostilio

darcyribeiroA política empobreceu? Não estou me referido a recurso, mas sim em intelectualidade e ideários… Em minha humilde opinião, ela perdeu o prumo, o caminho da sensatez, o discurso, o gosto do debate franco dentro do campo das idéias… Os “políticos” atuais não sabem diferenciar publico do privado e até de economia mista; desconhecem administração pública, não sabem a história de suas legendas, não defendem os interesses da coletividade, mas sim os seus e de seu grupo, isso para alcançar o poder.

Valia à pena ir aos debates no campo da educação… Quando Oscar Niemeyer e o inesquecível e saudoso professor Darcy Ribeiro, criaram o Centro Integrado de Educação Pública – CIEP –, escola revolucionária que tirava a criança da rua, do caminho do crime e da marginalização e formava cidadãos conscientes dos seus direitos. O CIEP era uma escola de turno integral. Foram construídos 500 no Rio de Janeiro.

Lastimavelmente, esses projetos não tiveram a devida continuidade. Eram sementes da construção de uma sociedade com igualdade de oportunidades para todos, de uma sociedade verdadeiramente democrática, porque, nessas escolas, aos filhos dos pobres e dos trabalhadores seriam dadas as mesmas condições de formação, de instrução e de educação dadas aos filhos dos ricos e da classe média.

Fico pensando, quanta falta na política atual à presença de lideres e de homens com dignidade, para reconhecer os feitos daqueles que fizeram tanto por esse país.

Certa vez, no Senado, o fundador da Universidade de Brasília (UnB) e criador do CIEP, senador Darcy Ribeiro, num debate sobre ex-presidentes disse a seguinte frase sobre Getúlio Vargas: “Quando você pensa que coisas elementares para qualquer País como os ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho não existiam no Brasil antes de 1930; quando você pensa que não havia jornada de oito horas de trabalho, não havia direito a férias, a sindicato, à greve, e constata que quem introduziu isso tudo foi Getúlio, mesmo reconhecendo seus defeitos não se pode esquecer sua importância histórica”.

Eu só posso agradecer ao mestre, pois foi através de suas palavras que busquei o prazer a pesquisa e a valorizar o homem não por sua posição política, mas por suas realizações.

Muitos desconhecem que foi um presidente militar, marechal Castelo Branco, que criou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço… Um presidente do regime ditatorial. Muitos outros esquecem que foi o ex-presidente José Sarney que criou o salário desemprego e o Vale Transporte.

Consciências como a de Darcy Ribeiro não são para todos os seres humanos… São para os iluminados, que sabem reconhecer a luminosidade de seu semelhante…

Atualmente não se ver debate algum, apenas conversas idiotas para tentar ludibriar o povo e, assim, chegar ao poder!!!!

  Publicado em: Governo

2 comentários para Vale refletir a política atual?

  1. César do Vinhais disse:

    Tadinho do blogueiro, está vendo o barco afundar e fica postando choradeira. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Eduardo disse:

    A conclusão, então, não poderia ser outra: a dinâmica política permite que cada indivíduo contribua um pouco para o avanços conquistados. É só comparar países com rotatividade política com outros sem oxigenação do poder. Aqueles são infinitamente mais evoluído que estes. Sendo assim, vamos refletir a política atual?

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos