Seduc capacita equipe do Colégio Maranhense Marcelino Champagnat

Publicado em   17/abr/2014
por  Caio Hostilio

GetAttachmentA Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE) e em parceria com o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), promoveu, na quarta-feira (16), encontro de integração e capacitação da equipe técnica do Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, primeira escola de tempo integral do estado.

O evento teve como objetivo integrar os professores, supervisores e demais profissionais da equipe escolar às metodologias da escola de tempo integral, realizando uma avaliação de expectativas dos profissionais a respeito do trabalho, além de uma dinâmica de grupo voltada às melhores práticas em planejamento e gestão pública.

Segundo a secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, o encontro é uma oportunidade de troca de experiências e definições de metas à construção do novo modelo de escola a ser aplicado no Colégio Marcelino Champagnat. “É importante discutirmos e socializarmos as experiências de cada profissional e suas expectativas, visto que o projeto trata de um modelo inovador de escola, que servirá de referência às demais escolas do estado”, afirmou.

Para a professora Andrea Maciel, que atuará como coordenadora pedagógica na nova escola, o desafio de construir um novo modelo de escola motiva os profissionais envolvidos no projeto. “Fiquei tão encantada com o projeto pedagógico proposto que decidi participar, trocando minha lotação de Itapecuru para São Luís em busca do sonho de construir uma escola de referência à toda educação no estado”.

Ensino Integral

O Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat será a primeira escola pública de tempo integral para alunos de ensino médio do Maranhão. Com previsão de inicio das aulas em maio, o centro pretende se tornar uma referência de ensino no estado oferecendo meios para que o aluno vivencie na prática o que é aprendido por meio das aulas.

Para obter essa prática, a escola contará com oito laboratórios, que servirão de apoio às aulas teóricas: física, química, biologia, matemática, idiomas (inglês, espanhol e francês), robótica, informática e um horto escolar.

As aulas do Centro Experimental de Ensino Médio Colégio Maranhense Marcelino Champagnat foram planejadas buscando uma integralidade no currículo.  O aluno passará oito horas por dia na escola, das 7h30 às 17h30.

Durante o período na escola, os estudantes receberão um café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. Serão quatro refeições diárias para garantir que os alunos tenham condições de enfrentar a carga horária, já que muitos estudantes não têm condições de arcar com alimentação fora de casa.

Assim como o Marcelino Champagnat, já estão previstos para serem implantados no decorrer deste ano 13 centros de ensino integral, que funcionarão, além de São Luís, em unidades regionais em todo o estado.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos