Secretário José Costa participa da entrega do PCTI/Amazônia, na Câmara e no Senado

Publicado em   31/mar/2014
por  Caio Hostilio

_Foto-13O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Ferreira Costa integrou a comitiva do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e Gestores de CT&I dos estados da Amazônia Legal que entregaram na última semana, em Brasília, o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia (PCTI/Amazônia) para os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

A audiência com os políticos é uma estratégia de divulgação do plano ao meio político, que visa sensibilizá-los sobre a necessidade de implementação de um modelo de desenvolvimento para a região alicerçado na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

“Esta estratégia de sensibilização dos políticos é um importante passo para a consolidação do PCTI para a Amazônia. O próximo passo será o lançamento nos estados”, ressaltou José Costa.

O plano foi entregue aos parlamentares pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e titular da Secretária de Estado de CT&I do Amazonas (Secti/AM), Odenildo Sena; diretora regional Norte do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, representando o presidente do Confap, Sérgio Gargione. Também estiveram presentes os secretários de CT&I do Amapá, Mato Grosso, Pará, Antônio Cláudio de Carvalho, Rafael Bastos, José Costa, Cláudio Cavalcante Ribeiro, respectivamente; a presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e o deputado Sibá Machado Oliveira (PT-AC).

Conforme Maria Olívia, com o plano de CT&I será possível garantir ganhos econômicos e desenvolvimento social atrelado ao desafio de preservação ambiental, manutenção da biodiversidade e um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a região, alicerçado na CT&I. Ela explicou que o documento destaca a necessidade de uma estratégia de planejamento para os próximos 20 anos, a partir da agregação de valor à biodiversidade; promoção de parcerias entre as instituições, projetos e recursos humanos para a ciência, tecnologia e inovação, preservação da floresta amazônica, por exemplo.

PCTI/Amazônia

O objetivo do PCTI/Amazônia é propor a construção de um novo padrão de desenvolvimento regional, gestado a partir das pesquisas realizadas na Amazônia e o aproveitamento de suas riquezas de forma inovadora. A próxima etapa de implantação do plano é o lançamento do documento nos estados que compõem a Amazônia Legal. No Maranhão, a apresentação do PCTI/Amazônia está prevista para a última semana de abril e deverá ser realizado por meio de audiência pública, na Assembleia Legislativa.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos