Notícias

Publicado em   31/mar/2014
por  Caio Hostilio

Secretário Luis Fernando autoriza obras de pavimentação em São Domingos do Maranhão

_Foto-13O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, assinou ordem de serviço autorizando o início da obra de pavimentação de 4 km de vias urbanas em São Domingos do Maranhão, a 380 km de São Luís. O investimento é da ordem de R$ 1.320.444,20 e contempla os bairros Sombra, Cajueiro, Trizidela, Centro e Alto da Cruz. O ato ocorreu neste domingo (30). “O Programa de Pavimentação de Vias Urbanas foi criado para melhorar a vida dos maranhenses, facilitando o acesso aos serviços de saúde, educação e segurança. Com a pavimentação o agricultor escoa a produção mais facilmente e o patrimônio dos cidadãos fica mais valorizado”, afirmou o secretário. Em São Domingos, Luis Fernando Silva detalhou o valor dos recursos que serão investidos no município e fez um pedido para que a população ajude a fiscalizar a obra. “Os engenheiros da Sinfra vão vistoriar a obra, mas quero que os cidadãos exerçam o seu direito de fiscalizar e acompanhar os trabalhos feitos com o dinheiro público”, complementou. O deputado federal e ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira, elogiou a maneira transparente adotada pelo secretário de apresentar os recursos públicos investidos nas cidades. “Parabéns por pedir que o povo fiscalize a obra, isso mostra o compromisso com a população, pois em toda obra pública o dinheiro é do povo. E parabéns aos moradores, que vão ganhar qualidade de vida e dignidade”, ressaltou Gastão Vieira. “O governo tem contemplado todas as cidades com obras, como esses 4 km em São Domingos, inclusive serviços que eram sonhos antigos da população, como a Estrada do Arroz e a da soja, e a que liga São João do Caru a Bom Jardim, todas já iniciadas”, ressaltou o deputado estadual Antônio Pereira. Também presentes o deputado estadual Rogério Cafeteira; os prefeitos José Carneiro Filho, o Carneirinho (de Senador Alexandre Costa), Nilton Damasceno (de Graça Aranha) e Juran Carvalho (de Presidente Dutra), além de ex-prefeitos da região.

Pedro Fernandes defende fortalecimento dos conselhos para melhoria da educação

Foto 1 Seduc - fortalecimento dos conselhos-1O secretário de Educação do Maranhão, Pedro Fernandes, foi homenageado nesta segunda-feira Foto 2 Seduc - fortalecimento dos conselhos(31), pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação no Maranhão (UNCME-MA), durante a abertura da primeira reunião de trabalho da instituição em 2014. O evento foi realizado no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado. Segundo Maria Lindalva Batista, coordenadora da UNCME-MA, “a homenagem é uma forma de reconhecer o excelente trabalho desempenhado pelo secretário Pedro Fernandes em seu período à frente da Seduc, fomentando a criação e fortalecimento dos conselhos municipais no estado do Maranhão”, destacou. O secretário Pedro Fernandes agradeceu a homenagem e ressaltou o papel dos conselhos municipais de educação no desenvolvimento e controle da educação em âmbito municipal. “Durante nossa gestão, tivemos como um dos principais objetivos o fortalecimento do regime de colaboração entre estados e municípios em prol da educação. Nesse sentido, é uma alegria ter o reconhecimento de uma instituição que representa entidades tão importantes ao desenvolvimento e controle social de nossa educação”, ressaltou. Pedro Fernandes ainda destacou a necessidade de continuidade do trabalho dos conselhos, e o apoio dos prefeitos e secretários de educação às atividades. “Os conselhos precisam ser reconhecidos pelo seu papel de destaque na educação. O fortalecimento de suas ações passa pela colaboração dos prefeitos e na instituição de dotação orçamentária própria, com a autonomia necessária”, avaliou. Durante a reunião, também receberam placas de reconhecimento aos trabalhos prestados o presidente do Fórum Estadual de Educação, Luís Fernando Araújo Silva, e o secretário municipal de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho.

Apoio para sair do isolamento

comissao Rosario2O deputado federal, Gastão Vieira, recebeu nesta segunda-feira(31), em São Luís, uma comissão formada por moradores de vários povoados de Rosário, na Região do Munin. Acompanhados da prefeita do município, Irlair Linhares, eles entregaram ao deputado um abaixo-assinado das comunidades rurais da região solicitando a pavimentação de 15 km da estrada que liga os povoados à MA-402. De acordo com os representantes, sem pavimentação, pelo menos mil famílias que moram em assentamentos do INCRA na região estão praticamente isoladas, o que dificulta o escoamento da produção agrícola, do pescado e tem prejudicado, inclusive, as crianças que estão sem transporte escolar por causa das condições precárias da estrada. O deputado Gastão Vieira informou à comissão que vai encaminhar o problema ao INCRA,  orgão responsável pela infraestrutura nesses assentamentos. O deputado garantiu ainda, que caso o INCRA não atenda as reivindicações, irá disponibilizar recursos de suas emendas parlamentares para a pavimentação da estrada.

Maranhão ganha usina de etanol no município de Tuntum

Foto 1 Sagrima - usina de etanolO secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo, conheceu as instalações da usina de álcool, um dos maiores empreendimentos a ser instalado no município de Tuntum. A Usina Alternativa terá capacidade para produzir até 12,9 milhões de litros de álcool/ano, que será comercializado na forma de combustível. Com o novo empreendimento, o grupo empresarial passará a gerar mais de 330 empregos diretos na usina e nas outras atividades agrícolas desenvolvidas na Fazenda Alternativa Agroindustrial Ltda. Cláudio Azevedo destacou que a nova usina, além de ampliar a produção de álcool no estado e a oferta de trabalho formal no campo, consolida uma agricultura inteligente, feita a partir de técnicas modernas de manejo e tecnologias que tornam a produção mais eficiente. “O agronegócio maranhense tem, nos últimos anos, se modernizado com novas tecnologias que vem ajudando a nos tornar mais competitivos no cenário nacional”, avaliou. O secretário da Sagrima participou da visita técnica acompanhado de seu adjunto, Raimundo Coelho de Sousa, e o superintendente de Apoio Agropecuário do órgão, Antônio Jorge Dino; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio Figueiredo; o diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae-MA, Nonato Correa; e lideranças de sindicatos rurais de Tuntum e Peritoró. O empresário José Guilherme Queiroz, conta que a usina de álcool é fruto de mais de 15 anos de trabalho, e que iniciará oficialmente sua operação no mês de maio. “Essa visita foi uma oportunidade de mostrar o grande potencial que o Maranhão tem para produção agropecuária, e como é possível produzir racionalmente várias culturas com o uso de altas tecnologias”, pontuou. Além de cana de açúcar, a Fazenda Alternativa produz grãos (soja, arroz, milho, feijão e fava), frutas (com destaque para o abacaxi) e também explora a pecuária de corte. A estimativa do produtor é que esse ano o empreendimento produza até 297 toneladas de grãos e um milhão de frutos do abacaxi, que são comercializados com vários estados brasileiros, como Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. A fazenda possui 435 ha de pasto, com capacidade para produção de até 104 toneladas de carne. “O governo do Maranhão apoia empreendimentos como este, que geram emprego para nossa população e fomentam o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Cláudio Azevedo.

Prefeito visita bairros e anuncia novas obras de asfaltamento

VISITA NO TURIUBA (146)O prefeito Gil Cutrim (PMDB) visitou bairros de algumas regiões do município de São José de Ribamar, oportunidade na qual ele conversou com os moradores, ouviu suas reivindicações, verificou o andamento de obras e anunciou novas ações de pavimentação. Acompanhado de vereadores e de várias outras lideranças políticas e comunitárias da cidade, Cutrim esteve no Residencial Turiúba e nas Ruas Major Pirola e da Saúde, ambas situadas na região da Sede. No Turiúba, o prefeito acompanhou o andamento das construções da Creche Municipal, da Unidade Básica de Saúde e do Centro de Referência da Assistência Social, obras executadas por sua administração. Ele anunciou para este mês de abril o início das obras de pavimentação da Estrada que dá acesso ao Residencial, assim como das próprias Ruas Major Pirola e da Saúde. “Fazemos uma administração participativa, que ouve o povo e governa para o povo. Agindo desta forma, avaliamos que, de forma mais rápida e eficaz, conseguiremos atender as demandas das comunidades”, explicou o prefeito ressaltando que nas próximas semanas mais obras de pavimentação serão autorizadas beneficiando bairros de outras regiões de São José de Ribamar. O comerciante Xavier Pontes, morador do Turiúba, elogiou a postura participativa com a qual o prefeito Gil Cutrim vem administrando São José de Ribamar. “É difícil você ver um prefeito nas ruas, conversando diretamente com o povo. O prefeito Gil age desta forma e nós, moradores de Ribamar, só temos que elogiar esta forma importante e participativa de governar”, disse.

Secretário Aluisio Mendes entrega Delegacia Regional em Presidente Dutra

Foto 1 delegacia Regional em Presidente DutraApós uma ampla reforma e readequação do prédio, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes, entregou, nesta segunda-feira (31), às novas instalações da Foto 2 delegacia Regional em Presidente Dutra13ª Delegacia Regional da Polícia Civil em Presidente Dutra. Foram aplicados na obra recursos da ordem de R$ 518.960,30. Nesta quarta-feira (2) será realizada a inauguração da Delegacia Regional de Balsas. A solenidade em Presidente Dutra contou com a presença do deputado estadual Antônio Pereira; secretário adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Laércio Costa; do prefeito municipal, Juran Carvalho; da delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende; do superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Lima de Paiva Júnior; do delegado regional, Avilásio Fonseca, além de representantes da Polícia Militar, da Câmara Municipal, profissionais da polícia judiciária e empresários. “Temos nesta unidade policial o que há de mais moderno. A entrega desta Regional é mais uma medida para dar melhores condições de trabalho dos policiais. O Governo do Estado, com uma gestão de excelência, está mudando a imagem institucional da Polícia Civil. Com boas condições de desempenhar suas funções, o policial trabalha motivado e a população terá sempre uma atenção melhor para solucionar suas demandas”, afirmou o secretário. Aluisio Mendes falou dos serviços executados pela SSP. Ao todo, são 62 obras que serão entregues este ano. Outros 42 novos distritos policiais já foram inaugurados. “A SSP garantiu o ingresso dos 13 novos investigadores e escrivães para esta região. A secretária, também, está entregando, aqui, uma nova viatura para Itaipava do Grajaú. São ações que vão dar uma melhoria significativa no quadro da Polícia Judiciária”. Atualmente coordenando as ações da Polícia Judiciária em Colinas, Dom Pedro, Fortuna, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luis Rocha, Graça Aranha, Jatobá, Joselândia, Santa Filomena do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, São Domingos do Maranhão, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa e Tuntum, a 13ª Delegacia Regional tem, hoje, o que há de mais moderno na arquitetura e na construção civil. Com um novo ambiente, os delegados dos 16 municípios que compõem a regional terão um ambiente com uma melhor estrutura para as reuniões periódicas que são realizadas a fim de traçar estratégias de combate ao trafico de drogas e outros delitos na região central do Estado.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Notícias

  1. Norma Maia disse:

    …….

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos