Seduc inaugura centro de formação de professores

Publicado em   28/fev/2014
por  Caio Hostilio

_Foto-8O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, inaugurou, nesta quinta-feira (27), o Centro de Formação do Educador “Prof.ª Raimunda Nonata da Silva Oliveira”.

Localizado na U.E. Ecilda Ramos de Souza, no bairro do Maranhão Novo, o Centro é composto por um auditório com capacidade para 200 pessoas e será o principal espaço para realização das formações e capacitações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), destinadas aos docentes e gestores escolares da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís.

O evento teve a presença dos secretários-adjuntos das regionais de Educação, Tadeu Lima; Planejamento, Lívio Correa; Ensino, Leuzinete Pereira; projetos especiais, Conceição Andrade; suporte ao sistema; Consuelo Borges; do gestor de Atividade Meio, Pedro Barbosa; além de gestores escolares, professores e técnicos da Seduc.

O secretário Pedro Fernandes destacou a importância do espaço no contexto de valorização dos educadores e da melhoria da qualidade do ensino ofertado pela Seduc.

“O Centro de Formação do Educador é uma importante conquista para a Educação no Estado, valorizando o papel dos profissionais da educação e fornecendo espaço adequado às capacitações cotidianamente realizadas pela Seduc aos professores e gestores da rede visando a melhoria da qualidade do ensino no estado”, ressaltou Pedro Fernandes.

Homenagem

O Auditório do Centro de Formação homenageia a professora Raimunda Nonata da Silva Oliveira. Natural da cidade de Colinas, no interior do Maranhão, a homenageada é professora aposentada, dedicando mais de 50 anos à melhoria da educação no estado.

Durante a cerimônia de inauguração, o secretário Pedro Fernandes prestou reconhecimento aos excelentes serviços prestados pela professora à educação no estado. “Devemos reconhecer e prestigiar nossos bons exemplos, como a professora Raimunda Nonata. Militante histórica em prol da melhoria na educação estadual e à igualdade racial e de gênero, é exemplo a todos os profissionais que vivem o desafio da educação”, realçou Pedro Fernandes.

Emocionada, Raimunda Nonata agradeceu a homenagem, ressaltando o papel do educador enquanto transformador da realidade. “Agradeço a homenagem, mas lembro que realizei apenas a obrigação do professor. Quem decide se dedicar à educação, precisa entendê-la enquanto sacerdócio, e dedicar-se de corpo e alma, como única ferramenta realmente capaz de melhorar a sociedade”, disse.

Homenagem

_Foto-9A professora Raimunda Nonata Silva Oliveira é graduada em Pedagogia, Serviço Social e Química pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), trabalhou como supervisora do Supletivo de Ensino Médio na Seduc; foi redatora de materiais pedagógicos e supervisora de currículos de ciências na extinta TV Educativa.

Aos 79 anos, a professora presta atualmente serviço voluntário na Experimentoteca da Seduc, exercendo o acompanhamento da instalação dos laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática.

Além disso, é membro atuante do Conselho Municipal de Defesa da Igualdade Racial, do Fórum de Educação e Diversidade Etnicorracial do Maranhão (Federma) e Agente da Pastoral dos Negros.

É autora do livro “Autodidatismo e sucesso na Educação: a trajetória da professora Martinha Menezes da Silva”, relato biográfico de sua mãe enquanto educadora negra na região do Sertão maranhense.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos