Notícias

Publicado em   30/out/2013
por  Caio Hostilio

Dilma é a segunda mulher mais poderosa do mundo, aponta Forbes

20131030180203939318oA presidente Dilma Rousseff é a segunda mulher mais poderosa do planeta, segundo o ranking 2013 da revista Forbes, divulgado nesta quarta-feira. A presidente subiu uma posição quando levando em conta apenas as mulheres, ficando com a segunda posição, atrás apenas da Chanceler Alemã, Angela Merkel, que foi listada como a quinta pessoa mais poderosa do mundo. Já no levantamento geral, Dilma caiu duas posições em relação a 2012. A lista – divulgada anualmente -, apresenta a petista na 20ª colocação. Ainda conforme a Forbes, o presidente russo, Vladimir Putin, superou o colega americano, Barack Obama, como o homem mais poderoso do mundo, que tem o papa Francisco em quarto lugar. A revista americana levou em consideração quatro fatores para selecionar 72 pessoas que ocupam a lista: sobre quantas pessoas exercem poder; os recursos financeiros sob seu controle; se têm influência em mais de uma esfera; e como utilizam de maneira ativa seu poder para mudar o mundo.

Nota – Seduc convoca

A secretaria de Educação (Seduc), por meio da superintendência de Recursos Humanos, convoca, a partir desta quarta-feira (30), 2.588 professores lotados nas Unidades Regionais de Educação (UREs), com exceção de São Luís, identificados pelo mapeamento eletrônico, para se apresentarem no prazo de 30 dias nas sedes das UREs. O edital com a lista nominal e matrículas dos servidores relacionados será publicado no Diário Oficial do Estado de 30 de outubro de 2013 e estará disponível no portal da Seduc (www.educacao.ma.gov.br).

Seminários disseminam prática da transparência na gestão dos recursos públicos nas escolas estaduais

Com o objetivo de incentivar a prática da transparência na administração dos recursos públicos e da participação social na gestão das escolas da rede estadual de ensino, a coordenação do Programa Estadual de Educação Fiscal está realizando seminários Educação Fiscal em todas as Unidades Regionais do Maranhão. Na quinta-feira (31) e sexta-feira (1º) serão realizados seminários em Açailândia e Imperatriz, respectivamente. Com a participação de gestores, professores, técnicos e membros dos colegiados escolares, os eventos integram as atividades do Programa de Educação Fiscal, por meio de ação conjunta das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Educação (Seduc). A intenção é melhorar a gestão dos recursos públicos nas escolas por meio de um maior compartilhamento da gestão colegiada, incentivando a publicidade da prestação de contas da escola, fomentando a participação da comunidade escolar na discussão do orçamento e prioridades de investimento. Participam como palestrantes, além dos técnicos da Sefaz e da Seduc, técnicos da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União. O público alvo dos seminários são professores, técnicos, membros dos colegiados/conselhos escolares e comunidade escolar. Segundo o técnico da Seduc, Luís Câmara, com os seminários o Programa de Educação Fiscal dá um grande passo para incentivar práticas que criem as condições para o controle social sobre o estado, previsto na Constituição Federal, por meios conselhos sociais, além de aperfeiçoar a melhoria da gestão escolar, incentivando a transparência na utilização dos recursos do FNDE.

Chiquinho Escórcio anuncia ampliação de vagas para o curso de medicina em Pinheiro no MA‏

Weverton Rocha dá apoio ao SINE e à Frente Parlamentar em Defesa do Trabalho e Emprego‏

Sampaio Corrêa recebe homenagem da Câmara de São Luís‏

487578_560468394026918_1972410017_nO Sampaio Corrêa é homenageado na Câmara de Vereadores de São Luís. O autor da homenagem, vereador Fábio Câmara (PMDB), destacou que a roseanasarney1conquista do Sampaio Correa foi uma vitória não apenas da equipe, mas de todos os maranhenses. Destacou o trabalho do presidente do time, o seu colega de parlamento, vereador Sérgio Frota (PSDB), que disse ser um homem vitorioso sob todos os aspectos. Comissão técnica, jogadores e torcedores lotaram o plenário e a galeria do Legislativo Municipal.O presidente Isaías Pereirinha (PSL) lembrou do primeiro título em âmbito nacional, conquistado pelo  Sampaio, em 1970 e homenageou todos os jogadores, na pessoa do então zagueiro Neguinho, que marcou os 5 gols de pênaltis, garantindo  a vitória sobre o Campinense da Paraíba. A festa feita na Câmara para o Sampaio Correa foi completa.  O Boi da Maioba fez uma breve apresentação, com o cantador Chagas entoando várias toadas, incluindo o hino do Sampaio Correa. Participaram do evento, o secretário de Esportes do Estado, Joaquim Haickel, o presidente da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivo do Maranhão (ACLEM), Tércio Dominici, o diretor geral da Rádio Timbira, Jura Filho e outros convidados. Após as homenagens na Câmara, o presidente do Sampaio Corrêa, Sergio Frota, e o jogador Arlindo Maracanã, capitão do time, estiveram no Palácio dos Leões, para agradecer à governadora Roseana pelo apoio dado ao clube durante a temporada 2013. Também participaram do encontro o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Américo; e o vereador Fábio Câmara. “Nós viemos agradecer o apoio da governadora ao Sampaio Corrêa. Nós chegamos aonde estamos graças a isso. Esperamos levar o nome do Maranhão ainda mais longe. Fico muito feliz de ajudar a colocar o Sampaio no cenário nacional”, afirmou meio-campo Arlindo Maracanã. Ocupando a 7ª posição no ranking dos clubes brasileiros de maior público, com média de 18.202 pessoas por partida, o presidente Sergio Frota comemorou o resultado e creditou a mobilização popular em prol do Sampaio à abertura do Estádio Castelão. “Agradecemos à governadora Roseana, que também é boliviana, pela iniciativa que, na época, foi contestada por alguns. Temos plena consciência de que esporte é saúde, é educação e, sobretudo cidadania. Fico satisfeito com a torcida, que encheu as arquibancadas, e com tudo isso”, destacou.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos