Como é difícil mensurar esse questionamento!!! Haja vista que as palavras de um político são meras utopias recheadas de demagogia e tem por principio o tentar persuadir, principalmente os desavisados, os desconhecedores das esferas governamentais e as prerrogativas de cada um nesse emaranhado de direitos e deveres.
Por isso, vemos candidatos aos Legislativos prometendo obras, moradias, transporte público de qualidade etc, quando sua prerrogativa é apenas o de legislar e fiscalizar o Executivo.
Vemos políticos falarem como se ele fosse governar o Estado e todos os municípios, usando do discurso demagógicas da mudança, quando se sabe que existem três esferas governamentais independes, que fazem uso de suas respectivas máquinas públicas sem a intervenção de uma sobre a outra. Esse é um fator que mentem sobre o IDH desse Estado.
Foi nesse sentido que eu escrevi em outubro de 2011 “A palavra de um homem é o reflexo de seu caráter…”, onde disse:
Isso é evidente em qualquer seguimento social. Têm homens que suas palavras são apenas soltas ao vento, enquanto existem aqueles que suas palavras são respeitadas.
Como é difícil para a maioria dos seres humanos manterem o que disse e se propor a cumprir todo um acordo apenas feito através de palavras, não precisando de papeis para formalizar.
O caráter de um homem se mede por sua determinação em manter o que disse e nada fará com que ele mude de idéia, pois respeita a si mesmo e sua personalidade.
Por isso, vale sempre ressaltar: “Nos desonestos pode-se sempre confiar na desonestidade. Honestamente, os honestos é que deviam ser vigiados, pois nunca se sabe quando farão alguma coisa realmente estúpida.”
Para ter palavra, o homem parte para uma das coisas mais difíceis na vida de ser humano. Confiar é um ato de fé gigantesco; acreditar-se inteiramente à outra pessoa sem saber o que vai receber em troca.
No mundo político isso é dificílimo… Confiar na palavra de um político? … São atitudes que podemos dizer ser um agravante no mundo político, mas uma atenuante valiosíssima ao crescimento do ser humano.
Publicado em: Governo