Isso é ser “novo e mudança”!!! Novo aparelho moderniza cirurgias no Hospital Tarquínio Lopes Filho

Publicado em   19/abr/2013
por  Caio Hostilio

Foto 1 - cirurgia geral novo aparelhoFoi realizada, nesta sexta-feira (19), no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral), a primeira cirurgia videolaparoscópica feita com auxílio de equipamento em versão Full-HD. O novo aparelho, adquirido para a unidade pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) permite realizar os procedimentos cirúrgicos com maior precisão, garantindo diversos benefícios que contribuem para redução do tempo de recuperação pós-operatória e a obtenção de melhores resultados ao final da cirurgia.

Foto 3 - cirurgia geral novo aparelhoSegundo o diretor do hospital, Luis Alfredo Guterres, o aparelho foi posto em atividade realizando como primeiro procedimento cirúrgico uma intervenção bariátrica (cirurgia para redução de estômago) em uma paciente de 32 anos que integrava lista de espera pelo procedimento. Ele enfatizou ainda tratar-se do que há de mais moderno no que se refere a equipamentos para cirurgias feitas por vídeo encontrado no mercado. “A qualidade de imagem propiciada dá maior segurança na realização dos procedimentos devido às condições de visualização na tela”, explicou ele.

Além de uma possível diminuição no tempo de permanência do paciente no ambiente cirúrgico, com maior precisão na realização de movimentos e manuseio de instrumentos como cânulas e bisturis, há de se destacar também a questão estética enfatizada neste tipo de cirurgia, o que interfere positivamente na auto-estima do paciente. “A cirurgia feita por videolaparoscopia diminui a quantidade e o tamanho das incisões, e possibilita menores cicatrizes – em alguns casos até imperceptíveis – e uma recuperação bem mais rápida”, acrescentou o diretor.

Demonstração

O procedimento inicia uma série de cirurgias ajudando a eliminar a espera de dezenas de pacientes por cirurgias eletivas no hospital. Foi realizado pelo médico cirurgião Pedro Bertevello, gastroenterologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, e por médicos cirurgiões da unidade, auxiliados por 13 alunos residentes do “II Módulo de Educação Continuada do Hospital Geral”.

“Nós estamos dando aos participantes do módulo a oportunidade de acompanhar a atuação de um profissional de tamanho gabarito e de presenciar a realização prática deste tipo de procedimento”, diz Luiz Alfredo, reiterando que os residentes já conheceram este tipo de procedimento em simuladores, como forma de aprendizagem.

  Publicado em: Governo

Uma comentário para Isso é ser “novo e mudança”!!! Novo aparelho moderniza cirurgias no Hospital Tarquínio Lopes Filho

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos