É preciso a união de todo o corpo docente!!! Consun/Ufma definirá sobre demissão de professor

Publicado em   07/fev/2013
por  Caio Hostilio

Não aceitaremos jamais punições por ter dito a verdade. Quem deveria ser punido é aquele que não mandou apurar os fatos concretos, principalmente depois das denúncias veiculadas pelo programa Fantástico, principalmente no curso de medicina da UFMA.

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) se reunirá nesta sexta-feira(08), para deliberar sobre recurso ao processo administrativo impetrado pelo professor Wildoberto Batista Gurgel (Ayala Gurgel).

O professor foi alvo de um processo investigatório que culminou na indicação de sua demissão, sem que fosse avaliado pelo órgão máximo da instituição federal de ensino (Consun). Após ter o pedido negado, por duas vezes, e apesar de o recurso ser garantido em Portaria do MEC, o professor precisou acionar a justiça federal para que a Universidade convocasse o Conselho com essa finalidade. Em de fevereiro de 2012, o professor Gurgel fez postagens do twitter que foram replicadas em redes sociais, blogues e jornais escritos e televisionados.

A defesa do professor mostra que o processo que originou a demissão está repleto de vícios, a exemplo de não cumprimento de prazos e ausência de provas.

Em nota, a diretoria da Associação de Professores da Ufma (Apruma – Seção Sindical) critica a postura da Administração Superior da UFMA e conclama toda a categoria docente para se manter firme na defesa dos ideais democráticos.

NOTA APRUMA

No próximo dia 08/02, o Conselho Universitário (CONSUN) da UFMA se reunirá para deliberar sobre recurso ao processo administrativo impetrado pelo professor Wildoberto Batista Gurgel (Ayala Gurgel), demitido por meio de Portaria do Gabinete do Reitor.

Apesar de o recurso ser garantido em Portaria do MEC, o CONSUN só foi convocado após o professor recorrer na Justiça Federal.

A defesa do professor mostra que o processo que originou a demissão está repleto de vícios, a exemplo de não cumprimento de prazos e ausência de provas.

A diretoria da Associação de Professores da UFMA (APRUMA) critica a postura autoritária da Administração Superior da UFMA e conclama toda a categoria docente para se manter firme na defesa dos ideais democráticos.

ufma 1

  Publicado em: Governo

5 Responses to É preciso a união de todo o corpo docente!!! Consun/Ufma definirá sobre demissão de professor

  1. Pingback: E preciso a uniao de todo o corpo docente!!! Consun/Ufma definira sobre demissao de professor | Governo & Política – DEAQWEB

  2. PROF.PAULO BARBA disse:

    ESSA ADMINISTRACAO SUPERIOR DA UFMA,COMPOSTA POR PICARETOES COMO NATALINA SALGADA E OUTROS ARTISTA QUE NAO RESPEITAM ALUNOS,PROFESSORES E SERVIDORES .
    AYALA GURGEL E UM DOS MAIORES PENSADORES DA UFMA,E COMO TAL ENGRANDESSE O CORPO DOCENTE DA INSTITUICAO UFMA COMO AMBIENTE UNIVERSITARIO E PENSANTE.
    QUAL SERIA A POSICAO DE UM FILOSOFO,SENAO A DE LEVAR O HOMEM A REFLEXAO?
    MEDIDAS ARBITRARIAS COMO ESSA DEVEM SER REPUDIADAS POR TODA COMUNIDADE UNIVERSITARIA.

    E CARO AMIGO CAIO,SE NAO CONHECES O PROF. AYALA GURGEL,PROCURE CONHECE-LO,POIS ELE EH UMA RESERVA MORAL DA UFMA.LEVA TAO A SERIO O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS,QUE NAO CONSEGUIR APONTAR UM IGUAL.FOI MEU PROFESSOR DE FILOSOFIA JURIDICA,DISCIPLINA QUE CONSTA NO MEU HISTORICO DO CURSO DE DIREITO COM A MENOR MEDIA,ENQUANTO EM OUTRAS DISCIPLINAS A MEDIA FOI DE 9 a 10.EH DO TIPO DE PROFESSOR QUE NAO REFRESCA COM ALUNO QUE NAO ESTUDA.E ESSA MEDIA 7 FOI A MAIOR DE UMA TURMA DE 50 ALUNOS.

    • Caio Hostilio disse:

      Professores comprometidos realmente com o ensino/aprendizagem, com as ciências sociais e humanas, com a qualidade do ensino nas universidades públicas nesse país, com o resgate do ensino, da pesquisa e da extensão, são desvalorizado por completo… Isso causa revolta!!!

  3. PROF.PAULO BARBA disse:

    OUTRA PILANTRAGEM QUE OCORRE NA UFMA EH A EXISTENCIA DE UM COLEGIO UNIVERSITARIO QUE TEM UM DIRETOR RACISTA,E ONTEM DIA 7 HOUVE MANIFESTACOES NA FRENTE DO COLUM QUE VEZ POR OUTRA ESTA ENVOLVIDO EM FALCATRUAS E PRECONCEITOS CONTRA DEFICIENTES E MINORIAS.E ISSO EH RECORRENTE,VISTO QUE MUDA A DIRECAO DA ESCOLA MA CONTINUAM AS MESMAS PRATICAS REPUDIANTE NO MEIO EDUCACIONAL.

    • Caio Hostilio disse:

      É preciso que as ciências sociais e humanas retomem as reitorias das universidades públicas desse país… Tanto Anísio Teixeira quanto Darcy Ribeiro sonharam as universidades, modelo a UNB Brasília, com esse pensamento, haja vista que são essas as ciências voltadas para o social, a educação, aos direitos da coletividade, a sociologia e, principalmente, a filosofia. Chega de tanto descaso!!! É hora de se dá um basta nisso, visto que educação é para quem conhece educação em sua essência…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog