Ta vendo aí, diretor do Socorrão I o porquê desse blog ter indicado o Ceasa??? Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório

Publicado em   13/jan/2013
por  Caio Hostilio

Um dos problemas é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos

BBC Brasil

getUm relatório de uma organização britânica indica que até metade de toda a comida produzida a cada ano no mundo, ou cerca de dois bilhões de toneladas, vão parar no lixo.

O documento, intitulado Global Food; Waste not, Want not (“Alimentos Globais; Não Desperdice, Não Queira”, em tradução livre), diz que o desperdício está ocorrendo devido a uma série de motivos, entre eles as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade demasiadamente rigorosos.

Outro problema é a preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos. O estudo diz que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência.

O desperdício de alimentos também implica em desperdício de recursos usados para a produção deles, como água, áreas para agricultura e energia, alertou o relatório publicado pela Institution of Mechanical Engineers, uma organização que representa engenheiros mecânicos e reúne cem mil membros no Reino Unido.

Ofertas nos supermercados

A ONU prevê que até 2075 a população mundial chegue a 9,5 bilhões de pessoas, um acréscimo de 3 bilhões em relação à população atual, o que reforça a necessidade de se adotar uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e, assim, tentar evitar o aumento da fome no mundo.

De acordo com o relatório, o equivalente a entre 30% e 50% dos alimentos produzidos no mundo por ano, ou seja, entre 1,2 bilhão e 2 bilhões de toneladas, nunca são ingeridos. Além disso, nos Estados Unidos e na Europa, metade da comida que é comprada acaba sendo jogada fora.

Tim Fox, diretor de Energia e Meio Ambiente da Institution of Mechanical Engineers, disse que o desperdício é “assombroso”. “Isto é comida que poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial além de aqueles que atualmente passam fome.”

“As razões desta situação variam das técnicas insatisfatórias de engenharia e agricultura à infraestrutura inadequada de transporte e armazenamento, passando pela exigência feita pelos supermercados de que os produtos sejam visualmente perfeitos e pelas promoções de ‘compre um, leve outro grátis’, que incentivam os consumidores a levar para casa mais do que precisam”, disse.

Água

O relatório alertou que atualmente 550 bilhões de metros cúbicos de água estão sendo desperdiçados na produção de alimentos que vão para o lixo. E o problema pode se agravar. Segundo a Institution of Mechanical Engineers, o consumo de água no mundo chegará a até 13 trilhões de metros cúbicos por ano em 2050 devido ao crescimento da demanda para produção de alimentos. Isso representa até 3,5 vezes o total de água consumido atualmente pela humanidade e gera o temor de mais escassez do recurso no futuro.

O alto consumo de carne tem grande influência nesse aumento de demanda, visto que a produção de carne exige mais água do que a produção de alimentos vegetais. “À medida que água, terra e energia passam a ser mais disputados devido à demanda da humanidade, os engenheiros tem um papel crucial a desempenhar no sentido de prevenir a perda e o desperdício de alimentos, desenvolvendo formas mais eficientes de produção, transporte e armazenamento”, disse Fox.

  Publicado em: Governo

6 Responses to Ta vendo aí, diretor do Socorrão I o porquê desse blog ter indicado o Ceasa??? Metade da comida do mundo vai parar no lixo, diz relatório

  1. Victor Menezes disse:

    Em vez de ficar criticando a campanha do Yglésio, que pode ser legal ou ilegal, poste sobre mais um assassinato na Grande Ilha de um bandido, sabe como pode postar então:
    “É o Governo do Estado transfomando cidadão de bem em assassinos…”Parabéns Roseana Sarney”

    • Caio Hostilio disse:

      Camarada, não me interessa a legalidade ou ilegalidade do ato, mas sim a palhaçada com a coisa pública. Quanto a Segurança. Você poderia dizer nesse momento o que está acontecendo na casa do seu vizinho? A polícia também não!!!

  2. Pedro Camara disse:

    Esse vereador Fábio Camaraé menino, é pinto novo na politica ele cumpre um ritual orientado pelo grupo politico de Roseana Sarney que é largar o cacete em Edvaldo.Eles estão empurrando com a barriga a parceria prá atender os Socorrões;daí como a fome dói o Dr. Iglésio não tendo comida prá dar para o povo doenta acabou apelan do para a solidariedade do povo.Eu não vejo incompetencia ou oportunismo,vejo responsabilidade social para salvar vidasQuando tem enchentes no Maranhão o governo Federal manda verbas,Roseana decreta estado de emergencia e povo doa alimentos e ajuda a defesa civil e ninguém puxa a orelha da Governadora.

    • Caio Hostilio disse:

      Não subestime a minha inteligência!!! Calamidade pública mediante de um fenomeno da natureza e uma lista de alimentos que não passa de R$ 8 mil. Meu, amigo, quando você souber como funciona de fato uma gestão pública, aí poderemos debater no campo das idéias. Não estou aqui defendendo a merda da gestão do Castelo. Sei o que ele fez e por muitas vezes chamei a atenção do prefeito eleito Holanda Junior para muitos pontos. Contudo, não seria isso que faria com que um camarada fizesse uma patacoada como essa. Isso é brincar de gerir a coisa pública.

  3. Betania Lucia disse:

    Flávio Dino pede tempo: “Cobram de Edivaldo em uma semana aquilo que a oligarquia não fez em 50 anos”

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Esse papo de frango não cola!!! Oligarquia,,,, 50 anos!!! KKKKKKKKKKKKK… Betania, Desde quando a oligarquia tal como falam aqui ou o escambau governou São Luís nesses 50 anos? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Menina, esse discurso canalha só cola na cabeça de quem é idiota. São Luís é governada pela tal oposição há mais de 25 anos, que sempre surrupiou o dinheiro público e sempre usou do discurso canalha. Só para você ter uma idéia, São Luís recebe há anos mais dinheiro do SUS que todo o resto do Estado. Arrecada de tributos uma quantia que ninguém sabe até hoje onde vai parar esse dinheiro. De emendas nem se fala. O próprio atual vice-prefeito mandou dinheiro quando era deputado para fazer uma senhora obra no Rio das Bicas, cadê a obra? Faliram a Coliseu, deram sumiço em /R$ 73,5 milhões e você vem com esse papo de galinha goguenta? Filhinha, aqui nesse blog esse papo não cola, pois conheço muitoooooooooo de gestão pública e das responsabilidades das três esferas governamentais…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog