Notícias

Publicado em   08/jan/2013
por  Caio Hostilio

Governo do Estado entrega sementes a agricultores de 17 municípios da Regional de Pinheiro

foto 2 Sedes Sementes em Pinheiro foto Ant+¦nio MartinsPara dar prosseguimento ao calendário de plantio de grãos no Maranhão para a safra 2012/2013, o Governo do Estado distribuiu, na manhã desta terça-feira (8), 120 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho (sendo 60 toneladas de cada) a seis mil agricultores familiares de 17 municípios da Regional de Pinheiro. A entrega foi feita pelos secretários de Estado Luis Fernando Silva (Casa Civil), que no ato representou a governadora Roseana Sarney; Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar); Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Victor Mendes (Meio Ambiente). A ação, realizada no auditório do Colégio Pinheirense, tem parceria das Prefeituras Municipais. A cerimônia contou com presença de prefeitos das cidades contempladas, incluindo o de Pinheiro, Filuca Mendes, que participou do ato de entrega. Desta vez, foram beneficiados os agricultores familiares dos municípios de Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão, Turiaçu e Turilândia.

Editais para o Estágio Viva Primeiro Emprego continuam abertos

primeiroempregoO programa de Estágio Viva Primeiro Emprego, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), continua com editais abertos para cadastro de empresas e seleção de alunos. As inscrições são feitas no site do Primeiro Emprego (www.primeiroemprego.ma.gov.br) e ficarão ativas durante todo o ano de 2013. No dia 05 de dezembro de 2012, foi realizada a cerimônia de assinatura dos termos de outorga dos primeiros estagiários e encaminhamento às empresas. Em janeiro, o encaminhamento continua. Todos os estagiários são alunos dos cursos técnicos oferecidos no Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Mais de seis mil farão as provas do classificatório para ingresso na rede estadual

seducDos 11.658 estudantes que se inscreveram para ingressar na 1ª série do ensino médio nas escolas da rede estadual da Unidade Regional de Educação de São Luís, um total de 6.837 fará as provas do processo classificatório, que acontecerão no próximo dia 20. Realizarão os testes alunos que escolheram como primeira opção escolas onde o número de inscritos superou o número de vagas ofertadas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ofertou 24.071 vagas. Todos os alunos inscritos no processo terão vagas asseguradas nas escolas da rede estadual de ensino de São Luís. As provas do processo classificatório serão realizadas entre 13h e 17h, no dia 20 deste mês. A divulgação dos locais acontecerá até o dia 14, por meio do endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matricula2013). Os testes serão compostos de 40 questões de múltipla escolha (20 de Matemática e 20 de Português), com cinco alternativas cada uma. Os resultados serão divulgados no dia 30 de janeiro no mesmo endereço na internet.

Pequenos negócios geram mais de 90 mil novos empregos

Maranhão está na 11ª posição, com a criação de 2.275 postos de trabalho

sebraeAs micro e pequenas empresas brasileiras foram as grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos no mês de novembro de 2012, segundo estudo do Sebrae elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Ao contrário das médias e grandes empresas que cortaram 44.855 vagas, os pequenos negócios geraram 90.950 novos postos de trabalho. No acumulado dos últimos 12 meses, os pequenos negócios permitiram um saldo líquido de 1,36 mil contratações no país, o que representa uma expansão de 3,57% do contingente de trabalhadores devidamente registrados. No cenário nacional, o Maranhão ficou em 11º lugar no ranking, com um saldo positivo de 2.275 novos postos de trabalho gerados pelas micro e pequenas empresas (MPEs) – para efeito da análise, aquelas com até 99 empregados. Da Região Nordeste ficaram à frente do Maranhão apenas os estados da Bahia (6.432), Ceará (5.798) e Pernambuco (5.176).

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos