Atenção, vestibulandos!!! MEC divulga lista de 200 cursos que terão vestibular suspenso

Publicado em   08/jan/2013
por  Caio Hostilio

Agência Brasil

mercadanteO Ministério da Educação publicou a lista com os 200 cursos superiores que alcançaram índices insuficientes no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nesta quarta-feira (19/11) no Diário Oficial da União. Os vestibulares para esses cursos serão suspensos, conforme informou ontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Confira a lista com os 200 cursos publicada no Diário Oficial

A lista foi publicada em duas partes. A primeira traz os 112 que, apesar de continuarem com conceito insuficiente, melhoraram a nota entre 2008 e 2011, e são considerados de tendência positiva. Na segunda parte, entraram os 88 cursos que pioraram, considerados de tendência negativa.
Durante coletiva de imprensa ontem (18), o ministro havia anunciado que 207 cursos seriam punidos, e não 200, como foi publicado no Diário Oficial. Os sete que não constam na lista correspondem aos cursos da Universidade de São Marcos, em São Paulo, que foi descredenciada e fechada pelo MEC em março de 2012. Como os cursos não estão mais em funcionamento, não houve necessidade de incluí-los na lista publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial.

Os cursos que não evoluiram na pontuação medida pelo CPC terão o vestibular suspenso por um ano. Para os cursos que apresentaram alguma evolução, a suspensão do vestibular pode ser revista e terminar antes de um ano. Outro grupo reúne os 465 cursos que apresentaram resultado insatisfatório pela primeira vez e não terão os vestibulares suspensos.

Todos os cursos que tiveram desempenho ruim, independentemente de terem evoluído ou não, terão de seguir regras gerais, como adotar um protocolo de compromisso – que inclui reestruturação do corpo docente e readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico -, passar por avaliação in loco e podem até ter o número de vagas bloqueado.

Sem autonomia

A pasta divulgou também a lista de cursos que tiveram pela primeira vez uma avaliação abaixo do esperado. Para essas unidades, as instituições que as administram podem perder a autonomia sobre elas e terão de emitir relatórios regulares indicando as medidas aplicadas para melhorar o desempenho. Nesta categoria, a autonomia de 267 cursos no Brasil poderão ser revogados, caso o prazo de 60 dias que as instituições têm para apresentar recurso expire e a baixa qualidade seja confirmada.

  Publicado em: Governo

2 Responses to Atenção, vestibulandos!!! MEC divulga lista de 200 cursos que terão vestibular suspenso

  1. Antonio Lima disse:

    Professor, receio que aquilo que Rui Barbosa nos alertava já virou realidade.
    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

    É uma vergonha tudo isso!
    Lamentável!!! e ainda dizem que vivemos numa democracia, se isto for democracia, eu já não sei mais o que é avacalhação.

    • Caio Hostilio disse:

      Meu amigo Antonio, eu já me cheguei a conclusão que vivemos numa falsa democracia, onde a anarquia tomou conta dos poderes constituidos e os falsos moralistas aparecem como salvadores da patria, como se houvesse ser humano puro. Democracia, Socialismo, Comunismo… São palavras lindas e suas essencias são fenomenais, mas o homem com sua ganância, seu DNA voltado para corrupção, com seu desejo de possuir aquilo que seu próximo tem, com seus atos imorais, poderia um dia colocar em prática a essencia desses simbolismos utopicos? Não!!! Os seres humanos são os mais desumanos entre todos os animais!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog