Senado devolve mandato a senadores cassados pela ditadura

Publicado em   20/dez/2012
por  Caio Hostilio

militar3[1]“Bem vindo, Presidente Juscelino”, saudou o presidente Sarney o ex-presidente JK, que legou Brasília ao Brasil, e foi o primeiro dos oito senadores cassados pela ditadura militar – todos homenageados em sessão do Senado que, simbolicamente, devolveu os mandatos usurpados. O plenário emocionado ouviu a gravação do último discurso do senador Juscelino Kubitschek, feito da tribuna, na véspera de ter seu mandato cassado. O que ocorreu em “sete de junho de 1964, às sete da noite”, lembrou Maristela Kubitschek, filha de JK.

militar4[1]O presidente Sarney entregou aos familiares dos cassados o diploma e o boton, que identifica parlamentares, simbolizando o retorno à Casa e à condição de Senador da República. Maristela, falando em nome de todos, disse que a entrega não era “simbólica, mas histórica e esperada por todos eles que, infelizmente, não sobreviveram para ter a alegria de participar deste ato de justiça.”

militar5[1]Antes, Sarney havia registrado: “O Senado faz, no dia de hoje, um ato de justiça. No esquecimento que significa a anistia, lembramos nossos colegas que aqui sentaram, aqui debateram, aqui legislaram nossos iguais, Senadores da República Federativa do Brasil”, disse o presidente do Senado em discurso de resgate histórico, quando elencou um a um dos homenageados. “Senador Marcelo Alencar, aqui estão Vossos companheiros de travessia, a quem saudamos: bem vindo, Presidente Juscelino Kubitschek, bem vindo, Senador Aarão Steinbruch, bem vindo, Senador Arthur Virgílio, bem vindo, Senador João Abraão, bem vindo, Senador Mário Martins, bem vindo, Senador Pedro Ludovico, bem vindo Senador Wilson Campos. Vossas Excelências estão novamente entre nós.” Marcelo Alencar é o único sobrevivente dos senadores cassados, mas com a saúde debilitada, não pode comparecer.

militar6[1]

militar7[1]

Íntegra do discurso
Mais informações
Sarney: devolução de mandatos é ‘ato de justiça’

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos