Governadora Roseana entrega Medalha Ordem dos Timbiras – no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís

Publicado em   20/dez/2012
por  Caio Hostilio

Foto 1 Entrega de Medalha foto Geraldo Furtado[1]A governadora Roseana Sarney condecorou, na tarde desta quinta-feira (20), em concorrida cerimônia no Palácio dos Leões, 507 personalidades das mais diversas áreas com a Medalha Ordem dos Timbiras – no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís. Políticos, jornalistas, membros da Academia Maranhense de Letras, reitores de universidades, representantes da cultura popular, de instituições, do poder público municipal e estadual, políticos, empresários, pregoeiros, artistas, pessoas ligadas ao esporte maranhense, entre outros, foram homenageados por terem se destacado na prestação de relevantes serviços prestados ao estado do Maranhão, especialmente à capital maranhense, que neste ano comemora seu quarto centenário de fundação.

Foto 2 Entrega de Medalha foto Geraldo Furtado[1]A governadora entregou uma a uma as medalhas aos contemplados. Ela declarou que a Medalha Ordem dos Timbiras – no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís tem um significado especial por representar aqueles que, com seu trabalho e dedicação, contribuíram para o desenvolvimento do Maranhão e, em especial, para a capital maranhense. “Esta medalha representa o reconhecimento do meu governo ao trabalho e à dedicação de cada um dos maranhenses e dos brasileiros que para cá vieram na construção da cidade de São Luís. Ao longo de quatrocentos anos de história, que comemoramos com muito orgulho e alegria, nossa capital transformou-se em uma das mais importantes cidades brasileiras”, ressalvou a governadora.

Para os homenageados, receber a medalha das mãos da governadora foi um privilégio. “Eu me sinto honrado por ter sido indicado para receber esta medalha e a dedico a todos os meus colegas de trabalho e à minha família”, declarou o diretor geral da Alumar, Nilson Ferraz. “É muito gratificante ser reconhecido pelo nosso trabalho de 35 anos no Maranhão”, declarou o empresário Manoel Plantier, diretor do Grupo Entreposto.

O jornalista e radialista Raimundo Filho disse estar feliz pela condecoração e reconhecimento do Governo do Estado e salientou a importância das homenagens em vida. “Já recebi a Medalha do Mérito Timbira, em outro grau, e acho muito importante que as homenagens aconteçam em vida e acredito que esta que recebo resulta do meu trabalho na área da comunicação, que é uma prestação de serviço à sociedade”, afirmou Raimundo Filho.

Entre os agraciados, estava o cantador do Boi de Maracanã, Humberto Barbosa Mendes, ao lado da presidente da manifestação folclórica, Maria José Soares. “Esta é uma homenagem significativa para o Boi de Maracanã, pois vemos que o nosso trabalho está sendo reconhecido pelo Governo do Estado e isto serve de incentivo para que possamos trabalhar ainda mais pela cultura do nosso estado”, assinalou Maria José Soares.

Eduardo Rodrigues, vendedor de castanha de caju há 20 anos na área da Praia Grande, também foi condecorado. Entusiasmado e nervoso, ele agradeceu a homenagem da governadora Roseana Sarney. “Estou muito feliz por ter sido convidado para estar aqui hoje e agradeço ao Governo do Estado por ter se lembrado de mim e reconhecer o meu trabalho. A medalha eu dedico à minha família e a todos os pregoeiros do Maranhão”, declarou.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, a medalha foi entregue a representantes de diversos segmentos, mas o reconhecimento é para todos que trabalharam em prol do Maranhão e de sua capital, São Luís, inclusive para aqueles que vieram de outros lugares. “Aqui temos várias camadas sociais representadas e eles somam mais de 500 pessoas. O Governo do Estado fez questão de entregar esta condecoração a todos esses merecedores, os quais deram muito de si para que o Maranhão crescesse. Nós temos também aqui lições que passaram de pais para filhos. São lições de muito trabalho e dedicação e que não poderiam passar despercebidas pelo Governo do Estado”, disse Olga Simão.

A medalha

A Ordem dos Timbiras foi instituída pela Lei Delegada no 160, de 4 de julho de 1984, e regulamentada pelo Decreto no 10.346, de 30 de janeiro de 1987. A Medida Provisória no 136, de 13 de novembro de 2012, assinada pela governadora Roseana Sarney, criou, no âmbito da Ordem dos Timbiras, o Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís. A admissão a essa honraria é restrita ao ano de 2012, comemorativo dos 400 anos de fundação da cidade.

A insígnia do Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís consiste em uma medalha em forma de Cruz de Malta, esmaltada de vermelho. Na parte de trás, ao centro, há a reprodução de do quadro “A morte de Gonçalves Dias”, onde a figura do índio Timbira protege o corpo do poeta, e um disco circundado por dois ramos de louros verdes, e entre eles a marca com a inscrição “São Luís 400 anos”, onde, dentro dos dois números zero, contém a imagem da Bandeira do Maranhão; ao centro, no reverso, sobre idêntico disco, o Brasão de Armas do Estado do Maranhão, orlado pela legenda: “Ordem dos Timbiras – Estado do Maranhão”. Na parte inferior, a inscrição “Comemorativa aos Quarto Centenário de São Luís”.

A Medalha é pendente de fita de gorgorão de 39 cm de comprimento e 35 mm de largura, acompanhada de botão cunhado em metal dourado. A concessão da Medalha é complementada pelo respectivo Diploma.

  Publicado em: Governo

2 comentários para Governadora Roseana entrega Medalha Ordem dos Timbiras – no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís

  1. Marcos disse:

    ganhou a tua?

  2. Evan de Andrada disse:

    João Castelo – mais uma das maldades…

    No apagar das luzes…

    Apesar das escolas da rede municipal de São Luís só terem começado o ano letivo próximo ao mês de agosto, com atraso de mais de seis meses. A prefeitura de São Luís, de uma hora pra outra, resolveu aprontar mais uma – suspendeu as aulas nas mesmas, e diga-se, já passaram 180 dias sem funcionar só este ano.
    Vale lembrar que o inicio do ano letivo só foi possível graças a intervenção do Ministério Publico que obrigou o prefeito João Castelo a determinar a retomada das aulas logo após uma longa pintura nas paredes de 219 escolas.

    Esse tipo de atitude parece mais uma das diversas traquinagens retirada da caixinha de maldades do prefeito. Condenando uma geração a pobreza e a marginalidade, devido à baixa qualidade da educação, pois, já que sabemos, uma boa educação é fator determinante para melhores condições de vida.

    Para que não pegasse mal, a Secretaria Municipal de Educação – SEMED resolveu chamar a suspensão das aulas de pontos facultativos… ad eternum…

    http://evandeandrade7.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos