O PSB e sua história melancólica em São Luís…

Publicado em   11/dez/2012
por  Caio Hostilio

Eu já disse aqui que o nascimento mais bonito de um partido político no Maranhão foi o do Partido Socialista Brasileiro. Surgiu das lutas das bases, seguindo os princípios humanistas e sociais, cujos fundadores reuniram de intelectuais a lavradores.

Mas na capital sempre foi um partido usado pela “oposição” de forma covarde e de acordo com as conveniências.

Chegou ao governo da capital com Conceição Andrade, porém apenas pode ter ao seu lado poucos membros do partido, como Zé Carlos Sabóia, Juarez Medeiros e uns gatos pingados na estrutura que ficou sob o comando do PDT de Jackson Lago.

Ao tentar se libertar, o PSB foi taxado de vírus da oposição por Jackson Lago. O partido apoiou João Castelo em 1996 contra Jackson Lago.

Em 2000 teve candidatura própria, tendo como candidato o então deputado federal José Antônio Almeida. O PSB naquela disputa apresentou as denúncias mais contundentes contra a gestão de Jackson Lago, tais como: A máfia da empresa Sinal Verde e a colocação se semáforo até nas rotatórias, a máfia da Centurium nas administrações dos cemitérios de São Luís, a farra dos aparelhos de Raio “X” alugados por Zé Luís Lago para os Socorrões. O PSB esteve na rua e mostrou a sua cara.

Em 2004 lançou novamente candidatura própria, mas foi traído pelos acordos firmados com o então governador José Reinaldo – hoje filiado ao partido -. Pode-se dizer que foi a única vez que o PSB de São Luís realmente recebeu uma gestão de porteira fechada, a Gerência Metropolitana, cujo trabalho foi reconhecido.

Em 2008 lança o candidato o vice na chapa de João Castelo, Helena Dualibe, que rapidamente foi rifada e isolada. O PSB fica o governo Castelo a ver navios!!!

Em 2012 o partido se divide. Uns querem apoiar Castelo e outros Edivaldo Holanda Junior. A executiva Nacional dá a vitória ao grupo que apoiará Edivaldo Holanda Junior, tendo como o vencedor o ex-deputado federal Roberto Rocha, que vence as eleições como vice de Holanda.

O presidente do PSB, Eduardo Campos, vem a São Luís pedir votos para Holanda/Roberto Roberto Rocha.

Começa a escolha do secretariado, chega-se ao fim e ninguém do PSB foi escolhido ou indicado a compor a equipe de governo de Edivaldo Holanda Junior. Por que será? Seria a maldição do vírus?

  Publicado em: Governo

17 Responses to O PSB e sua história melancólica em São Luís…

  1. Evan de Andrade disse:

    “a máfia da Centurium nas administrações dos cemitérios de São Luís”
    Essa foi eu que fiz lá no cemitério da Estiva. Bem lembrado professor

    • Caio Hostilio disse:

      Também não esqueça que dali chegamos no Gavião, onde era o foco… A sinal verde chegou a eleger o vereador mais votado.

  2. Pingback: Marco Aurélio D'Eça | O PSB e sua história melancólica em São Luís…

  3. o arauto disse:

    bem lembrado professor, gostaria de resaltar que a nobre CAROLINA ESTRELA , escolhida por edvaldo,para o IPAM e nora do casal ESTRELA,(LEIA-SE CENTURIUM) ela é casada com THIAGO….

    • Caio Hostilio disse:

      É uma embolada antiga… Se buscar conversas sobre a lavagem de dinheiro via centurium lá no Gavião!!!

  4. luiz oliveira disse:

    ê professor….vc esqueceu de falar do teu chefe…o Ricardão 40. Vc lembra do 40 anos em 4…E vc sabe da história, vc sabe quem roeu a corda na última hora…vc sabe quem amarelou…quem foi o laranjão… Fala aí??? Ele era do PSB??? Vc esqueceu??? se vendeu para garantir a eleição do ZR…vc lembra??? Passou a eleição todinha metralhando a família Sarney e na hora que a oposição procurou…cadê o Homem??? Já tava abraçado…vc lembra???

    • Caio Hostilio disse:

      Lembro. Tudo de acordo com o PSB, até do nacional. É olha que o Zé Reinaldo cumpriu dando a Metropolitana ao PSB, onde os membros do partido administraram a gerência com muita competência. O acordo era que Zé Reinaldo apoiasse Ricardo à Prefeitura de São Luís, coisa acatada pelo PSB maranhense e nacional. Zé Reinaldo não cumpriu com o acordo e agora faz parte do PSB. Que história.

      • Willian de Souza disse:

        AO PSB NAO CARA PALIDA. AO RICARDAO TRAIRAO. ELE E ZE ANTONIO ALMEIDA SE ASSOCIARAM E TRAIRAM TODO O PARTIDO. O Q RESULTOU NA EXPULSAO DO RICARDAO PILANTRAO PINOQUIO

        • Caio Hostilio disse:

          KKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Expulsão do Ricardo. Você não conhece nada da história do PSB, meu caro. Ricardo nunca fez parte da direção do PSB, mas tinha a confiança dos filiados, tanto que em sua época, isso sem apoio de governo de estado e até da própria “oposição”, tinha um deputado federal – Zé Antonio Almeida – quatro deputados estaduais, seis prefeitos, vários vices e muitos vereadores, inclusive em São Luís. Ah!!! E teve a maior bancada proposional do PSB no Brasil num Legislativo, o de Coroatá, onde dos nove vereadores, cinco eram do PSB. Visitava o PSB figuras como o Senador Saturnino Braga, o prefeito de São Vicente de São Paulo… os encontros do partido eram fantásticos, com debates no campo das idéias, onde podiamos escutar um José Carlos Saboia, que ajudou muito na administração de Coroatá. De Vila Nova, que ingressou no PSB e partiu para visitar as curiosidades de coroatá, com a unica escola técnica a nível fundamental no país. Ver todos unidos em prol da candidatura de Zé Maria em Vitoria do Mearim, mesmo sem dinheiro. Era um partido de desafios!!!

  5. Gustavo disse:

    Quem eh vc blogueiro,para fala do PSB

  6. IVAN JUNIOR SANTIAGO disse:

    será que vai publicar meus comentários, ou vai me bloquear igual fez no facebook??? la, não conseguiu debater no “campo das idéias”, mas, veremos os próximos capítulos…rsrsrsrsrssrsr abraços

    • Caio Hostilio disse:

      Camarada, se partir para as baixarias não libero. debater no campo das idéias não é xingar as pessoas e fazer politicalha sem argumentação. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  7. Pingback: O PSB e sua história melancólica em São Luís… « emaranhao.com.br/2012

  8. Vicente Jr. disse:

    Correção: Helena Duailibe foi “excomungada” porque saiu do PSB e foi para o PMDB, depois da cassação de Jackson.

  9. Neto disse:

    E o Maranhão condenado… sem segunda ou terceira via decentes.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog