Sobre Ana Emília de Oliveira, futura secretária municipal de Saúde de São Luís

Publicado em   05/dez/2012
por  Caio Hostilio

A indicação da mestra e pós-doutora em Odontologia, Ana Emília de Oliveira, ao cargo de secretária municipal de Saúde foi uma escolha técnica de Edivaldo Holanda Júnior e de sua equipe, baseada em critérios objetivos do prefeito eleito, e não tem conotação política. A escolha do seu nome não foi recomendação de nenhum político, já que a professora Ana Emília não tem, sequer, filiação partidária, e nem militância em nenhum grupo específico. É importante frisar, também, que a professora não tem grau de parentesco com nenhum dos integrantes da equipe do prefeito eleito, ao contrário do que já foi noticiado em alguns blogs.

Sua atuação circunscreve-se à área médica, em que tem desempenho destacado no campo acadêmico, não só em sala de aula, mas em programas federais que atuam em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde é professora.

O maior exemplo do trabalho de Ana Emília é o reconhecimento nacional que a construção da UNASUS/UFMA, a Universidade Aberta do SUS, em parceria com a UFMA, obteve durante estes seus quase três anos de atuação. Diversas outras instituições brasileiras de ensino superior, como UERJ, UFMG, UFC, UFSCPA, UFPE, vieram ao Maranhão para verificar estratégias, procedimentos e mecanismos criados pela equipe maranhense e adotar parcerias em relação a esses trabalhos.

A Universidade Aberta do SUS – UNASUS é um programa do Ministério da Saúde que visa qualificar e formar profissionais da saúde de nível médio e superior que atuam na rede assistencial do SUS, com o objetivo de atender as necessidades de formação e educação permanente dos trabalhadores do SUS por meio da Educação a Distância (EAD).

Em menos de três anos, a UNASUS/UFMA ofereceu educação de qualidade ao Maranhão e, até, a outros estados. Desde 2010, aproximadamente mil profissionais da área de saúde concluíram seus cursos de especialização na modalidade EAD, com 15 municípios de apoio presencialem nosso Estado.

O crescimento e o sucesso dos projetos gerenciados pela UNASUS/UFMA é fruto da capacidade de gestão e comando demonstrados pela professora Ana Emília, aliados ao comprometimento de uma equipe de bons profissionais que, como boa gestora, ela soube compor.

Segue, abaixo, um minicurrículo da nova secretária:

Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA e Coordenadora do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Ministério da Saúde (PROVAB/MS/UFMA). 

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialização em “Radiologia Odontológica” e “Endodontia” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em “Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde” (UFMA), Mestrado e Doutoradoem Radiologia Odontológicapela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Realizou Pós-Doutorado nos Estados Unidos (University of NoUrth Carolina at Chapel Hill-USA), onde atuou também como Professora Visitante (2006/2007). 

Comentário do blog: Realmente um excelente currículo para a área didática, mas quanto à prática e sua capacidade para resolver os problemas caóticos que a saúde de São Luís passa. Já que ela é professora da UFMA seria bom ela começar respondendo o porquê do Hospital Dutra, que recebe dos recursos do SUS destinados a São Luís R$ 5 milhões por mês, mas que sequer move uma palha para usar da autonomia universitária, através das suas famigeradas fundações, não firmar um convênio com a prefeitura de São Luís? Cadê a indissociabilidade em ensino, pesquisa e extensão, doutora? São Luís precisa de leitos, gostaria de saber qual seria sua providência para suprir essa necessidade com urgência!!!

  Publicado em: Governo

2 Responses to Sobre Ana Emília de Oliveira, futura secretária municipal de Saúde de São Luís

  1. papagaio verde disse:

    Caio!!! Você está por fora das atividades do HU da UFMA… Ja ouviu falar do PAPPA? da Casa da dor? Do Serviço de Urologia? Do serviço de nefrologia? do serviço de coloproctologia? do serviço de GO? do serviço de UTI? do serviço de cirurgia?
    Não transforme seu luta pessoal com o reitor da universidade em desmerecimento aos Serviços prestados pelos Funcionários do HU. Visite o site e conheça os projetos em ação… pergunte a um asmático sem planos de saúde onde ele se trata?
    O que acontece é que nós do HU não gasta com publicidade…
    O HU é hoje o melhor prestador de serviços médicos do Maranhão!!!

    • Caio Hostilio disse:

      Já ouvi falar muito do uso dos leitos e do centro cirurgico para as cirurgias de redução de estômago….

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog