Um dado que precisa ser divulgado: Quantos leitos (diversos) e de UTI o Maranhão recebeu desde que Roseana assumiu o governo?

Publicado em   30/nov/2012
por  Caio Hostilio

Hospital Estadual Presidente Vargas passa a contar com moderna UTI‏

Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram inaugurados nesta sexta-feira (30), no Hospital Estadual Presidente Vargas, pelo subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite. A unidade de saúde é referência para tratamento de doenças infecto-contagiosas como HIV/Aids, tuberculose, malária e leishmaniose. 

 José Márcio disse que o Hospital Presidente Vargas, inaugurado em 1943, passou por diversas reformas e pela primeira vez recebe leitos de UCI e UTI. “Recebemos pacientes gravíssimos que precisavam de cuidados intensivos e tinham que aguardar vagas em outras unidades estaduais. Estes novos leitos são equipados com o que há de mais moderno na área e profissionais médicos preparadíssimos”, ressaltou ele.

 A nova ala recebeu o nome do pneumologista José Ribeiro Quadros – falecido recentemente e pioneiro no tratamento da tuberculose no Maranhão. “Ele dedicou anos de sua vida ao tratamento da saúde das pessoas. Foi médico, diretor do Hospital Presidente Vargas e um dos pioneiros na Academia Maranhense de Medicina”, declarou José Márcio. A viúva do médico, Euda Batista Quadros, membros da Academia e diretores das unidades estaduais de saúde estiveram prestigiando a cerimônia de inauguração dos novos leitos. 

 O Presidente Vargas conta agora com 66 leitos, incluindo as enfermarias. O diretor da unidade, Raimundo Pinto Costa, disse que aproximadamente 3 mil pacientes soropositivos recebem acompanhamento na unidade. “São pessoas com infecções crônicas e que precisam de constante tratamento. Estes novos leitos garantem um grande alcance médico e social”, acrescentou.

 O representante do Movimento Maranhense de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e do Fórum Aids Maranhão, Ronaldo de Oliveira, disse que os novos leitos vão contribuir para diminuir os óbitos no Presidente Vargas. “Os pacientes soropositivos tinham que ficar esperando vagas nas unidades públicas e particulares porque não havia leitos prioritários. Estou muito emocionado e feliz por esta iniciativa do governo estadual”, enfatizou ele. 

Fotos: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

2 Responses to Um dado que precisa ser divulgado: Quantos leitos (diversos) e de UTI o Maranhão recebeu desde que Roseana assumiu o governo?

  1. PINHEIRENSE disse:

    NA ÁREA DA SAÚDE, RICARDO MURAD ESTA CALANDO A BOCA DESSES OPOSITORES E PSEUDOS COMUNISTAS DO ESTADO,ENFIM E UMA REVOLUÇÃO NUNCA VISTA EM UM SETOR DE SAÚDE DE UM ESTADO BRASILEIRO, SÓ FALTANDO UM CONCURSO PUBLICO PARA EFETIVAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. PARABÉNS PARA NOSSO SECRETARIO RICARDO MURAD E PARA O POVO MARANHENSE.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog