Um Estado só se desenvolve com a integração entre todos os gestores

Publicado em   20/nov/2012
por  Caio Hostilio

Existem três esferas governamentais no Brasil, de acordo com a Constituição, a Federal, a Estadual e a Municipal, cuja independência também é uma das prerrogativas constitucionais.

Cada esfera governamental tem suas responsabilidades constitucionais e recebem recursos para viabilizá-los, principalmente no que tange educação e saúde.

No Maranhão existem 218 gestores públicos, sendo um governador e 217 prefeitos, que juntos recebem os recursos para dê condições educacionais, de saúde, infraestrutura, gestão e demais serviços essências ao bem-estar da coletividade.

Cada um dentro de suas responsabilidades constitucionais. O Estado, na educação é responsável pelo ensino médio, profissionalizante e superior (se houver interesse). Os municípios pelo ensino Infantil (não se trata somente de creches) e o ensino fundamental. Na Saúde, o Estado tem a obrigação de estabelecer metas de distribuição de hospitais de alta e média complexidade nas mais diversas regiões do Estado. Os municípios têm a obrigação de atender de acordo com a sua especificação, ou seja, saúde básica, baixa complexidade, média complexidade ou alta complexidade.

Mas nesse estado, por motivos politiqueiros e canalhas, a responsabilidade por tudo é apenas de um gestor: da governadora, como se ela administrasse os recursos dos 217 municípios maranhenses.

Os municípios maranhenses são o 6º que mais recebem recursos entre todos os outros dos demais Estados. Os recursos recebidos pelos municípios maranhenses é maior cinco vezes o orçamento do governo do Estado do Maranhão.

Então, vale perguntar: Se esses recursos municipais estivessem sendo bem aplicados, o IDH do Estado estaria com um índice tão baixo? Se os recursos da educação estivessem sendo aplicados, os índices educacionais estariam ruins?

Em Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e outros, a integração entre estado e municípios é cobrada pela população, assim como é cobrado pela população à responsabilidade de todos os gestores públicos de seus estados.

Como aqui é um Estado diferente dos demais, deixo aqui esse texto para que os prefeitos presentes ao Seminário de Integração reflitam sobre esse assunto. E para que o ausente, Edivaldo Holanda Junior possa justificar se existe governabilidade sem integração.

  Publicado em: Governo

28 Responses to Um Estado só se desenvolve com a integração entre todos os gestores

  1. Almada Neves disse:

    Esse evento é uma tremenda cara de pau!!!!! “… na medida em que a sinalização do governo por parcerias – sem ver cara partidária – é uma postura política respeitável”… Kkkkkkkkkkkkk…. Que grande mentira!!!!

  2. Neto Valente disse:

    O atacante Fred mudou o visual e adotou um bigode para entrar em campo no jogo do Fluminense contra o Cruzeiro, na tarde deste domingo pelo Brasileiro. O Flu acabou perdendo de 2×0 para o Cruzeiro. Uns atribuem à derrota do Fluminense o bigode semelhante ao do Sarney usado por Fred, que teve uma atuação ruim no jogo. O blog já disse que não tem ninguém mais pé-frio ou ‘Pé Polar’ do que esse José.

  3. Natal Almeida disse:

    Viram aí a declaração da deputada Eliziane Gama (agora presidente estadual do PPS) de que “ninguém quer mais essa dicotomia de Sarney e Anti-Sarney”? Han? Como assim? Qual é a oligarquia que há mais de cinco décadas manda no Estado? A dos Sarneys. Quem é a atual governadora do Maranhão? Uma Sarney, a Roseana (e pela quarta vez!). Quem é o tetra-presidente do Senado Federal? O Sarney, de novo (ou velho!) Qual a família que tem tentáculos de comando em todos os poderes do país? O clã Sarney. Eles mesmos. Tem Sarney deputado, prefeito, empresário, vice-presidente da CBF, desembargadora…

    • Caio Hostilio disse:

      Concordo com ela, pois os que se dizem antissarney todos passaram por lá, o Flávio Dino até hoje tem o pai dele lá e sempre viveu a custa de lá. Eliziane não. Olha que o Luís Fernando acaba com o discurso do Flávio de novo de antisarney, pois ele é concursado assim como flávio e tem uma diferença, o pai de luis fernando não viveu e vive nas barras dos sarneys…

  4. josafá bonfim disse:

    De qualquer angulo que se possa ver o propagado Seminario da Integração; tendo partido dessa trincheira, só nos remete à desconfiança. Pelo proceder histórico e o perfil dessa elite politica, não tem como ser visto de forma diferente. Esse aporte de 3.8 bi, juntado a outros tantos, cai como uma capa em temporada invernosa. Avassalador o poder do capital, desentocará alianças desde os confins de corrutela a portal de metrópole. Para não criar quiproquó de novo na Justiça, estão promovendo o evento com bastante antecedência do pleito de 2014. Findo o programa, veremos o que de fato chegará aos bolsões degradados, para atender o munícipe que longe das conjecturas, aguarda com o pires na mão calejada, e o titulo no bolso furado.

  5. Mário de Albuquerque disse:

    Enfim como vc só diz que entende e a mioria dos leitores não entendem sobre administração pública, ficaou evidente que esse grupo que Roseana comandou o seu bando é só desespero para campanha eleitoral de 2014….As declarações da base do governo(Hélio Soares, Marcos Caldas e Tatá Milhomem) põe por terra as boas intenções do discurso de Roseana Sarney, quando prega parcerias com prefeitos e vereadores eleitos ou reeleitos.
    O discurso proferido na segunda(19) pelo deputado Hélio Soares desnuda as práticas eleitoreiras com o uso do poder político da máquina do estado. Soares bateu forte no Secretário de Cidades Hildo Rocha.
    Hélio Soares acusou Hildo Rocha de fazer proselitismo(intenção em incutir na cabeça das pessoas uma idéia) com o objetivo de eleger-se deputado federal em parcerias, desgastando deputados estaduais eleitos.
    “Muitos secretários ficam no ar-condicionado e, depois que os prefeitos se elegem ou se reelegem, aparecem os ‘lobistas’, que muitas vezes são chefes de gabinetes, e vão buscar prefeito tal, prefeito tal, prefeito tal, e aí é só facilidade, é só alegria.
    E ainda diz assim: ‘olha, você é candidato a o quê mesmo seu secretário?’ ‘Não, eu acho que vou sair a Federal, mas vou falar com a governadora e tal’.
    ‘Aí pergunto: e o seu estadual, quem é?’ ‘Não, eu estou sem ninguém e tal’. ‘Fulano me deu uma ajudinha, me deu os cartazes, mas eu não tenho compromisso’.
    Aí ele vai: ‘olha, esse deputado nem está tão bem com a governadora, mas é um bom deputado, mas olha ele não está muito bem porque o Palácio não o recebe’. Isso é uma verdadeira covardia, Senhor Presidente! Já chega disso!”.
    Marcos Caldas arrematou envolvendo a governadora Roseana Sarney diretamente – acho deputado Hélio é que nada se faz em uma secretaria que não seja com aval do governador em exercício, da governadora. Nós não podemos jogar a culpa em cima do secretário, nós teríamos que jogar sim, em cima do chefe do executivo, se assim o fosse”.
    O deputado Carlos Alberto Milhomem propõe o enfrentamento- concordo com vossa excelência, agora é preciso peitar, pois ou o senhor e os deputados engrossam o cangote ou a vaca vai para o brejo”, disse Milhomem”.
    Todas estas graves declarações do uso da máquina administrativa ocorreram em paralelo a pregação de parcerias institucionais pelo governo do estado, para “ajudar” aos prefeitos eleitos e vereadores eleitos ou reeleitos.
    Não foi preciso nenhum oposicionista desqualificar ou qualificar de eleitoreiro o tal Seminário da Integração promovido pelo governo do Estado. Hélio Soares, Marcos Caldas e Tatá Milhomem “fizeram o serviço” de forma mais do que perfeita

    • Caio Hostilio disse:

      Não confunda alhos com bugalhos…. Estamos debatendo governo estadual e não disputa para deputado… O problema é que Flávio Dino sentiu que não sabe nada em Gestão Pública e tinha apenas o discurso novo, quando viu que veio Luís Fernando, o cara se tremeu e não sabe o que fazer….

  6. Dilma MArquizine disse:

    O desespero começou bater na porta dos Sarneys e dos blogueiros sarneystas e babões de Ricardo Murad.
    O prefeito eleito Edvaldo Jr estar certissimo em não ir a esse sanatório de larapios, tem que buscar ajuda é fora do Estado, e com Flavio Dino ele conseguira muito mais do que com pessoas altamente sujas e descredenciadas em credibilidade na esfera Federal.

    • Caio Hostilio disse:

      Bateu forte foi o desespero em Flávio Dino, pois ele sabe que não terá discurso contra Luís Fernando e que é fraco em todos os sentidos…

  7. Silvino Gonçalves disse:

    Todo mundo sabe para que serve esse tal seminário engendrado pelo governo do Estado. Essa forma de cooptação é tão antiga quanto a posição de defecar. O Edvaldo tá certo em não perder tempo com blá blá da oilgarquia. Se a governadora Roseana quiser mesmo ajudar a administração municipal que comece a desvolver os R$ 73 milhões do convênio celebrado na gestão Jackson Lago e o municipio de São Luis. Caso contrário é conversa pra boi dormir. Estarão lá somente áqueles que gostam de bajular quem está no poder, e só….ora me compre um bode.

    • Caio Hostilio disse:

      Ele tá certo é um cassete…. Ele não entende nada de gestão pública, assim como seu mentor Flávio Dino, tanto que estão perdidos. Não sabem nada de orçamento, educação, saúde, finanças, tributação, urbanismo, infraestrutura, transporte etc…. São francos…

  8. Joao de Barro disse:

    o que que edvaldo vai receber de uma equipe falida como é a do governo roseana. vamos aos exemplos, na segurança os indicies de homicídios equivalem a uma cidade de 5 milhões de habitantes, na saúde os elefantes brancos espalhados por vários municípios sem funcionar, a educação está em farrapos já vai com o 3º secretário e a crise continua, oque que edvaldo vai ver, luis fernando, o lulu? brincadeira, edvaldo está pensando em choque de gestão e não crise de indigestão. estamos falando de um projeto para são luis, não de marketing de governo, até porque o que tinha pra falar com os prefeitos flavio já falou, roseana não conhece da missa um terço, logo a administração dela é um desastre. fica longe edvaldo, se roseana e lulu quiserem ibope não será com apoio da onda vermelha. vai de retro.

    • Caio Hostilio disse:

      Tu és um idiota por completo… O único governo estadual brasileiro que tem as contas em dia é o Maranhão, caso contrário o emprestimo do BNDES não seria liberado. Como tu és analfabeto e sabe como funcionam os fluxos governamentais, fica nos blábláblás dos teus ídolos que gostam da terra arrasada…

  9. Joao de Barro disse:

    Vai aprender a governar com quem faz de conta que administra este Estado ? (ROSEANA) Essaa história é antiga. Agente não consegue nem concorrer com o vizinho Piauí que tem dez vezes menos riquezas ! O Piauí tem menos terras, menos rios etc..etc… Ora me compre um bode … Lá no Piauí 1

    • Caio Hostilio disse:

      Lá, imbecil, os prefeitos trabalham de fato, pois o povo de lá não é idiota como o daqui que acha que 1 gestor apenas é o responsável por tudo quando os piauienses sabem que os prefeitos recebem bilhões e bilhões em recursos e eles cobram, enquanto que os daqui ficam no blábláblá de que um só responsável e não dizem onde foram parar os bilhões e bilhões que vieram para os prefeitos. Viu qual é a diferença?

  10. Marcia Marinho disse:

    Isso é mudança e o novo sim caro blogueiro assecla, tem que ser assim e não a mesma máfia da sarneyzada, como Ricardo Murad, Pedro Fernandes e otros, se ele vai trazer tecnicos de fora e dai !? Roseana não trouxe XEXEU e FERNANDO BICUDO uma epoca então….Que sejam bem-vindos somente os bons, por que os maus caráter já tem bastante. Estou impressionada como cada vez mais você tem uma visão de futuro, de mudança, de inovação, mas, sempre com os pés no chão. Holandinha nosso povo merece respeito e tudo de bom e sei que isso você nos dará. Boa sorte a todos nós. Só um lembre lá em Curitiba onde morei por 12 anos tem excelentes exemplos de gestão através das consultas nos bairros, ou seja, as sub-prefeituras.

    • Caio Hostilio disse:

      miquinho amestrado, além de burro tu és idiota, isso só vem mostrar que os caras não são porra nenhuma de novo e nem de mudança, pois sequer conhecem gestão pública e ainda tem você como um burro novo que não estudou para ajudar…. É muita merda junta.

  11. juninho disse:

    Tá pegando ar, hein, jornalistasinho mequetrefe!?

  12. Ana Teodoro disse:

    Flávio Dino com medo…kkkkkkkkkk…Vejam só qm pediu empréstimos e exigindo presença de prefeitos para mostrar plano de governo….quer dizer que está tudo certo o que Roseana está fazendo. Porque ela não fez isso nos governos anteriores !?. Quem não conhece essas armações políticas….Meu caro pode ficar nervoso com os leitores….Se Vc tão inteligente ou conhecedor na política, Roseana te convidava p alguma pasta ou seu patrao Ricardo Murad lhe indicava….Mas ela não gosta de um tatuado chaminé blogueiro. Se toca que não tem cezar seus textos toscos e falso moralistas…Pega essa….Vai ficar sem resposta…pois não vale nada…apenas doa o buraco negro ou o espaço…kkkkkkkkkk.

    • Caio Hostilio disse:

      Acho que é vc que quer doar o seu bucaro roxo pra mim… Vamos ao que interessa. Você tá morrendo de medo, além de ser muito burra para comentar… fica só mesmo servindo piriguete.

  13. gilberto disse:

    Caio, vc está igual mulher de malandro, apanha todo dia e não se emenda, veja só o seu displante, dizer que Flavio não terá discursso para confrontar ideias com o debutante é pura temeridade de sua, penso que vc é uma pessoa totalmente aculturada e desprovido de cerebro por escrever uma besteirol dessa, Flavio tem um curriculo invejável, que todas as pessoas de conduta ilibada gostaria de ter, foi nota dez por onde passou, conhece seu estado de ponta a ponta e suas dificuldades e usa sua inteligencia e seus conhecimentos em seus projetos politicos . O grande problema é que vc não se adpita aos inteligentes , sua retorica é baseado em factoides , nã sabe destinguir o bem do mau , quer embarcar em outra nave, porque sabes que do outro lado será uma persona nõ grata, portanto quer que os maranhenses venha digerir seu debutante, porque administrou uma sede de um municipio por causa dos visitantes , agora tu e outros querem vender para o Maranhão que o debutante e o melhor administrador do estado. Acorda Alice porque com esse diploma de curso tecnico do ministerio da fazenda vc pode voltar para sua terra natal e ser feliz para sempre.

    • Caio Hostilio disse:

      Ele então é um epistemico!!! Estudou e se formou em Administração pública, Contabilidade, Economia, conhece tudo de gestão pública, Logística, mercado internacional… Ora bolas!!! Você quer criar um mito que não existe, camarada. Eu em nenhum momento disse que Flávio Dino é burro, muito pelo contrário, sei de sua capacidade, mas sua formação é jurídica e conhecer o Maranhão e ter capacidade política não o faz um gestor público, meu caro. Eu, por exemplo, jamais entraria num debate juridico com Flávio Dino, pois ficaria no senso comum, visto que desconheço por completo a ciência jurídica em sua essência. Como não debateria com um arquiteto sobre um projeto. com um engenheiro sobre uma obra, com um médio meios cirúrgico e de tratamento. Mas sobre Administração Pública, Contabilidade Pública, Orçamento/Finança pública, são assuntos que posso debater, pois além de ser graduado, sou pós-graduado, principalmente em O&M, Suprimento/logística e Orçamento, além de ter dado aulas por anos nessa área e ter trabalhado em diversos órgãos públicos federais. Portanto, não confunda alhos com bugalhos!!!

  14. gilberto disse:

    Caio, não é preciso estuadar administração para ser um bom gestor, é necssario sim, ter conhecimento dos problemas e a ele remediar, com honestidade aplicando os recursos nescessarios sem corrupção, para governar é preciso colocar pessoas certas no lugar certo, que tenha conhecimento e seja de conduta ilibada, em qualquer outra area de conhecimento pode se encontrar um bom gestor com perfil tecnico, se vc é professor como rotula deve saber disso, temos o estudo interdiciplinar, que nos condiciona a conhecimentos globalizados, está sua visão é monocratica em relação a gestão publica, nã venha com esses textos sem fundamentos , precisa fazer urgentimente uma resciclagem, amigo, seus conhecimentos estão ultrapassados, não estão acompanhado a evolução da mega globalização e sua visão continua atrelada ao seculo XX, Voce sabe que nimguem governa sozinho, agora que tem que dá um basta nesses politicos viciados e corruptos que mamão nas tetas do estado ao longo dos anos vc a de convir comigo, precisa-se de mudança, pode ser com Flavio ou com qualquer outro venha mostrar o novo, não com aqueles em que a s cadeiras giram em circulo e os postulantes são os mesmos. Bastaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    • Caio Hostilio disse:

      Se fosse assim o PCdoB não teria feito do Ministério do Esporte um atro de corrupção. Você não acha? Esse teu discurso é que não cola, meu amigo. Quando foi que num curso de direito se estudou em sua essência O&M, Logística, matemática financeira, orçamento, fluxogramas, organogramas? Viveu no passado? KKKKKKKKKK. Até hoje presto consultória nas áreas em que sou especialista meu amigo. Por outro lado, não estou dizendo que o flávio não pode exercer um cargo majoritário, pois como você bem falou, basta que ele saiba montar uma equipe com excelentes técnicos, coisa que não vemos no Brasil, visto que a política brasileira é feita de conchavos eleitorais. Por isso, nos meus textos sempre chamo a atenção do Holanda para que ele escolha suas equipes das cinco áreas principais. Pois se ele tivesse ao seu lado um bom consultor, com certeza ele já tinha feito isso. O problema é que aqui não sabem analisar um questionamento crítico, camarada, ainda estão no XVIII e levam tudo para o lado da politicalha, quando estou chamando a atenção para o bem. Se pegarem os meus textos e levarem para qualquer técnico, com certeza eles dirão que estou com a razão. Pena que me virão apenas como inimigo. Eu não sou inimigo de ninguém, apenas quero o bem da cidade onde moro.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog