Diretoria da OAB distancia jovens advogados da Instituição, diz Roberto Feitosa

Publicado em   18/out/2012
por  Caio Hostilio

Mais de 70% dos advogados ativos no Estado são jovens e a maioria não se identifica com a atual gestão da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA). A afirmação é do candidato à presidência da entidade, Roberto Feitosa, que se reuniu, nesta quarta-feira, 17, com parte dos 60 integrante da chapa “A Ordem é o advogado”, com a qual concorre às eleições, previstas para o dia 23 de novembro.

“Pretendemos abrir a OAB aos jovens advogados, que possuem significativa e crescente participação na profissão, mas pela falta de apoio dos atuais dirigentes da Ordem têm enfrentado grandes dificuldades no mercado de trabalho”, aponta Feitosa, que é candidato às eleições para presidência da Ordemo dos Advogados do Brasil (OAB-MA).

APOIO – Feitosa disse que é obrigação da OAB apoiar os advogados que ingressam no mercado de trabalho. “A direção da Ordem não cumpre o seu papel e não é sem razão que está existindo pela primeira vez, no Maranhão, a proletarização da profissão, ou seja, os profissionais em início de carreira não conseguem se estabelecer no mercado de trabalho e sobreviver dignamente”, critica.

Segundo o candidato, por conta da omissão da diretoria da Seccional, o jovem advogado enfrenta inúmeras dificuldades na carreira. “Se a profissão tem sido dificultosa para todo e qualquer profissional de advocacia, ela é maior ainda para os jovens advogados, que não vêm recebendo da OAB o suporte necessário para impulsionar a carreira”, frisa.

Ele aponta, no entanto, que os jovens profissionais não devem desistir, pois, afinal, a profissão está para todos. “O sol nasce para todos, desde que se queira e se ouse ser acalentado pelo próprio sol. Não desistir, essa é a regra básica. Cada vez mais é necessário o advogado se reunir e se somar aqueles que querem uma OAB melhor”, assinala.

O advogado disse que o militante jovem não pode ser um advogado isolado, ou seja, o profissional do “eu sozinho”, e sim buscar a companhia, a solidariedade e a união com os que lutam por uma OAB forte e voltada para a classe.

CHAPA – Ao registrar a chapa “A Ordem é o advogado” na terça-feira (16), Roberto Feitosa agradeceu as manifestações de apoio e destacou a participação do advogado  Charles Miguez Dias – que concorre como favorito na eleição da subseção de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão.

A chapa – a primeira a ser registrada – é integrada por 60 advogados, alguns atuam na atual direção da OAB, mas chegaram a romper com o presidente, por discordarem da sua gestão.

  Publicado em: Governo

2 Responses to Diretoria da OAB distancia jovens advogados da Instituição, diz Roberto Feitosa

  1. Timóteo Fonseca Del Porto disse:

    Não podia ser diferente. O trio Mário Macieira, Ulisses Sousa e Valéria Lauande são donos dos maiores escritórios de advocacia varejista da Ilha, e é óbvio que eles não têm interesse de proteger jovens advogados, pois é desse público que eles pegam os empregados deles, e lhes pagam salários de miséria, ao mesmo tempo em que cobram tarefas estressantes e ainda querem enganar a legislação trabalhista contratando os jovens causídicos como “associados” ao invés de lhes assinar as CTPS. Tanto assim que, para presidir a comissão dos jovens advogados, colocaram nada menos do que Klebinho, herdeiro de grande bancada de advogados (dr. Kleber Moreira). Até na comissão de defesa de prerrogativa colocaram outro dono de escritório, o Carlos Sérgio. Os advogados jovens e empregados, que sofrem no mercado de trabalho, só são agraciados com shows artísticos (pagos com anuidades) ou festinhas. Representatividade e proteção, que é bom, nada!

  2. 007 disse:

    Ainda e bom dizer que essa turma do Macieira e contra a lei que protege os estagiários, pois sabe que a nova lei limita o número de estagiários nos escritórios de advocacia, justamente o que eles nao querem. No fundo o que eles querem e isso, muitos estagiários e advogados baratos em seus escritórios.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog