Alunos do Helena Antipoff representarão o Maranhão nas Paralimpíadas 2012

Publicado em   30/set/2012
por  Caio Hostilio

Alunos e professores do Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff, escola da rede estadual de ensino, localizada no bairro Ipase, irão representar o Maranhão nas Paralimpíadas Escolares Brasileira 2012, que acontece no período de15 a20 de outubro,em São Paulo.

Os alunos, que irão participar na modalidade atletas com deficiência intelectual, foram selecionados durante os Jogos Paraolímpicos Maranhenses (ParaJEMs), realizados no mês de agosto pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). Os alunos do Helena Antipoff  foram destaques em todas as modalidades da competição maranhense.

Segundo a professora de Educação Física da escola, Mara Portela, os alunos maranhenses competiram em várias modalidades e o resultado foi transmitido nas medalhas que eles trouxeram (ouro, prata e bronze). Para ela, o incentivo à prática de atividades esportivas é muito importante para a construção desses jovens no que tange o processo de inclusão social e educacional.

“Os nossos alunos participaram em várias modalidades e trouxeram muitas medalhas para a escola. Essa integralidade que buscamos fazer entre a educação e o esporte dentro da escola possibilita a esses alunos um novo olhar em relação à busca pela inclusão social e educacional, além de contribuir na construção de campeões para o Maranhão e Brasil”, comentou.

As Paralimpíadas Escolares 2012 são destinadas a alunos com deficiência física, intelectual e visual, na faixa etária de12 a19 anos, que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, que participam por meio de representações enviadas pelas vinte e sete unidades da federação.

Durante a competição, os atletas participarão de dez modalidades esportivas reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional e a expectativa de participação é de 2 mil pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes de 27 unidades da federação.

No aspecto técnico, as Paralimpíadas Escolares 2012 foram a base de referência para a escolha de atletas, de acordo com o Planejamento Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, para formação da equipe nacional que estará nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

Atletas

O aluno Marlon Soares Ribeiro, ouro nos 100m rasos do ParaJems 2012, comentou que está ansioso para o início da competição e está treinando para trazer a medalha de ouro para o Maranhão. “Estou me preparado e vou para essa competição com a certeza que irei ganhar a medalha de ouro para a nossa escola e estado”, declarou.

O entusiasmo de Charliene Mota Leite, medalha de prata no Tênis de Mesa do paraJems 2012, não é diferente. A aluna-atleta declarou que vem se preparando com muita garra nos treinos e espera ter uma grande participação no evento esportivo, assim como todos os seus companheiros. “Estamos treinando firme e esperamos ter um bom rendimento na competição. As nossas professoras estão de parabéns por terem nos ajudado a conseguir a nossa participação nas Paralimpíadas Escolares2012”, ressaltou.

  Publicado em: Governo

2 Responses to Alunos do Helena Antipoff representarão o Maranhão nas Paralimpíadas 2012

  1. Antonio Lima disse:

    “paralímpico’ ou paraolímpico?
    Esse mundo estar cheio de modismos, até a nossa presidenta achou que tem “poder” para mudar a língua através de decreto… E agora não se sabemos mais como agir diante a tantos modismos, que impõe sobre nossas cabeças esse “novo” temo: “paralímpico”.
    Afinal, como devemos chamar: paraplégico, paramilitar, já que paraolímpico agora virou “paralímpico”?

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog