O que fazer para convencer esses 20% de eleitores indecisos e branco-nulos? Eis a questão!!! O próximo prefeito será eleito com menos de 50% dos votos dos eleitores… Isso é democrático?

Publicado em   21/set/2012
por  Caio Hostilio

Os resultados das pesquisas mostram claramente que nenhum dos candidatos que disputam a Prefeitura de São Luís não conseguiu convencer um percentual de eleitor ludovicense que possa deixá-lo numa situação de tranqüilidade.

O prefeito atual, João Castelo, ficou a casa dos 30% e se tirarmos a luta dos vereadores que estão ao seu lado, com certeza ele estaria com um percentual bem inferior.

Castelo é o único candidato que conseguiu agregar o maior número de candidatos a vereador em torno de sua candidatura. Os candidatos a vereador de todas as coligações dos demais candidatos, em sua maioria, estão com o atual prefeito.

Nas coligações de Washington Oliveira, Edivaldo Holanda Junior, Tadeu Palácio e, principalmente, de Eliziane Gama, os candidatos a vereador fazem campanha direta ao prefeito Castelo.

Ao eleitor desavisado isso funciona como uma pluma e ajuda manter o prefeito Castelo nesse percentual. Por outro lado, existem os eleitores atentos, que vêem nessa manobra um jogo sujo e de traição… Isso ajuda no crescimento do percentual de indecisos e nos que irão votar em branco/nulo.

Pelo percentual do atual prefeito, fica mais que evidente que o ludovicense não comunga com sua gestão. Mas apostar em quem?

Por mais que seus coordenadores tentem vender o Edivaldo Holanda Junior como o representante da mudança, o eleitor não ver dessa forma e olha com muita desconfiança, por isso continua com um percentual que não representa nada de novo e não consegue agregar para si os votos dos indecisos e dos branco-nulos.

Washington Oliveira é outro que não consegue buscar os votos desses indecisos e dos branco-nulos. O eleitor não conseguiu assimilar sua candidatura e isso é algo difícil de mudar na concepção do eleitorado, haja vista que o candidato tem que trabalhar contra seus adversários e ao mesmo tempo passar para o eleitor que é candidato de fato.

Saber para quem vão esses 20% de votos é algo que nenhuma pesquisa poderá dizer. Tudo vai depender da luta dos próprios candidatos nessa reta final, para tentar convencer que é o melhor para São Luís.

Para tristeza da democracia, tudo leva a crer que o próximo prefeito de São Luís será eleito com menos de 50% dos votos do eleitor ludovicense, ficando, evidenciado, que ele não será o prefeito da preferência da maioria… Isso não é democracia!!! Por isso sou contra ser eleito apenas pela contagem dos votos válidos.

Se a população se recusa a votar, é porque nenhum dos concorrentes convenceu os eleitores de ele será um gestor comprometido com a coisa pública.

Já disse aqui, em várias oportunidades, que em centros com mais de 1 milhão de habitantes, segundo estudos científicos, os eleitores conscientes não apostam em candidatos que não tenham conhecimento em gestão pública, haja vista que essas pessoas querem ações de curto e médio prazo. Elas não apostam mais em novidades, que se não derem certo, trocam depois de quatro anos.

  Publicado em: Governo

2 Responses to O que fazer para convencer esses 20% de eleitores indecisos e branco-nulos? Eis a questão!!! O próximo prefeito será eleito com menos de 50% dos votos dos eleitores… Isso é democrático?

  1. gold price disse:

    Ranking O PT é o partido que mais controla prefeituras entre as 22 analisadas: tem 6 desses prefeitos. Mas essa liderança não se traduz em força para o partido. O PSDB, com só 1 prefeito, tem mais candidatos competitivos que o PT (10 contra 8). São competitivos os políticos em 1º lugar nas pesquisas ou que estão em 2º e têm chances de disputar segundo turno.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog