Para exploração e refino do petróleo brasileiro falta mão de obra especializada… Tem gente querendo doar essa riqueza para os estrangeiros!!!

Publicado em   18/set/2012
por  Caio Hostilio

Ontem, no Jornal da Globo, vi uma matéria bem tendenciosa sobre a exploração e refino do petróleo no Brasil.

Apenas 5% da bacia sedimentar brasileira vêm sendo explorado o petróleo, por que as licitações não foram feitas com o capital estrangeiro, que ainda são da época do governo de FHC. A exploração do pré-sal é ainda menor!!!

O problema brasileiro é a falta de equipamentos e, principalmente, de mão de obra especializada… Como aumentar a produção brasileira de gasolina? Concordo!!!

Sabe-se que o Brasil tem petróleo suficiente para produzir a gasolina que ele precisa e ainda exportar grande parte da produção, mas falta à exploração e o refino, coisa que ainda não foram alcançadas pelo país. Essa é minha concepção, mas a dos “especialistas” é sempre favorável a entrega ao capital estrangeiro. Por quê? Qual seria o lucro desses camaradas?

Na verdade, o Brasil parece estar longe da tecnologia necessária para explorar e deficiente na mão de obra especializada para refinar uma produção em grande escala, mas ele chega lá e não precisa entregar a riqueza dos brasileiros para os estrangeiros. CHEGA!!!

Alguns especialistas afoitos acham que o Brasil já deviria ter dado ao capital estrangeiro tanto a exploração quanto o refino.

Isso seria uma tragédia!!! O país poderia crescer economicamente com certeza, mas seu povo continuaria miserável, haja vista que os louro$ iriam para empresas e empregados estrangeiros.

O certo é que o Brasil precisa se especializar tanto na exploração quanto no refino, além de investir na mão de obra brasileira e não estrangeira… A riqueza pertence aos brasileiros!!!

Ontem, ouvi o Adriano Pires, diretor do CBIE, dizer: “… Poderia atrair para o Brasil investimentos privados em refino e, ao invés de a Petrobras gastar o dinheiro dela na construção de novas refinarias, ela podia usar isso para aumentar a produção de petróleo e o privado investir em refino”. Esse camarada é brasileiro? Esse camarada pensa no povo brasileiro? Ou esse camarada apenas está pensando no lucro, seja lá de quem for?

Então, que o governo brasileiro deixe o petróleo do pré-sal descansar em beco esplendido, mas dar o que é nosso para o capital estrangeiro chega!!! Bastam as doações que seu FHC já fez!!!

  Publicado em: Governo

2 Responses to Para exploração e refino do petróleo brasileiro falta mão de obra especializada… Tem gente querendo doar essa riqueza para os estrangeiros!!!

  1. Biné Garcez disse:

    Calma meu caro Caio.Não voltemos ao “Petroleo é nosso”da era Vargas.Entendo sua justa preocupação mas,no mundo globalizado com transferencias de tecnologias e contratos que defendam os interesses nacionais,porque não?no Oriente Médio não tem nenhuma empresa petrolífera árabe,são as “sete irmãs”(ocidentais).Sei que, o debate deve ser mais aprofundado,afinal nós(Petrobrás) temos uma das melhoras teconologias de prospecção em águas profundas do mundo.Agora,deixar “deitado em berço esplendido”?Jamais.Um abraço.P.S.Bom tema para debate.

    • Caio Hostilio disse:

      Agora, entregar para o capital estrangeiro sem que o povo brasileiro não ganhe nada, mesmo o país passando para 3ª ou 2ª economia do mundo não representa nadica de nada… O povo não podo continuar miserável!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog