E com as enfermidades complicadas e os cirúrgicos, como fica Castelo? SES firma protocolo para encaminhamento de pacientes transportados pelo SAMU para as UPAs… Vão para tristeza, Socorrões!!!

Publicado em   07/set/2012
por  Caio Hostilio

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) firmou, nesta quinta-feira (6), com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís o Protocolo de Atendimento e Fluxo de Encaminhamento de Pacientes entre as Unidades de Pronto Atendimento 24 (UPAs) do Araçagi, Parque Vitória e Itaqui-Bacanga e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

De acordo com o documento, os encaminhamentos serão feitos conforme a gravidade do paciente a ser diagnosticada de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Assim, o atendimento primário do usuário do Samu e sua remoção para as UPAs do Araçagi, Parque Vitória e Itaqui-Bacanga utilizará os protocolos de avaliação e classificação de potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento do paciente. Para tanto, a equipe do Samu utilizará a classificação das cores “vermelho”, “amarelo”, “verde” ou “azul”, ou seja, do mais grave para o menos grave.

Poderão ser encaminhados para as UPAs os pacientes classificados em situação de risco “amarelo” ou “verde” (casos clínicos como dor abdominal intensa, febre alta e enxaqueca). Ainda de acordo com o documento, os usuários do Samu classificados em vermelho (casos graves, como infartos ou derrames) podem ser atendidos nas UPAs apenas para a estabilização imediata e permanecerão sob a responsabilidade do Samu, que deverá providenciar a remoção para as unidades municipais de referência, que são os hospitais Socorrão I, Socorrão II e Hospital da Criança.

Os pacientes classificados como “azul” – como constipação intestinal ou outras queixas crônicas que devem ter acompanhamento ambulatorial – não poderão ser encaminhados para as UPAs, pois poderão receber assistência do próprio Samu.

As ambulâncias do Samu também não levarão para as UPAS os pacientes politraumatizados ou que necessitem de procedimentos cirúrgicos, já que as unidades de pronto atendimento não realizam cirurgias.

  Publicado em: Governo

8 Responses to E com as enfermidades complicadas e os cirúrgicos, como fica Castelo? SES firma protocolo para encaminhamento de pacientes transportados pelo SAMU para as UPAs… Vão para tristeza, Socorrões!!!

  1. Antonio Lima disse:

    Professor, se uma pessoa for acidentada e sofrer traumatismos não pode ser levada para uma UPA, “amarelos” e “verdes” só podem ser encaminhados “… apenas para a estabilização imediata e permanecerão sob a responsabilidade do Samu, que deverá providenciar a remoção para as unidades municipais de referência, que são os hospitais Socorrão I, Socorrão II e Hospital da Criança.se… só pode ser levada para UPA estabilização…”
    E eu que pensava que essa unidades servisse para atender as pessoas que necessitassem de atendimento para tratar de problemas de saúde.
    Pelo visto, só pode ser encaminhado para essas unidades pessoas com dor de unha…
    Durma-se com uma politicalha, digo, política dessas!

    • Caio Hostilio disse:

      Antonio, pelo amor de Deus!!! O nome já diz: Unidade de Pronto Atendimento e não Hospital de Urgência e Emergência… As UPAs foram criadas exatamente para desafogar esses hospitais com problemas de baixa complexidade e não de média complexidade (cirurgia) e alta complexidade… é preciso entender melhor do SUS!!!! UPAs não são hospitais!!! Elas servem para estabilizar pacientes e atender pacientes com doenças do tipo viral, cardiologica, arterial, asmática… Portanto, não é politicalha… Politicalha são os gestores que recebem recursos para manter os hospitais de urgencia e emergência em funcionamento, e não fazem isso…

      • papagaio verde disse:

        caio, você está por fora da regulamentação da UPA… Leia aqueles textos que te mandei e conheça o projeto inicial de criação das UPAS… Alias, mostre ao secretário estadual tambem, pois ou ele está por fora, ou está se aproveitando do projeto federal para fazer política…

        • Caio Hostilio disse:

          Quando foi que UPA era para ter centro cirúrgico? como te falei diversas vezes? Isso nunca existiu e nunca irá existir… Eu te falei e vou teimou e teima ainda e não existe nenhuma UPA no Brasil com centros cirurgicos… Essa prática é de média e alta complexidade, ou seja, onde estão cirurgiões… Não continue com sua deimosia… Mandar nada para ninguém, pois isso é completamente fora de contexto, haja vista que é o mesmo que exigir que unidades mistas tenham centro cirurgicos…

  2. Paulo Cesar disse:

    Ora amigo “ficha suja” ele já ficava com isso antes e vai continuar ficando.

  3. marisa disse:

    E VAI PARA ONDE, ME RESPONDA SE PUDER? VC FALOU PARA TRISTEZA OS SOCORRÕES, MEU CARO SERIA MAIS TRISTE AINDA SE NÃO TIVESSE OS SOCORRÕES, SABE PORQUE MEU QUERIDO, SE VC NÃO SABE NOS INTERIORES NÃO EXISTE HOSPITAIS EQUIPADOS, APENAS PREDIOS INAUGURADOS E DEIXADOS A MOSCA SEM MÉDICO E SEM EQUIPAMENTOS, O QUE ROLA NA REALIDADE É MUITA PROPAGANDA ENGANOSA DA TUA QUERIDA GOVERNADORA, NA PROPRIA CIADADE DO SECRETARIO NO CASO COROATÁ, OS SOCORRÕES RECEBEM TODOS OS DIAS PACIENTES DESSE MUNICIPIO, E OUTROS TANTOS E O QUE ACONTECE O POVO DE SÃO LUIS, FICA AS VEZES DESSASISTIDOS E AS PREFEITURAS DO INTERIOR DESVIANDO O DINHEIRO DO SUS, OLHA QUE UM HOSPITAL JÁ PEGOU FOGO, E O DINHEIRO VC SABE EM QUE FOI EMPREGADO, NO MEGA SHOW, TE TOCA AMIGO, ANTES DE FALAR BESTEIRA, CONHEÇA A REALIDADE DA SUA CIDADE.

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….. É mesmo? Se não fosse os hospitais do interior, as Upas e os hospitais do estado na capital, o povo já tinha morrido pela metade… Você pensa que está debatendo com algum idiota que cai nas balelas de Caostelo? Te orienta!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog