Maranhão é o terceiro estado no país a contar com resgate aeromédico

Publicado em   06/set/2012
por  Caio Hostilio

O Maranhão é o terceiro estado no país a dispor de Resgate Aeromédico. Os outros dois são Paraná e São Paulo. A primeira turma para a realização desse serviço no estado foi certificada, na manhã desta quinta-feira (6), em solenidade ocorrida na sede do Grupo Tático Aéreo (GTA). Nove médicos e 11 enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foram capacitados para atuar no transporte e resgate com utilização de helicópteros do GTA – conforme as exigências do Conselho Federal de Medicina (CRM), bem como as regulamentações aeronáuticas e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).  

A solenidade de formatura foi presidida pelos secretários de Estado Ricardo Murad (Saúde) e Aluisio Mendes (Segurança Pública) e contou com a participação do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco Silva; da delegada geral de Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende; do coordenador geral do Grupo Tático Aéreo (GTA), Delcimar de Oliveira Silva; da gestora de Ações e Serviços de Saúde da SES, Maria do Socorro Bispo, familiares e convidados dos formandos.

Ricardo Murad parabenizou os médicos e enfermeiros que participaram voluntariamente do Curso de Resgate Aeromédico, o que vai possibilitar um trabalho mais eficiente no resgate aéreo dos pacientes. O transporte aeromédico é uma atividade que exige alto grau de especialização dos profissionais, tendo em vista que o traslado pode, em alguns casos, agravar o estado clínico do paciente. “Por isso, selecionamos profissionais com altíssima capacitação e muita experiência em atendimento de urgência e emergência”, completou o gestor estadual de Saúde.

A capacitação foi realizada em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. “Quero registrar a minha admiração e apoio incondicional ao trabalho que vem sendo realizado pelo sistema de Segurança Pública na destruição das estruturas do crime organizado no estado”, ressaltou Ricardo Murad.

Aluisio Mendes enfatizou que a metropolização de São Luís e o crescimento de outros municípios do Maranhão demandaram a necessidade dos órgãos estaduais disporem de um mecanismo de resgate mais eficaz, em relação ao tempo de deslocamento. “Este helicóptero, dotado de duas UTIs completamente montadas, é um dos mais modernos do país e vai contribuir para uma abrangência mais ampla e eficiente no resgate de pacientes, antes exercido com muita competência e sem estrutura adequada pelos homens do Corpo de Bombeiros”, acrescentou.

O curso teve duração de 80 horas aula, com as disciplinas de terminologia aeronáutica, conhecimentos técnicos, segurança de vôo, fisiologia de vôo, fraseologia operacional, adaptação ao meio líquido, embarque e desembarque de helicópteros, resgate em locais de difícil acesso e assistência ao paciente aerotransportado.

 O médico Antonio Borba Lima, que era um dos formandos, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade de participar do curso e relembrou as dificuldades enfrentadas durante a qualificação. “Todo o processo de transformação pelo qual fomos submetidos nos incentivou ainda mais a prosseguir nesta missão de salvar vidas”.

  Publicado em: Governo

8 Responses to Maranhão é o terceiro estado no país a contar com resgate aeromédico

  1. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    PARABENS!!! Mesmo discordando da grande maioria das ações de Ricardo Murad, isso aí , sim , é avanço, mas desde que o helicóptero não dê prioridade a sarney e famíglia, pra ir a Curupu, quando tiver paciente grave.
    Por outro lado, gostaria de mostrar alguns dados ao secretário Ricardo Murad, que falta ele “conhecer” sobre o Maranhão:
    Alguns dados do IBGE e do Ministério da Saúde :
    último lugar na relação de médicos por habitantes;
    segunda maior taxa de mortalidade infantil- 39,2 por mil nascidos vivos;
    primeiro lugar em óbito fetal – 14,3 por mil nascidos vivos;
    penúltimo lugar em expectativa de vida ao nascer;
    quinto lugar em casos de hanseníase;
    terceira pior cobertura vacinal contra a poliomielite.
    Por que 50 anos de mando e desmando não reverteram isso ?

    • Caio Hostilio disse:

      É… Aí entra os politiqueiros canalhas e safados que não cobram dos 217 gestores públicos municipais suas responsabilidades, que recebem seus recursos do SUS e não aplicam corretamente… Ai aparecem vários incautos, que desconhecem totalmente tudo sobre gestão pública e esferas governamentais e acha que a responsabilidade é apenas de um gestor… Isso é politicalha, hipocrisia e canalhice… É preciso mudar e cobrar onde foram parar os bilhões e bilhões recebidos pelos gestores municipais, que anualmente supera cinco vezes o orçamento anual do Estado… Isso não é incrível? Será se todos esses recursos fossem aplicados corretamente existiria esse índice de mortalidade, o baixo índice de IDH? Então, camarada, não venha com esse debate pra cima de quem conhece muitooooooo de administração pública!!!!

  2. Juliana Brito disse:

    Erros grosseiros e propositais:
    1) Os médicos que ali estão não são da Sec de Saúde do Estado e sim do SAMU 192, ligado á Sec de Saúde do Município de SLZ.
    2) Estes médicos acima não são “profissionais com altíssima capacitação e muita experiência em atendimento de urgência e emergência” e sim aqueles que aceitaram os convites insistentes no SAMU, inclusive há vários recém-formados sem formação alguma e advindos do UNICEUMA.
    3) Já há serviços de aeromedico em 14 Estados, inclusive PA, RN e PE.
    4) Os médicos oficiais da PMMA e CBMMA nunca aceitaram trabalhar nas ambulâncias e muito menos aceitariam em aeronaves. O MA é o único Estado onde não médicos ou enfermeiros nas ambulâncias dos bombeiros.
    5) Muita gente boa do SAMU não aceitou participar do curso, pois se sabe que o GTA já passou por vários problemas técnicos ou mecânicos, inclusive tendo já caído com o Dr. José Reinaldo Tavares (só o governador da época)…

  3. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    Sabe qual é o teu maior problema,Caio? Tu recebes uma migalha, perante um bando de ladrões que tu defendes, com tanto empenho, pois o que eles roubam daria pra te pagar um salário maior. Tu diz ter lutado contra a Ditadura Militar, pela redemocratização do País etc etc. Mas não sente constrangimento algum em defender Sarney, um cara que foi aliadíssimo dos milicos. Diz e faz pensar que tem ojeriza à corrupção e aos bandos de ladrões que infestam a política maranhense, mas tem coragem para defender um Magno Bacelar da vida, ladrão descarado do dinheiro público e capaz de tudo pelo poder e o dinheiro. Por outro lado, fala tanto em gestão pública e logística, mas sequer tem a ombridade de criticar os tão propagandeados “hospitais” de Ricardo Murad, que , de 72 prometidos, ainda não ficaram prontos nem 36( sem trocadilho e sem propaganda), o que contraria a tese tua de que Ricardo é um bom gestor.
    Também tu não tens pudor em atacar a honra e a dignidade daqueles que sonham em transformar o Maranhão numa terra de todos, sem um único senhor, como hoje é o caso. Exemplifica isso essa tua asquerosa implicância com quem verdadeiramente representa mudança, como Flávio Dino e Edivaldo Holanda Junior.
    Por fim, e tão ou mais grave, NÃO RESPEITA TEUS LEITORES, usando impropérios que mais fazem pensar que estamos num tatame de UFC do que num espaço democrático, apesar de virtual.
    Pense nisso, leia mais filosofia ao invés de “logística e gestão”. Talvez tu vais ver, a partir de uma visão mais espiritual e sublime, que não vale a pena sentar e conviver com LADRÕES, ainda que nos paguem…

    • Caio Hostilio disse:

      Filosofando? Buscando questionamentos críticos? Caramba!!! Você, já parou e pensou o porquês de você defender um bando de falsos moralistas, que se uniu a essa mesma corja? Que tal um Flávio Dino ser eleito com votos de Tuntum, sem nunca ter pisado os pés lá? Isso é ético, moral e honesto? Ele ter defendido Tema na rapina com unhas e dentes, já como deputado, mesmo sabendo de toda roubalheira, assim como a de magno bacelar – que nunca foi preso – é ético e honesto? Se juntar a Humberto Coutinho e José Reinaldo, que pagou por pontes que não vão e vem de lugar algum (Operação Navalha) é normal? Esses camaradas defenderam a Lei do Cão, que acabou com os salários dos professores, é normal? Um cara que anda com um espécie como Dedé Macedo é normal? Um homem que se diz ético e moralista, libertador do maranhão e outras coisas mais, pode defender uma reeleição de Zé Arlindo em Pinheiro? Um ladrão!!! Ora bolas!!! Que questionamento crítico mais fora de propósito esse!!! Basta buscar a historicidade de cada um… Eu, por exemplo, nunca exerci nenhum cargo eletivo comprado. Por isso, continuo dizendo: tanto os sarneys quanto os antisarneuys são canalhas, pois se calam diante do sumiço dos bilhões e bilhões que vêm para os municipios maranhenses porque precisam desses gestores para se elegerem… Isso é hipocrisia!!!! Eu não preciso, porque não sou político, ou melhor, politiqueiro, com fome pelo poder!!! Ah!!! Convivem sim com ladrões e como convivem!!!! Apenas uma lembrancinha… As farras dos convênios espúrios com entidades fantasmas em 2006, que serviu para eleger diversos deputados federais ligados josé reinaldo… É… vamos em outra!!! O ministério do Esporteeeeeeeeeeeeeee

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog