O debate sobre educação é pobre, fora de contexto, politiqueiro, medíocre…

Publicado em   05/set/2012
por  Caio Hostilio

Falam em escola de tempo integral sem ter nenhum conhecimento de causa… Quando entram em uma das etapas da educação, que é de responsabilidade municipal, aí vemos o quanto os camaradas são completamente analfabetos no que tange educação…

O mais irritante nesse Estado são os politiqueiros entrarem nesse debate sem argumentos plausíveis e que se sustentem nos princípios educacionais e nas leis que regulamentam a educação nesse país, principalmente a LDB 9394/96.

Mas voltemos à eleição para Prefeito de São Luís.

O candidato Edivaldo Holanda Junior, que se diz representante da mudança, além de ser filho de dono de instituição de “ensino infantil”, disse em seu programa eleitoral que irá criar várias creches!!! Meu Deus!!! O rapaz se diz representante da mudança e quer continuar a criar depósito de crianças, somente para que suas mães possam ir trabalhar de empregadas domésticas e diaristas!!!

Holandinha, mudança de fato seria criar escolas de ensino infantil, onde existissem todas as etapas cognitivas e, principalmente, a “alfabetização”, que é o pilar da vida educacional de todo cidadão… A educação Infantil é de responsabilidade das prefeituras, coisa que os politiqueiros não sabem e não cobram!!!

Caso a pré-escolas apresentassem médias de níveis de qualidade insatisfatórios; os níveis de qualidade mais comprometidos se refletiam no ensino fundamental, que também é de responsabilidade das prefeituras, coisa que os politiqueiros não sabem e não cobram!!!

Caso fosse cobrado o ensino infantil, a evolução no atendimento à faixa etária anterior aos 7 anos, no Brasil, tanto no que se refere à expansão do número de matrículas quanto ao quadro legal e institucional seria algo de qualidade e não de quantidade.

É preciso saber que a Constituição Federal de 1988 reforçou deu legitimidade a esses processos. A responsabilidade atribuída aos municípios, de oferecer esse atendimento com prioridade, coisa que não vemos.

Os politiqueiros não cobram nada!!! É preciso que esses incautos exijam dos prefeitos da necessidade de formação dos professores de educação infantil em cursos superiores, o mesmo requisito exigido para os professores das séries iniciais do ensino fundamental.

É brincadeira o debate sobre escola de tempo integral!!! Darcy Ribeiro, SOCORRO!!! É necessário saber primeiramente que o grande papel do Educador consiste em resgatar a esperança na educação, no ensino, nos educandos e em si mesmo, a começar pela humanização das práticas pedagógicas e de uma efetiva gestão democrática e participativa nas escolas, em que todos se reconheçam como gestores e partícipes desse processo que é uma construção coletiva.

O ambiente escolar deve ser prazeroso, afetivo, atraente… A escola deve ter objetivos claros, linha pedagógica, ser humanizada, pois só assim poderá se tornar de tempo integral… Escola de tempo integral não é deposito de criança, aula de reforço, como se fosse professor particular e nem tampouco local de lazer!!! Os objetivos devem ser claros e bem desenvolvidos. As atividades pedagógicas devem ser diversificadas, criando oportunidades de aprendizagens para todos, com novas metodologias…

Pensem antes de falar abobrinhas em seus programas eleitorais, viu Holandinha, haja vista que você não está falando somente para os eleitores que podem ser enganados com promessas fácies, porém ordinárias!!!

  Publicado em: Governo

2 Responses to O debate sobre educação é pobre, fora de contexto, politiqueiro, medíocre…

  1. erick disse:

    mas que mania essa de querer que o Edivaldo já tenha feito tudo que está prometendo fazer. tá virando uma perseguição tosca, sem fundamento e razão. ou você esquece que seu candidato tbm prometeu escola em tempo integral e que conhecimento de causa ele tem disso? E até onde sei, as creches educam sim, é papel delas. Pode não acontecer agora na gestão de castelo, mas em uma que se comprometa realmente com a educação infantil e a educação em geral. as creches vão atuar nesse sentido TANTO para permitir que as mães trabalhem, como domésticas ou que for [que mal tem?] e QAUNTO para trabalhar o desenvolvimento psico-social dos pequenos.

    • Caio Hostilio disse:

      KKKKKKKKKKKKKJKKKKKIKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Creches comunitárias alfabetizando, com professores de nível superior… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…. Você acha que está debatendo com quem? Algum imbecil… Aguarde o próximo texto para que o Holandinha, que é dono de uma pré-escola dê uma explicação sobre isso…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog