Qual peemedebista será o presidente? PT e PMDB confirmam acordo que coloca PMDB na presidência da Câmara em 2013

Publicado em   09/ago/2012
por  Caio Hostilio

Correio Braziliense

Os presidentes do PT, Rui Falcão, e do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), selaram na noite desta quarta-feira (8/8) um acordo para que os dois partidos apoiem um peemedebista para a presidência da Câmara, na eleição que ocorrerá no inicio de fevereiro de 2013. O pré-acordo entre os partidos foi feito por ocasião da eleição do petista Marco Maia (RS) para a presidência da Câmara no ano passado.

No pré-acordo ficou estabelecido que nos dois primeiros anos dessa legislatura, a Câmara fosse presidida por um petista e nos dois anos finais por um peemedebista. Na reunião de hoje, em que esteve presente o vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, compareceram também diversas lideranças das duas legendas, os presidentes dos partidos confirmaram que o acordo será respeitado.
“Se fez uma reunião para ratificar um acordo que já estava escrito e assinado por mim e pelo então presidente do PT, José Eduardo Dutra. O presidente do PT [Rui Falcão] achou melhor ratificarmos o documento para não deixar dúvidas de que a próxima presidência da Câmara dos Deputados será de um candidato do PMDB”, disse Temer. Ele negou que houvesse riscos de o acordo ser quebrado e ressaltou que, nas últimas eleições, os dois partidos têm se revesado na presidência da Casa.

Já o presidente do PT disse que a ideia é evitar especulações sobre acordo. “Sacramentamos o acordo de que o PT irá apoiar o candidato do PMDB”. Falcão ponderou, no entanto, que o acordo não vale para a disputa pela presidência do Senado.

Comentário do Blog: Mas Rui Falcão esquece apenas de um detalhe: No Senado, é de praxe presidir aquela Casa o partido que tem a maior bancada e o PMDB é soberano, além de ter o apoio maciço da maioria esmagadora dos partidos da base aliada e dos de oposição. Parece que o presidente do PT esquece, ainda, que o DEM tem tudo para fundir com o PMDB, dando-lhe, com isso, mais assentos e força no Senado…

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog