Informativo

Publicado em   06/jul/2012
por  Caio Hostilio

Nota Oficial – ref.: indicação Valec

Esclarecemos que é totalmente improcedente notícia publicada hoje na Folha de São Paulo quando afirma que o Sr. José Francisco Neves “entrou para a estatal (Valec) com aval de Sarney”. O presidente José Sarney não tem nenhuma participação, não indicou sequer foi consultado, quanto à condução deste senhor à presidência da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A..

Fernando Cesar Mesquita

Secretaria de Comunicação Social do Senado

Secretário Luis Fernando Silva entrega retroescavadeiras a municípios

Noventa e nove municípios maranhenses, cuja população é menor que 50 mil habitantes e integram o Programa Territórios da Cidadania, receberam nesta sexta-feira (6) retroescavadeiras entregues pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, que na ocasião representou a governadora Roseana Sarney, e pelo representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Sergio Lopes.

As máquinas vão reforçar a infraestrutura dos municípios, melhorar as condições de escoamento da produção da agricultura familiar,bem como a circulação de bens e serviços. A ação beneficia cerca de 1 milhão de moradores da zona rural do estado.

As retroescavadeiras foram doadas ao Maranhão pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, um investimento de R$ 17,5 milhões. As máquinas foram adquiridas para a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Maranhão.

“Esta é uma parceria muito proveitosa dos governos Estadual e Federal e que reforça o esforço que a governadora Roseana Sarney está fazendo de melhorar a qualidade de vida da população maranhense, sobretudo no campo”, destacou o secretário Luis Fernando Silva. Ele disse que o Programa de Inclusão Produtiva só terá êxito se for aderido pelos municípios.

Durante seu pronunciamento, o secretário extraordinário de Regularização Fundiária da Amazônia Legal e representante do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, disse que o Maranhão é o estado contemplando com o maior número de retroescavadeiras. “A nova etapa é a aquisição de mais 3.591 retroescavadeiras e 1.300 motos niveladoras, anunciada pela presidenta”, explicou Sérgio Lopes.

O prefeito Juarez Lima representou a Famem e foi o primeiro a receber as chaves das máquinas. Ele disse que iniciativas como esta são que promovem o desenvolvimento do Maranhão, estado onde a maior parte da população vive na zona rural. “Só temos a agradecer ao governo do Estado e federal por esse apoio aos municípios maranhenses”, disse.

Contemplados

Os municípios contemplados com as máquinas pertencem às regiões do Alto Turi e Gurupi (17 municípios); Baixada Ocidental (14); Baixo Parnaíba (12); Campos e Lagos (10); Cocais (12); Lençóis Maranhenses (9); Médio Mearim (15) e Vale do Itapecuru (9). Todos os municípios que receberam as retroescavadeiras fazem parte do programa Território da Cidadania, com exceção do município de Bom Jardim

A cerimônia contou com a participação de prefeitos, representantes do Incra, Iterma, do Colegiado Territorial Sustentável do Maranhão, superintendência da MDA, deputados estaduais, o secretário de Estado da Agricultura, Claudio Azevedo, A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, e o tenente-coronel, Marco Antônio Terra, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, entre outras autoridades.

Secretário Hildo Rocha participa de inauguração de agência do INSS

O secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, representando a governadora Roseana Sarney, participou, nesta sexta-feira (6), da inauguração da agência do INSS no município de Humberto de Campos. O projeto faz parte do Plano de Expansão da Previdência Social e prevê a implantação de 59 agências distribuídas em vários municípios do estado.

O secretário Hildo Rocha destacou as parcerias que o Governo do Estado tem exercido junto à prefeitura do município, entre as quis as voltadas para a pavimentação de vias e a entrega de títulos de terras, cuja solenidade ocorreu em 23 de março deste ano, no auditório da Escola Erundine Silva, quando o governo entregou títulos de terras de domínio comunitário a 140 famílias dos povoados de Achui e Papagaio, nos municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz, respectivamente.

“Quero destacar a competência da equipe do INSS comandada pela gerente executiva Rosângela Diniz, que sempre se mostra solícita quando o assunto é o bem-estar da população” ressaltou o secretário.

Fim de semana de Lava-Bois em São José de Ribamar

A temporada junina no Maranhão será oficialmente encerrada neste fim de semana no município de São José de Ribamar. Trata-se do tradicional Lava-Bois, evento organizado pela Prefeitura ribamarense e que, este ano, chega a sua 59º edição. Ao longo dos dois dias de festa – sábado (07) e domingo (08) – a previsão é de que mais de 100 mil brincantes participem do tradicional evento. A programação completa do Lava-Bois 2012 de São José de Ribamar está disponível no www.saojosederibamar.ma.gov.br A festa terá início na noite de sábado no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, localizado na orla marítima da sede do município. A partir das 18h, a animação ficará por conta das apresentações da Quadrilha Flor Sertaneja, Dança do Boiadeiro Gibão de Couro, Boi da Mocidade Ribamarense; além dos shows de Reinaldinho e Banda, Banda Regional Fênix, Banda Energia, Banda Vadiê e Forrozão Free Lance. O ponto alto do evento acontece no domingo, quando dezenas de grupos de Bumba- Boi, de todos os sotaques, irão se apresentar na Avenida Gonçalves Dias (principal via da sede da cidade) e no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen.

  Publicado em: Governo

4 comentários para Informativo

  1. Aloisio Amorim disse:

    Caro Jornalista,
    Esse é um programa do PAC e a novidade é que ele não precisa de intermediário é uma ação direta entre Governo Municipal e Governo Federal, basta um pouco de organização dos prefeitos. Informo ainda que está disponível no Site do MDA inscrições para as Prefeituras que ainda não foram contempladas.

    • Caio Hostilio disse:

      É mesmo? Veja quem é que luta em Brasília para que as coisas andem e que o Maranhão tenha sido o maior contemplado… Basta procurar saber… Você acha que foi Dobingos Dutra ou Flávio Dino? Ninguém é otário!!!

      • Aloisio Amorim disse:

        Caro Jornalista,
        O que eu quis dizer é que Governo Federal abriu com o Sistema SINCOV e outros como essa Carta Consulta do MDA uma linha direta Programas -Gestores Municipais, hoje é muito mais fácil o acesso das prefeituras aos programas de governo, uma maior independência, hoje muitos prefeitos ainda acreditam que o único meio de receber recursos é via Deputados e Senadores, porem sabemos que existem vários outros caminhos e que os nossos gestores municipais ainda não exploram e consequentemente atrasam o desenvolvimentos de seus municípios. A minha opinião é que o Gestor Municipal tem que criar sua equipe técnica para poder apresentar projetos juntos aos Ministérios e depois apresentar suas demandas aos seus representantes em Brasilia, como Lula disse “Dinheiro tem o que falta é projetos”.

        • Caio Hostilio disse:

          NIsso eu concordo plenamente com você, pois eles além de péssimos gestores, não sabem montor uma equipe que realmente conheçam o principios básicos da administração pública… O problema do Maranhão sempre foi o discurso nefasto de culpar por tudo um único gestor, quado se sabe que o Estado tem mais 217 gestores independentes que recebem bilhões e bilhões anualmente e ninguém sabe onde foi parar esse dinheiro.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos