5 mil participam de Congresso Maranhense de Medicina

Publicado em   04/jul/2012
por  Caio Hostilio

Com mais de cinco mil inscritos, foram iniciadas, ontem (3), as atividades do I Congresso Maranhense de Medicina, cuja abertura oficial acontecerá nesta hoje (4), às 19h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Estarão presentes a governadora Roseana Sarney; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o secretário da Saúde, Ricardo Murad. O 21º Congresso Minas-Brasil e Cirurgia Geral marcou o início dos trabalhos, às 8h, no Pestana Resort Hotel. Participam do evento renomados nomes da área médica no país.

O Congresso Maranhense, que tem como tema “As doenças crônicas: o desafio do século XXI”, faz parte das comemorações dos 400 anos de São Luís e dos 400 anos de História da Medicina Maranhense. “Esse evento mostra a força da nossa medicina alcançada nestes três anos, quando a saúde pública ganhou uma força nova. Isso demonstra a capacidade dos nossos profissionais. A presença dos maiores médicos do Brasil, também, dá essa certeza que estamos no caminho certo”, disse o secretário Ricardo Murad.

Ele destacou que a freqüência de inscritos tem superado as expectativas, inclusive com a participação de profissionais de outros estados. “Esse tipo de ação faremos todos os anos a partir de agora, sempre acompanhado de eventos nacionais de outra categoria. Este ano temos o Cirurgia Minas-Brasil e no próximo anos teremos um outro”, contou o secretário.

O Congresso Minas-Brasil, que acontece até dia 5, foi aberto com a palestra do presidente da Federação Brasileira de Academias de Medicina e Membros da Comissão Nacional de Residência Médica, José Leite, com o tema “Quo vadis doctor”, que significa ‘Para onde vai o doutor’. “Este é um tema interessante porque defini as perspectivas do médico, recém-formado, sobretudo, dentro de uma situação no país como um todo atravessando dificuldades, creio que essa abordagem vai suscitar uma reflexão de toda a classe médica”, destacou José Leite.

O presidente do Congresso de Cirurgia Minas-Brasil, Alcino Lazaro da Silva, explicou que o objetivo do congresso é prestigiar o cirurgião-geral que faz a maioria das cirurgias para a população. “Se prestigiarmos esse profissional teremos resolvido um problema muito grande em número, que chega a 80% da demanda. Queremos prestigiar e qualificar esses profissionais”, destacou. 

O 21º Congresso de Cirurgia Minas-Brasil 2012 está disponibilizando o curso avançado de urgências em cirurgia da obesidade (150 vagas), dividido em módulos: “Entendendo a cirurgia”, “Complicações mais freqüentes da gastroplastia em Y de Roux”, “Complicações da gastrectomia vertical e banda gástrica ajustável”, “Urgências nutricionais e psíquicas” e, também, discussão de casos reais.

Entre os especialistas que estarão ministrando cursos estão os cirurgiões Arthur Belarmino Garrido Junior (da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), Marcelo Gomes Girundi (Minas Gerais), Henrique Eloy Bueno Câmara (Minas Gerais), Renan Catarina Tinoco (Rio de Janeiro), Josemberg Campos (Pernambuco), Otaviano Augusto de Paula Freitas (Minas Gerais), Adriano Segal e Fábio Jatene (São Paulo), Luís Cláudio Chaves (Pará), José Renan da Cunha Melo e Tarciso Afonso Nunes (também de Minas Gerais).

Durante todo o período serão realizadas conferências, simpósios satélite, mesas redondas e cursos nas áreas de trauma torácico, trauma pélvico, hérnias e parede abdominal, anatomia cirúrgica, tratamento ambulatorial das hérnias e urgências em hérnias.

  Publicado em: Governo

2 comentários para 5 mil participam de Congresso Maranhense de Medicina

  1. JOSE SERRA disse:

    Estive lá. Esse pessoal de Sarney não toma jeito mesmo: não tinha duas mil pessoas!

    • Caio Hostilio disse:

      Lá não estava mesmo camarada, mas os participantes das oficinas e das paletras são 5 mil pessoas… procure se certificar melhor antes de comentar…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos