Informativo

Publicado em   28/jun/2012
por  Caio Hostilio

Câmara técnica reúne com o presidente da Famem

Representantes da Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres foram recebidas, na segunda-feira (26), pelo presidente da Famem, Júnior Marreca, para tratar sobre o momento de repactuação e redefinição de municípios-polo. A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, avaliou o encontro como positivo e acredita que trará importantes desdobramentos na institucionalização da política de gênero no Estado.  Ela apresentou o Pacto Nacional e seus desdobramentos no Maranhão no período de2008 a2011 e falou da importância de repactuação entre os Governos Federal, estadual e municipal, para o período 2012-2015, com vistas à ampliação da rede de serviços e no efetivo combate à violência contra as mulheres. Sensível às questões apresentadas, Júnior Marreca, que também é prefeito do município de Itapecuru-Mirim, garantiu que irá criar dentro da própria Famem uma Coordenadoria da Mulher, nos moldes de outras coordenadorias existentes, para acompanhar e incentivar a criação de organismos municipais de políticas para mulheres e conselhos municipais de defesa dos direitos da mulher.  

SES realiza audiência pública sobre novos hospitais em Alto Alegre do Maranhão e Peritoró

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta terça-feira (26), nos municípios de Alto Alegre do Maranhão e Peritoró, audiências públicas para apresentar à população o “Termo de Referência para gerenciamento de hospitais”. A intenção é esclarecer como funcionarão os hospitais gerais de 50 leitos a serem inaugurados em breve nestas localidades pelo Governo do Estado, por meio do Programa Saúde é Vida. As audiências foram conduzidas pelo subsecretario de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite, que coordenou uma equipe formada pela superintendente de Acompanhamento da Rede de Serviços de Saúde (SES), Bernardete de Lourdes Veiga Ferreira; presidente da Comissão Setorial de Licitação (CSL), Mauro Henrique Sousa Muniz; secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (Cesma), Isabel Myriam Pereira Leite Maciel; e assessor jurídico da SES, Rafael Tupinambá Goulart.

Desoneração para o setor hoteleiro em debate

MTur apoia pleito de desoneração de energia elétrica para setor hoteleiro

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, esteve reunido nesta quarta-feira (27) com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, e representantes do setor hoteleiro. O tema do encontro foi a tarifa energética cobrada dos meios de hospedagens. Hoje, o setor é enquadrado como comercial – o pleito é que seja classificado como indústria. Atualmente, o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado de hotéis e resorts incide sobre a demanda de potência contratada e não sobre a demanda efetivamente utilizada. A energia elétrica representa o segundo maior custo do setor, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). “A articulação do Ministério do Turismo com outros ministérios no sentido de atender demandas e resolver pendências do setor começa a dar resultado. Defendemos o aumento da competitividade e a diminuição de custos para ampliar o número de viagens dentro do país”, acredita o ministro Gastão Vieira.

Jogadoras da Seleção Brasileira de Handebol visitam o Liceu Maranhense

Jogadoras da Seleção Brasileira de Handebol Feminino, que estãoem São Luísparticipando de duas partidas amistosas contra a Seleção de Cuba, visitaram, na manhã desta quarta-feira (27), o Liceu Maranhense. A atividade faz parte da agenda programada para equipe, além dos treinosem quadra. Serãorealizados dois amistosos contra Cuba, nesta quarta (27) e sexta-feira (29), no Ginásio Castelinho. Proposta pela comissão técnica, a iniciativa tem como foco o incentivo à prática esportiva por parte dos jovens. Durante a visita, as jogadoras falaram da importância da estrutura familiar e da escola no processo educacional de cidadania. Os alunos da escola, que lotaram o auditório, participaram ativamente da conversa com as jogadoras. Para a estudante Ana Paula, a presença das jogadoras da Seleção Brasileira de Handebol é um incentivo para a prática de esportes. Pois, de acordo com ela, a proximidade com as atletas alimenta sonhos de quem está iniciando em algum esporte.  “Observar que essas jogadoras tiveram sucesso em suas carreiras é um grande incentivo. A presença delas na escola está sendo muito importante para a construção de atletas dentro e fora do Liceu Maranhense”, comentou. Silvia Helena, jogadora da seleção, que também é maranhense, afirmou que está muito feliz em defender o Brasil, e ainda mais contente pela seleção estar realizando parte da sua preparaçãoem São Luís.“Eu que sou maranhense e fico muito orgulhosa de poder realizar parte da preparação aqui. Poder sentir o calor de todas essas pessoas só nos enche de vontade para fazermos o nosso melhor nos Jogos Olímpicos de Londres2012”, afirmou.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos