Estariam sendo verdadeiros??? Pesquisa do Senado aponta: 90% dos brasileiros querem desenvolvimento com preservação da natureza

Publicado em   20/jun/2012
por  Caio Hostilio

"kkkk, foi a espécie de vocês que respondeu?kkkk"

Anfitrião de duas Conferências Mundiais sobre meio ambiente, o Brasil mostra a importância que atribui à defesa do seu meio ambiente: 90% dos cidadãos acreditam que preservar a natureza pode contribuir para o desenvolvimento econômico. Apenas 8% consideram que preservar o meio ambiente atrapalha o crescimento da nação. “A pesquisa do Senado revela a importância que os brasileiros dão ao meio ambiente e que são capazes de sacrifícios para a preservação ambiental”, sintetiza o presidente Sarney depois de verificar os números da sondagem feita pelo DataSenado.

Para 72% dos entrevistados, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente devem estar muito próximos. 11% acham que desenvolvimento e meio ambiente não estão nem próximos nem distantes. Outros 16% defendem que os dois devem estar muito distantes. Mas, se para crescer for preciso gerar aumento da poluição, 92% rejeitam essa opção.

Justamente para discutir o futuro do planeta Terra estão reunidos no Rio representantes de 170 nações na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Entre os fóruns de debate está a Cúpula Mundial dos Legisladores, que reunirá, pela primeira vez, 300 parlamentares de 190 países. Esse encontro motivou a pesquisa aplicada pelo DataSenado. O Serviço de acompanhamento da Opinião Pública do Senado entrevistou por telefone, entre os dias 01 e 14 de junho, 1200 brasileiros – moradores de 119 municípios, incluindo todas as capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa é de 3% e o nível de confiança 95%. A sondagem revelou o que pensa o brasileiro sobre a relação entre a proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico do país, avaliou a legislação nacional e hábitos de consumo.

Os pesquisados apontam como maior problema a fiscalização das leis que protegem o meio ambiente: 40% afirmam que raramente as leis aprovadas no legislativo são cumpridas e 19% avaliam que elas nunca são cumpridas e 34% acreditam que apenas “às vezes” as leis são cumpridas. Dentre as causas para o não cumprimento da legislação ambiental no Brasil, são apontadas a corrupção, a falta de fiscalização e a ausência de educação ambiental – 31% consideram a corrupção o fator que mais atrapalha; 26% a fiscalização ruim e 24% a falta de educação ambiental.

Os brasileiros consideram fundamental para o desenvolvimento sustentável do país a adoção de leis mais rigorosas: 71% dos cidadãos ouvidos pelo DataSenado afirmam que a legislação brasileira é branda demais. Outros 22% a consideram adequada. Só 4% a julgam suficientemente rigorosa.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

  Publicado em: Governo

2 comentários para Estariam sendo verdadeiros??? Pesquisa do Senado aponta: 90% dos brasileiros querem desenvolvimento com preservação da natureza

  1. Cláudio Ferreira disse:

    Perguntas que não querem calar: Será que os 90% dos brasileiros que afirmaram “que preservar a natureza pode contribuir para o desenvolvimento econômico”, sabem que será a sociedade deverá pagar a conta? Que os empresários que investem ou venham a investir na preservação do meio ambiente repassaram os custos para os produtos que produzem? Que os Agropecuaristas também irão repassar os custos para o feijão, arroz, farinha, açúcar, café, carnes, bem como tudo que vai a nossa mesa? Que o governo ao implantar ações que visem preservar o meio ambiente, bem como os custos com a fiscalização e controle destas ações, necessita investir recursos, que são auferidos por meio do aumento de impostos ou na redução dos investimentos em saúde, educação, segurança, etc.?

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos