Que o MPMA se una em prol da cidadania!!! Regina Rocha é empossada procuradora-geral de Justiça do Maranhão

Publicado em   15/jun/2012
por  Caio Hostilio

A nova procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, foi empossada na noite desta quinta-feira, 14, em sessão solene do Colégio de Procuradores do Ministério Público do Maranhão. Ela vai comandar a instituição no biênio 2012-2014. Acerimônia foi realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana,em São Luís, e contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros e servidores do MPMA.

A transferência do cargo foi acompanhada, ainda, por autoridades militares, sociedade organizada, representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG). Após a assinatura do termo de posse e exercício, Regina Rocha passou a presidir a solenidade no lugar da procuradora de Justiça Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.

Na cerimônia, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, destacou a trajetória de trabalho e comprometimento da nova procuradora-geral de Justiça com o MPMA. “O momento exige uma atuação direcionada aos resultados para que a atividade ministerial seja reconhecida pelo trabalho junto à população maranhense”.

Vale ressaltar que para isso, o Ministério Público deve deixar da politicalhas e picuinhas internas, caso contrário ficará apenas as margens dos direitos dos cidadãos.

A procuradora de Justiça Maria Luiza Ribeiro Martins destacou a necessidade de resgatar a harmonia institucional. “Queremos um MP corajoso, altivo, livre e independente. Porém, sereno e equilibrado, capaz de tomar as providências que a constituição e as leis puserem em suas mãos”.

A opinião foi compartilhada pelo conselheiro do CNMP, Fabiano Augusto Martins Silveira, que lembrou a necessidade de um trabalho compartilhado entre os promotores e procuradores de Justiça de todo o Brasil. “Em nome de todos os membros do Conselho Nacional, a instituição se coloca de portas abertas e à disposição para contribuir com o Ministério Público maranhense”.

Na avaliação do procurador-geral de Justiça de Alagoas e vice-presidente do CNPG para a Região Nordeste, Eduardo Tavares Mendes, o Brasil vivencia uma nova realidade, com desafios para a sociedade e para o Ministério Público. “O momento inspira cuidados. Maus gestores e políticos não aceitam a fiscalização do MP e a atuação deve ser firme em defesa da sociedade”.

É exatamente isso que o povo espera de um órgão que foi criado para cumprir suas prerrogativas constitucionais, o de fiscalizar e não no campo político.

Para o secretário de estado de assuntos políticos, Hildo Rocha, que representou a governadora Roseana Sarney no evento, o Ministério Público do Maranhão não é o maior do Brasil, mas um dos mais atuantes. Segundo ele, promover a Justiça é uma responsabilidade primordial para garantir os direitos da população. “A liderança de Regina Rocha vai contribuir para o avanço de um Ministério Público atuante, comunitário, ágil e unido”.

  Publicado em: Governo

4 comentários para Que o MPMA se una em prol da cidadania!!! Regina Rocha é empossada procuradora-geral de Justiça do Maranhão

  1. Antonio Carlos disse:

    Hildo pode até falar em liderança da tia para agradar, mas um candidato que ficou em segundo lugar e onde a soma dos votos dos outros dois é mais que o dobro dos votos dele. Sei não…

  2. PauloJ disse:

    O MPMA já dá sinais de que é outro. Não fosse assim teriam desligado o microfone da ex-procuradora geral ontem na cerimônia de posse. Travassos resolveu fazer prestação de contas na posse da nova procuradora-geral e alugou a tribuna por quase 1 hora e meia, sendo enfadonha e inoportuna. A deselegância da ex contrastou com o discurso de posse da nova procuradora-geral, que não durou 20 min. E olha que Travassos não deixou Regina Rocha usar a palavra no dia em que ela tomou posse como membro eleito do Conselho de Procuradores do MPMA.
    Palavras falam mais que exemplos. E a nova procuradora-geral mostrou que não tem tempo para picuinhas.
    Vamos acompanhar agora o caminhar da instituição, sob nova direção.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos