Sema comandará comitiva maranhense que participará da Rio + 20

Publicado em   10/jun/2012
por  Caio Hostilio

Parte dos 115 integrantes da comitiva maranhense que participará da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, embarca a partir do dia 13 para o Rio de Janeiro. A delegação estadual é organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema)

Os primeiros a embarcarem serão 50 representantes da Área de Proteção Ambiental (APA) dos Morros Garapenses, parceria entre a Sema e o Conselho Gestor da APA, que sairão de ônibus nesse dia com destino ao Rio de Janeiro. Dia 15, será a vez de 14 membros dos conselhos estaduais de Meio Ambiente (Consema) e de Recursos Hídricos (Conerh), especificamente os conselheiros que representam a sociedade civil, que deixarão São Luís para participar da Rio + 20 com o apoio financeiro do Estado.

E para completar, nos dias 15 e 16, embarcam os técnicos da Sema e palestrantes indicados pelo órgão. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, confirmou sua ida para o dia 17. Além destes, também estarão na Rio + 20, representações das Universidades Federal (Ufma) e Estadual do Maranhão (Uema), comitivas organizadas pelas próprias instituições.

“A nossa participação na Rio + 20 é fruto de quatro meses de trabalho da equipe da Sema. Além de técnicos do órgão, com o nosso apoio estarão no evento,  representantes da sociedade civil, que terão a oportunidade de participar dos debates e de levar propostas para a questão ambiental. Nosso desejo é que a Conferência possa resultar em decisões práticas e compromissos concretos em favor do meio ambiente, abrindo caminhos para que possamos equacionar o desenvolvimento local com a necessária sustentabilidade”, assegurou o secretário Victor Mendes.

O Maranhão participa da Conferência junto com outros oito estados membros do Fórum da Amazônia. No Parque dos Atletas (instalado na Barra da Tijuca), o estado terá um estande onde serão apresentados alguns de projetos relevantes relacionados aos temas da Rio + 20, tais como: a apresentação do documento final do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão; Plano Estadual de Combate à Desertificação – PAE/MA; além do lançamento do aplicativo OMS (Olhos sobre o Maranhão), solução tecnológica pioneira para smartphones, distribuída gratuitamente que permitirá a denúncia de crimes ambientais de forma ágil, associada a mecanismos de geolocalização.

O Maranhão também marcará presença em um círculo de palestras que acontece em auditório viabilizado pelo Itamaraty, em que serão relatados alguns projetos e experiências maranhenses relevantes para a construção da sustentabilidade no estado, empreendidos pela Sema, Ufma e Uema, Assembleia Legislativa e  sociedade civil, por intermédio do Conselho Gestor da APA dos Morros Garapenses.

Além disso, com apoio financeiro do Estado, 14 membros do Consema e Conerh participam da programação da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio + 20, que reúne representantes da sociedade civil organizada do mundo inteiro.

Já o secretário Victor Mendes tem como principal compromisso a participação, no dia 18, no evento de apresentação e assinatura da Carta da Amazônia, documento que consolida as propostas da região e resulta de discussões prévias organizadas pelo Fórum de Governadores da Amazônia, cuja plenária final aconteceu em Manaus, em evento preparatório para a Rio + 20. “Esse documento será apresentado e defendido pelos governadores da Amazônia como resultado de um processo de vanguarda, que mostra a união dos estados da Amazônia em favor do desenvolvimento sustentável”, destacou o secretário.

Victor Mendes e representantes da Sema também devem acompanhar os debates sobre o Pacto Nacional pela Água,sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além dos eventos organizados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio – Abema.

Palestras que serão ministradas por membros da comitiva maranhense

Auditório – Estande dos Estados da Amazônia

Parque Dos Atletas

  Publicado em: Governo

2 Responses to Sema comandará comitiva maranhense que participará da Rio + 20

  1. Renata Silva disse:

    Professor Caio,
    Será o que aconteceu ontem na reunião de Flávio dino com os pré candidatos, acompanho todos os blogs sobre política aqui onde moro e percebi que desde ontem quando da reunião nenhum blog divulgou uma só noticia.

    Fizeram um pacto de silencio?
    Nao escolheram o candidato único?
    Tadeu e Edivaldo racharam o grupo?
    A imprensa ta muda?
    Flávio fugiu pra matoes e deixou uma batata quente?
    Entrou Agua na nal que navegaria até 2014?
    Que esta acontecendo ninguém fala nada.
    E Caostelo agradece!!!!!

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog