O quanto à utopia de liberdade enganou os inocentes!!!

Publicado em   03/jun/2012
por  Caio Hostilio

O liberalismo cantou vitória, anunciou o fim da história, prometeu um mundo de paz, prosperidade e democracia. Este foi, aliás, o mundo aspirado por bilhões de seres humanos, bilhões de inocentes que acreditaram que o fim do comunismo proporcionaria a civilização do capitalismo, sua humanização. Foi a ilusão dos inocentes… O capitalismo absorveu sua pior linha: o neoliberalismo e com ele uma ditadura burguesa falseada de democracia.

O neoliberalismo, ao contrário, passou a remoer sua própria crise. Mais e mais coloca a nu as suas entranhas. Ao acabar com o comunismo do socialismo soviético, arrancou seu próprio véu. Já não há quem culpar pelas mazelas de seu mundo. Sobra a barbárie ou a destruição.                               

Quem dera!!! Seria mais fácil eliminar erros do passado. O stalinismo é o exemplo mais acabado do voluntarismo, da ilusão perversa de que seria possível alcançar o reino dos céus socialista por um caminho perfeito, igualitário e reto. Contudo, sabíamos quem eram os inimigos e eles sabiam que jamais conseguiriam colocar em prática os ideais do comunismo, haja vista que o homem é egoísta e hipócrita. 

 Bastaria vontade e firmeza ideológica? Não!!! Seguir os ensinamentos de Max não estava à altura daqueles que se prendem ao materialismo.

Ainda hoje, muitos falsos moralistas continuam a querer dizer que defendem a igualdade, contra qualquer conflito, qualquer mancha. Para isso acontecer precisaria ter a frente homens retos, dignos, bons e eticamente corretos. Dos quais, diga-se de passagem, o inferno anda cheio.

Por outro lado, a burguesia resistirá a qualquer tipo de igualdade. Aí está o porquê dos bolsões de atraso, de ignorância, de patologias sociais, são não somente grandes, mas imensos. E ainda causarão horrores, independentemente do desejo e das ilusões das pessoas de boa vontade e dos inocentes. As vítimas jamais absolverão seus carrascos…

Chegado este momento, poderemos pelo menos repor as utopias sobre as bases reais? Esqueçam!!! E relembrar as ilusões dos inocentes que, mal ou bem, foram as fontes em que se embeberam os sonhos dos justos. Sonhos que alimentaram as lutas por um mundo melhor e que continuam por concretizar-se. Por isso mesmo, o debate e o combate permanecem em aberto.

Diante do exposto, verifica-se que o neoliberalismo impregnou os homens que acreditávamos, pois confiamos que eles mudariam os contextos sociais, econômicos e políticos do Brasil. Agora estamos vendo que erramos, uma vez que não acreditamos que haverá mudança alguma nos contextos supracitados e nem tão pouco haverá o combate à corrupção que sempre esteve presente em nosso país. Com isso, espero que nós, os excluídos, sobrevivam a esta fase ruim da história da humanidade.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos