São Luís agora pode dizer que tem realmente um dos melhores hospitais de alta complexidade do Brasil… Roseana entrega mais 38 novos leitos, sendo 13 de UTI, no Carlos Macieira

Publicado em   21/maio/2012
por  Caio Hostilio

A rede de saúde estadual ganhou reforço no Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira (HCM), com a entrega de mais 38 vagas de internação, sendo 25 para clínica médica e 13 de Unidades de Terapia Intensiva adulta, aumentando o número de leitos de UTIem São Luís. Asnovas unidades foram visitadas pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, na manhã desta segunda-feira (21).

“Estamos reforçando o atendimento de saúde pública na capital, abrindo novos leitos de UTI, melhorando a assistência médica e garantindo atendimento de alta complexidade”, declarou Roseana Sarney. A governadora garantiu que os investimentos na área de saúde vão continuar sendo realizados em todo o Maranhão, pois a área é uma das prioridades.

“Já entregamos 10 UPAs e temos mais 28 hospitais para serem inaugurados até o final de junho. Aos poucos, a rede está sendo construída e espero que até o final do meu mandato a população possa contar com uma nova realidade na área de saúde”, ressaltou Roseana Sarney. Ela disse que a mudança já é visível. “As pessoas se mostram satisfeitas pelo atendimento de qualidade nas unidades entregues pelo governo estadual”, destacou.

Os novos leitos ocupam o segundo andar do HCM, área que foi totalmente reformada. Agora, o hospital dispõe de 42 leitos de UTI, 25 de unidade semi-intensiva e 113 de clínica médica, aumentando, assim, a oferta não só de vagas em UTI, mas também de enfermarias da rede de saúde pública do Maranhão.

Na UTI, 12 leitos dividem o espaço comum e um está destinado a pacientes que necessitem de isolamento. Equipamentos modernos como ventiladores mecânicos e monitorização de ponta estão à disposição dos pacientes e equipe médica.

Além do HCM, o Hospital Materno Infantil de Imperatriz, o Hospital Regional de Presidente Dutra, o Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral), o Hospital Infantil Juvêncio Matos e as maternidades Benedito Leite e Marly Sarney também dispõem de leitos em UTIs, além dos 20 contratados em hospitais particulares de Imperatriz.

Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Murad, a reforma completa do HCM deve ser concluída em abril de 2013. “A entrega do 2º pavimento integra as ações também já desenvolvidas no 3º e 5º pavimentos, além de 50% do térreo”, revelou.

“O Hospital Geral encontra-se em processo de realizar cirurgias neurológicas e cardíacas, além de transplantes. Em Imperatriz, temos a parceria com o Hospital São Rafael, totalmente equipado, atendendo a pacientes com câncer, realizando quimioterapia ou radioterapia”, ressaltou Murad.

A governadora também fez uma visita aos consultórios de clínica médica que funcionam no térreo, onde também estão instaladas duas UTIs, uma pediátrica com cinco leitos, outra adulta de 11 leitos, além do serviço de imagem, como tomografia, ecocardiograma e ultrassom, e o setor de nefrologia.

Fotos: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

2 comentários para São Luís agora pode dizer que tem realmente um dos melhores hospitais de alta complexidade do Brasil… Roseana entrega mais 38 novos leitos, sendo 13 de UTI, no Carlos Macieira

  1. ouvinte de AM disse:

    VAI BUSCAR UM PACIENTE QUE ESTA NO HOSPITAL DE BARREINHAS QUE SOFREU UM ACIDENTE DE MOTO,ESTA ESPERANDO UM LEITO NO SOCORRÃO QUE O HOSPITAL QUE INAGURARAM NO MES PASSADO NÃO TEM NADA,EITA MARANHÃO DA MENTIRA, NÃO DA PRA FICAR CALADO.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos