Uma homenagem justa a quem implantou de fato o sonho de Darcy Ribeiro…

Publicado em   16/abr/2012
por  Caio Hostilio

Um dos princípios da educação para Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro era ver a educação básica em tempo integral e o ensino universitário pautado na indissociabilidade em ensino, pesquisa e extensão…

A Constituição de 1988 amparou a indissociabilidade em ensino, pesquisa e extensão, fator preponderante para uma educação universitária de qualidade e a busca de seus estudos para coletividade.

Darcy Ribeiro ficou irradiante, porém sua luta, assim como a de Anísio Teixeira, ficou apenas esquecida nas páginas da Constituição Brasileira. Simplesmente, as universidades públicas se distanciaram completamente das pesquisas e da extensão. Para tristeza total, a UNB, que fora moldada e criada nos padrões dos parâmetros deixados por esses dois ilustres educadores brasileiros, perdeu-se no tempo e fugiu aos princípios básicos de sua existência.

Quanto a escola de tempo integral? Isso ficou para os corajosos, para aqueles gestores comprometidos de fato com a educação pública de qualidade.

Tinha que ser um Brizola com sua audácia e determinação para implantar, no Rio de Janeiro, a tão sonhada escola de tempo integral, coisa que poderia servir de exemplo para os demais governos estaduais e dos gestores do seu partido.

Resultado. Ninguém desenvolveu essa experiência, que com certeza tiraria muitos jovens da marginalidade. Os governos do Rio de Janeiro abandonaram o magnífico projeto e nenhum outro estado implantou, assim como nenhum gestor pedetista o fez.

Agora, Luiz Fernando, que implantou dois Liceus Ribamarenses, escolas de tempo Integral, no município de São José de Ribamar, é homenageado numa solenidade de formatura de alunos dos cursos de Letra e Pedagogia da Faculdade do Baixo Parnaíba (FAP), exatamente por ter a coragem de um Brizola em implantar um projeto do grande mestre Darcy Ribeiro…

Reconhecer é preciso e são poucos aqueles que sabem valorizar o que é feito em prol da coletividade…

Marreca destaca seminários eleitorais e convida para evento de Caxias

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), prefeito Junior Marreca, destacou, nesta segunda-feira (16), o pioneirismo da entidade na realização dos Seminários Regionais Eleitorais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

Segundo Marreca, a iniciativa tem atraído cada vez mais público e surpreendido mesmo quem acreditava no sucesso dos eventos. Desde o início de março, já foram três encontros,em São Luís, Itapecuru e Imperatriz.

“O que tem nos deixado feliz é que, a cada edição do seminário, o público só aumenta. Isso é resultado de um trabalho de divulgação bem feito, de uma agenda de palestras e debates bem montada e, acima de tudo, da dedicação dos profissionais da FAMEM e de todos os órgãos parceiros que estão conosco desde a idealização do projeto”, disse.

Para o prefeito, o apoio do TRE, da OAB e do MPE têm sido decisivo. “Esses três órgãos estão nos apoiando desde o início, da fase de planejamento desse grandioso projeto. E, agora, são ainda mais fundamentais na designação de profissionais capacitados para proferirem as palestras”, destacou.

 

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos