Será que a sopa de batata com pickles explicaria os Tickets? Vou tentar!!!

Publicado em   06/abr/2012
por  Caio Hostilio

Hei Earl Conee me ajuda nessa!!! Suponha o leitor que encontra pickles na sua sopa de batata. Pergunta, indignado: “Por que razão há pickles na minha sopa de batata?”. Dizem-lhe que Mort os colocou lá ao preparar a sopa. Fê-lo porque o velho Bob lhe disse, por brincadeira, que o leitor gostava de pickles na sopa de batata.

Bem pode ficar descontente, mas a presença dos pickles foi-lhe explicada. Não é uma explicação exaustiva. Pressupõe demasiadas coisas. Não explica o desejo que Bob teve de lhe pregar uma partida nem a aptidão de Mort para fazer sopa. Sobretudo, não explica a existência de Mort, de Bob nem dos pickles. Uma explicação mais exaustiva explicaria estas coisas. Também pressuporia bastantes coisas, porém, incluindo provavelmente algumas condições de fundo e princípios gerais de psicologia e de biologia.

Ah!!! Então, os Tickets foram usados para comprar pickles para colocar na sopa de batatas… Nada disso!!! Essa é uma explicação que só a metafisica poderia explicar, mas serviu no momento…

A estrutura explicativa deste exemplo parece perfeitamente típica. Aparentemente, qualquer resposta que se dê a qualquer questão tem de pressupor alguma coisa. As explicações usam umas coisas para explicar outras.

Mas depois vem a seguinte questão, em que parece ser proibido pressupor seja o que for. Além disso, é aparentemente a questão mais básica que podemos colocar.

Por que há algo em vez de nada?

Pergunta por que há algo, de todoem todo. Qualquerresposta que se baseie em alguma coisa parece desqualificar-se de imediato. Seja qual for a base para a resposta, pede uma explicação da razão por que essa base existe de todoem todo. Contudo, de que serve uma resposta se não se baseia em coisa alguma?

Portanto, Bob, sua explicação sobre a sopa de batata com pickles está igual à explicação do deputado Marcelo Tavares sobre o uso indevido dos Tickets dos funcionários da Assembléia Legislativa…

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos