Por que a gestão pública é o maior gerador de despesas para a Saúde Pública?

Publicado em   24/mar/2012
por  Caio Hostilio

A resposta é simples. Porque não investe em saneamento básico e na fiscalização do manuseio dos alimentos que ingerimos.

O certo é que as Vigilâncias Sanitárias não são eficientes o bastante para fazer cumprir as exigências, o Ministério Público tenta, tenta, mas não consegue, e a coisa fica por isso mesmo.

O saneamento básico não dá voto, pois é uma obra subterrânea, cujo resultado ninguém ver.

O resultado final disso? Gastos com a saúde pública!!!

Querem ver um caso desses? Então vamos lá:

Cidadania organizada, direitos respeitados!

Matadouro público interditado

Parte interna do matadouro

Desde o ano de 2009 a Rede de Defesa dos Direitos da Cidade de Vitorino Freire, vem realizando um trabalho de organização popular em defesa dos direitos da população. Dentre estas ações destaca-se a questão das péssimas condições em que se encontra o matadouro publico municipal.

Ainda no ano de 2009, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), realizou vistoria no matadouro publico a requerimento do Ministério Publico Estadual.

No relatório da referida vistoria, constatou-se que o matadouro não estava dentro das normas higiênicas estabelecidas por lei.

Dentre as várias irregularidades, cita-se: 1) estrutura física inadequada; 2) falta de aparelhos para o abate dos animais; 3) falta de capacitação técnica e sanitária; 4) adoção de medidas de higiene pessoal e dos instrumentos de proteção, regras necessárias para que a população possa consumir um produto de boa qualidade.

Mesmo sabendo de tudo isso, o poder público municipal nunca solucionou esta grave violação de direito, expondo toda a população a contrair doenças, já que a presença de urubus, ratos, baratas e outros insetos é constante no matadouro.

Diante destas denúncias, feitas pela Rede de Defesa dos Direitos da Cidadania de Vitorino Freire, o Poder Judiciário determinou a interdição do matadouro municipal.

Vamos continuar organizando a cidadania. Venha e participe desta luta por direitos, pois povo unido e organizado luta e vence!

Rede de Defesa dos Direitos da Cidadania de Vitorino Freire

  Publicado em: Governo

4 comentários para Por que a gestão pública é o maior gerador de despesas para a Saúde Pública?

  1. Movimento Democrata Livre de Sao Luis disse:

    estaria faltando com a verdade tanto a vigilancia sanitaria estadual e dos nossos 217 municipios caso nao afirmem que estas populacoes na grande maioria das vezes sao acometidas por doencas veiculadas pela agua contaminada atraves do consumo do peixe marisco molusco crustaceo, de fruta e hortalica, de cacimba praias rio campo lago igarape igapos, gerada por aguas residuarias de origens varias. pior é o consumo de agua consumida como supostamente potavel enquanto quem pode compra filtros especiais. essas nossas VSs na verdade se acovardam em trabalhar o tardio ordenamento sanitario capaz de reverter o alto gasto com os problemas sanitarios geradores de doencas para o desespero inclusive daqueles politicos que lucram com isso (frecom.tp@hotmail.com)

    • Caio Hostilio disse:

      Quando falo em vigilancia sanitária e demais fiscalizações higienicas, refiro-me aos órgãos federais, estaduais e municipais.

      • Movimento Democrata Livre de São Luis,e outros disse:

        tambem concordamos com vc neste ponto. esse seu entendimento bem aqui na região do rio grande está exemplificado em dois grandes abatedouros cada um numa lateral da br-135 na altura do km-10, quando na pratica não estão nem ai para essas autoridades citadas por vc, muito menos aquelas supostamente ligadas a questão ambiental e sanitaria .

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos