Preocupante… Brasil lidera homicídios no continente

Publicado em   03/mar/2012
por  Caio Hostilio

Diante dos dados oficiais da OEA, espera-se que esse assunto essa debatido em sua essência, buscando os fatos reais que levam a esse número alarmante de homicídios no Brasil. Não se pode levar a discussão para o campo político, mas sim sociológico e antropológico… Sabe-se que muitos fatores vêm contribuindo para que esse número chegasse ao extremo, como o êxodo rural, cujo resultado foi o inchaço populacional dos grandes centros urbanos, onde não oferecem infraestrutura, emprego e renda para uma hiper-população.

A falta de uma educação de qualidade contribui? Claro que sim!!! Mas para que chegarmos a oferecer essa educação de qualidade tão alardeada, seria necessário definições importantes no principio do ensino/aprendizagem, com uma linha pedagógica bem definida, com professores bem remunerados e estimulados a formar realmente cidadãos questionadores e críticos…

Mas o fator preponderante, em minha opinião, está no inchaço dos grandes centros… Muitos deles não sendo o Eldorado esperado por esses imigrantes do campo, que foram engolidos pelas máquinas do agronegócio. A desilusão é eminente, pois a maioria desses grandes centros não são pólos industriais, cujo meio de emprego se resume ao serviço público e ao comércio, como é o caso de Brasília, que hoje superou todas as expectativas da hiper-população… Resultado: Está com o sistema de Saúde estrangulado, a rede educacional defasada e o aparelho segurança pública sem condições de conter a violência que se alastra nos bolsões de miséria existentes hoje no DF e em seu entorno…

Portanto, é preciso analisar com bastante cuidado os dados da OEA…. O Brasil é o país com maior índice de homicídios dolosos do continente, à frente de Colômbia, México e Estados Unidos, revela o Observatório de Segurança da OEA em seu relatório sobre o crime no hemisfério, publicado nesta sexta-feira na capital mexicana.

O órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) destaca que em toda a região ocorreram 154.836 homicídios em 2010, com média diária de 424 registros ou 17 a cada hora. Deste total, 75% foram cometidos com armas de fogo.

O Brasil lidera os casos de homicídio doloso, com 40.974 assassinatos em 2010 para uma população de 190 milhões de habitantes.

Em segundo lugar aparece a Colômbia, com 29.324 homicídios para uma população de 46 milhões de habitantes; seguida por México, com 20.585 entre 112 milhões, e Estados Unidos, com 14.159 assassinatos para uma população de 308 milhões.

A Venezuela aparece na quinta posição no ranking de assassinatos, mas suas cifras correspondem ao ano de 2009, quando ocorreram 13.986 homicídios dolosos em uma população de 27 milhões de habitantes.

Os dados foram entregues durante a reunião hemisférica de autoridades judiciais convocada pela OEA para analisar a ameaça do crime organizado no continente, considerada a região mais violenta do planeta.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog