Fraude do Uniceuma: Respondendo ao email da jornalista Beatriz Carvalho…

Publicado em   02/mar/2012
por  Caio Hostilio

Beatriz Carvalho

biacarvalho08@gmail.com

Olá Caio,

Boa noite

Desde o inicio da divulgação das noticias sobre fraudes em notas do UNICEUMA
você levanta questões de responsabilidade do UNICEUMA  e também não entendo como dois rapazes (um ex estagiário) conseguia fazer isso sem os chefes diretores perceberem…. Você tem alguma informação que não está sendo divulgada???
Pode me passar o seu telefone para eu te ligar?? Por que só você fala isso??

Beatriz Carvalho

Jornalista 

Conforme minha matéria “Diante das informações: Dez para Guru e Leônidas, Zero para o Uniceuma!!!”, qual você reproduziu no seu email. Eu digo que se o caso se restringisse apenas a mudanças de notas no sistema informatizado, eu poderia acreditar que esses dois rapazes seriam capazes de conduzir tudo, mas quando soube que vários alunos foram graduados e diplomados, não pude concordar, haja vista que não cabe mais ao setor de informática comandar as informações para a graduação.

Primeiramente, o departamento de conclusão de curso passa a tomar conta da vida do aluno, que em contato com os departamentos dos respectivos cursos pedem as listas dos formandos, que deverão apresentar o trabalho de conclusão de curso – nas universidades federais são as monografias, que o aluno ainda tem que defender perante uma banca. Os departamentos dos cursos apresentam as listas dos formandos, que passam por um crivo de um colegiado, onde participam o chefe do departamento e diversos professores, que sabem quais alunos não obtiveram notas para estarem numa lista de formandos, mesmo que supostamente se ligassem numa informação do setor de informática… De imediato fariam a comparação com os diários de classe. Se isso passou despercebido, o Uniceuma é completamente mal administrado e seus chefes de departamentos de cursos e seus professores descomprometidos com a Instituição…

É de praxe em qualquer instituição de ensino superior, que os procedimentos e a competência dos Chefes ou Coordenadores de curso seguirem o seguinte:

Encerrado o prazo para solicitação de colação de grau, a Divisão de Expedição e Registro de Diplomas do Departamento de Registro e Controle Acadêmico relaciona os alunos requerentes por curso e encaminha a relação para as Coordenações de Curso para conhecimento e análise da situação dos alunos. O Colegiado do curso faz uso do relatório disponibilizado no Sistema de Informação Educacional (SIE) – Histórico Comparativo – para analisar a situação de integralização curricular de cada possível finalista. Concluída a análise, o Colegiado devolve a listagem nominal dos alunos aptos a colar grau ao término do semestre letivo. Concluído o semestre letivo, e tendo o aluno integralizado todos os créditos necessários, preparada a ata e as certidões de colação de grau, por curso, e encaminha tais documentos à Direção do Centro para a realização da cerimônia.

Após a cerimônia de colação de grau, a Direção do Centro encaminha a ata da sessão solene contendo as assinaturas dos formandos que compareceram à colação de grau (havendo colação por procuração a mesma deverá estar anexada à ata) para que seja registrado no SIE o fim do vínculo do aluno com a instituição.

A certidão de colação de grau recebida pelo aluno tem validade de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, sendo substituída posteriormente pelo diploma devidamente registrado MEC.

Então, fica a pergunta: Esses dois fraudadores fizeram como para burlar essa rotina obrigatória, que não condiz mais com fraudes no sistema informatizado de notas? Eis o mistério!!!

  Publicado em: Governo

2 comentários para Fraude do Uniceuma: Respondendo ao email da jornalista Beatriz Carvalho…

  1. BEATRIZ disse:

    Esclarecido, Penso que esta discussão, inclusive sobre segurança nos sistemas deveria se estender quem sabe até a outras instituições e para a sociedade em geral…. Lamentável em se tratando de ensino, educação… um processo nada educativo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos