Vice-governador e ministro Gastão Vieira visitam obras da Av. Quarto Centenário

Publicado em   26/fev/2012
por  Caio Hostilio

A reunião do Conselho de Gestão Estratégica de Políticas Públicas do Governo (Congep) foi dividida em dois momentos nesta sexta-feira (24), sob a coordenação do vice-governador Washington Luiz Oliveira e com presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira. Primeiro, houve o encontro no Palácio Henrique deLa Rocque, no qual foram feitas explanações sobre a obra da Avenida Quarto Centenário e sobre as ações da Defesa Civil para o período chuvoso no estado. Depois, todos seguiram para vistoriar os trabalhos na via, que integra o Projeto PAC Rio-Anil.

Presentes secretários de Estado, entre os quais Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano), João Alberto (Programas Especiais), Fábio Gondim (Planejamento, Orçamento e Gestão), Ricardo Guterres (Minas e Energia), Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca), Jura Filho (Turismo) Luis Bulcão (Cultura), Israel Ferreira (Políticas Públicas), Catharina Bacelar (Mulher) e Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), além de adjuntos e diretores de órgãos. Participaram ainda o deputado estadual Roberto Costa e o presidente da Comissão Central de Licitação, Francisco Baptista.   

A avenida é uma das obras do Governo do Estado em comemoração ao aniversário de 400 anos de São Luís, celebrados este ano. “A via é fundamental para a nossa capital em termos de melhoria da infraestrutura viária, criando uma alternativa para desafogar o trânsito de quem se desloca para o Centro. O PAC Rio-Anil tem também o lado social, pois está retirando moradores de palafitas e colocando em apartamentos e casas. Esse é o objetivo desse grande projeto, que é uma parceria do Governo do Estado com o Governo Federal”, disse o vice-governador.  

Durante a visita foi discutidoa com o secretário das Cidades, Pedro Fernandes, e com o ministro Gastão Vieira, a possibilidade de ampliação de outras obras de infraestruturaem São Luís, que prevêem a mobilidade urbana, como o projeto Veículos Leves sobre Trilho, que é uma espécie de mini-trem. Gastão Vieira destacou que a Avenida Quarto Centenário é extremamente importante sendo uma das obras mais importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Vieira ressaltou que o Ministério do Turismo, hoje, está se voltando para obras de infraestrutura que têm um claro objetivo turístico. “Vemos aqui essa área toda de interligação que permite você chegar mais rápido ao Centro Histórico e à Beira-Mar, áreas de grandes atrativos para os visitantes”, observou.

Melhorias

Com a obra, o governo, por meio da Secretaria de Estado de Cidades, está intervindo em 2.720 palafitas, que serão removidas e na melhoria de mais de seis mil unidades habitacionais. “Estamos fazendo a regularização fundiária de 15 mil unidades habitacionais. Além disso, vamos ter, nessa área, espaço de lazer e equipamentos de segurança. É uma obra que mexe com 100 mil pessoas sem contar o trânsito, que vai melhorar muito”, observou o secretário Pedro Fernandes.

A Avenida Quarto Centenário vai margear toda a área de intervenção do PAC Rio Anil (da Camboa à Alemanha), com 3,8 quilômetros de extensão, sendo duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia. A obra tem início na intersecção com a Avenida Camboa e o fim será na Avenida dos Franceses – há um trecho em aterro hidráulico e outro, de 1.090 metros, em elevado e pontes.

Defesa civil

A reunião do Conselho de Gestão Estratégica de Políticas Públicas foi iniciada com uma apresentação da Defesa Civil sobre as ações desenvolvidas em 2011 e os projetos para 2012. O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva, disse que todos estão atentos a possíveis enchentes no interior do Maranhão. Segundo ele, a previsão é que o oeste do estado seja a região que tenha maior probabilidade de passar por um período de precipitação.

A apresentação das ações foi feita pelo coronel Roberio dos Santos, secretário Executivo da Coordenação Estadual da Defesa Civil. O Plano Emergencial da Defesa Civil prevê a mobilização de mais de 1.500 pessoas entre bombeiros, servidores e agentes públicos.

  Publicado em: Governo

12 Responses to Vice-governador e ministro Gastão Vieira visitam obras da Av. Quarto Centenário

  1. Heleno de Freitas disse:

    PORQUE VC NÃO COBRA EM SEU BLOGUE PARA A DUPLICAÇÃO DA BR 135…
    Ministro e comitiva podiam pegar uma van e fazer uma visitinha à BR-135 em Campo de Perizes,armar sua tenda e explicar à população o inexplicável descaso da via.Afinal milhares de pessoas inclusive turistas tambem passam por ali…

  2. Alvaro Dias disse:

    Meus caros colegas, a beija flor e seus lideres hoje desfrutam do nosso lindo dinheiro, dinheiro este que serviria para investir na infra estrutura da cidade, saúde, educação, entre outros…Eu não gosto de carnaval, mais como devemos ver antes de criticar, resolvi dar uma olhada nos desfiles. Infelizmente mostraram nossa São Luis cheia de macumba. Turistas do meu Brasil, o maranhão é cheio de coisas lindas, lugares que deixam vocês encantandos, longe do encanto da macumba como eles falaram. a roseana deve ter adorado, ja que ela é fã de uma tamborzinho de macumba. entao digo a todos aqueles que desejam visitar o maranhao, aqui é um lugar que ainda existe locais para se aproveitar, mais venha logo antes que o maranhao afunde por que é isso que vai acontecer se O Sarney e a Roseana continuarem no poder.

    • Caio Hostilio disse:

      A beija flor levou bilhões e bilhões como fizeram em 2006… Vai catar coquinho lá em saco das almas e se possível leva contigo o Dobingos Dutra….

  3. Robert Pavão disse:

    …enquanto isso,o carnaval no maranhão parecia uma cocha de retalhos.um Estado que acaba de sair de uma grave atrás da outra não se pode dar o luxo de dispor de tamanha quantia:quer seja para falar,ou falar mal;pois aqui prá nós,vai fazer muita falta…para o governo não,prá nós que não teremos escola,saúde,trabalho e uma vida digna de cristãos.É uma merda!!

    • Caio Hostilio disse:

      Cadê o Caostelo? Por que ele não investiu ao menos 10% dos R$ 73,5 milhões que ele deu sumiço? Vamos cobrar dele!!!!

  4. Robert Pavão disse:

    percebi que o nobre blogueiro não gosta de ser chamado de puxa saco, entretanto, fazer de suas atribuições profissionais um canal de defesa de um grupo político que só fez mal ao maranhão e não querer aceitar criticas, este sim esta sendo intolerante, com os que não concordam com o que esse governo faz com o dinheiro publico. mas vamos lá:o problema não é a ingratidão do neguinho, e sim o reconhecimento do equivoco, da escolha do samba enredo,não se pode falar do maranhão e esquecer as mazelas deste estado; esqueceram de dizer que a atual governadora em campanha promete 72 hospitais para entregar em dez-2010 e até agora;quase nada, esqueceram de falar das escolas sendo fechadas no estado com maior numero de analfabetos,faltou dizer que falta água nas torneiras dos maranhense, que o estado lidera os índices de corrupção e todos os outros pejorativos a imagem do MA, o principal: que esta oligarquia é responsável por tudo isso, mas mesmo assim ainda há um grande aparato midiático que tenta camuflar.ALGO QUE NÃO ESTÃO MAIS CONSEGUINDO!!!

    • Caio Hostilio disse:

      Puxa saco? Cara, ledo engado seu!!! Vamos lá… Dou-lhe um dia inteiro nesse blog para você dizer o que foi feito e qual modelo de gestão foi deixando nos sete anos de governo de José Reinaldo e Jackson Lago. Também, que você diga qual é o modelo de governo que a “oposição” tem nos municipios que governa há mais de 20 anos no Estado, principalmente São Luís… Cadê o Modelo de Gestão Pública? Faça um relato que publicarei e deixarei por um dia inteiro…. Vamos lá!!! mostre….

  5. Robert Pavão disse:

    Realmente o Neguinho é um cara ingrato, pois compartilhou realmente das benesses que o Governo de Roseana distribuiu nessa aventura absolutamente irresponsável com o dinheiro público. Contudo, muito mais ingrata é a própria governadora, pois preferiu fazer uma coisa que sempre fez, só que de forma exagerada, contra o Povo que a elegeu, gastou uma fortuna e nem foi com pão e circo, mas apenas com circo, pois essa besteira de desfile e essa demagogia tola de promoção da cultura maranhense a qualquer custo (investimento demasiado) desfalcou o orçamento que seria para áreas muito mais urgentes, como o saneamento, a educação e a saúde. Podemos ter certeza de que essa tal divulgação da cidade de São Luís não terá o retorno que muita gente espera, na verdade o que o desfile fez foi afastar muitos dos propensos turistas, visto que o enredo da escola ficou bastante estranho, é como se estivesses falando de um outro lugar, onde todo mundo alimenta lenas idiotas e gosta de macumba, além de ser narrada muito mais a homenagem a Joãozinho Trinta do que os 400 anos de São Luís, sem tirar os indiscutíveis méritos do carnavalesco. Mas todos aqueles milhões foram, na verdade, jogados fora, mesmo que a Beija-Flor tivesse vencido, afinal, o intuito não era vencer o carnaval, e sim divulgar a cidade de São Luís, pois se a finalidade fosse vencer o carnaval, o investimento seria ainda mais irresponsável, visto que seria de risco, dada a incerteza da vitória, já que a Beija-Flor não desfilaria sozinha na Sapucaí. Agora, caso a nossa governadora seja leitora deste blog, lhe deixo um conselho: – Governadora, se a senhora gosta tanto assim da Beija-Flor, por que não vira uma e sai voando daqui??????

    • Caio Hostilio disse:

      E você? Que se acha um papagaio de pirata, porque não sobe no ombro do dobingos dutra e se manda pra saco das almas???

  6. Luis carlos da silva disse:

    Caio.

    Diz ai para os que fazem os tapumes da avenida IV CENTENÁRIO ESTÁ ERRADO, POIS SE ESCREVE caso eu não esteja errado, quarto e não IV centenário. Continuando, quero dizer que diante deste Caostelo existe um aeroporto CHAMADO TIRIRICAOS.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog