Não se pode confundir democracia com anarquia!!! Dilma errou em só cogitar punir militares por crime de desrespeito a superiores…

Publicado em   26/fev/2012
por  Caio Hostilio

Se existe uma hierarquia, ela deve ser respeita, caso contrário vira balburdia, bagunça, desordem e, principalmente, respeito aos princípios cívicos e democráticos…

O governo estudou formas de punir os líderes dos clubes militares que assinaram a nota criticando a presidente Dilma Rousseff por não ter vindo a público desmentir declarações de duas ministras sobre a ditadura.

Durante a conversa que os comandantes das Forças Armadas tiveram com os oficiais da reserva na última quarta-feira para fazê-los recuar do manifesto, um dos assuntos discutidos foi a possibilidade de punição pela crítica pública à comandante suprema das Forças Armadas.

Como a democracia no Brasil é confundida e isso se torna um perigo para sua consolidação, a coisa ficou por isso mesmo… Aí está o grande erro!!!

Um funcionário da cúpula jurídica do governo disse que a atitude dos integrantes da reserva era uma demonstração de desrespeito ao superior e que, portanto, merecia uma punição. “O que eles fizeram foi um crime. Houve uma quebra clara de hierarquia”, apontou.

O mesmo ocorre no Congresso Nacional, onde o deputado federal Domingos Dutra usa a tribuna para xingar a pessoa do presidente da Casa e não fazer críticas ao homem público, deixando, evidente, com isso, falta de decoro… Isso não é democracia!!!

  Publicado em: Governo

8 comentários para Não se pode confundir democracia com anarquia!!! Dilma errou em só cogitar punir militares por crime de desrespeito a superiores…

  1. Antonio Lima disse:

    Professor, é certo que na democracia é assegurado às pessoas a livre manifestação de pensamento e de ideias, porém, é proibido o anonimato, e todos aqueles que assim o fizere estão cometendo crime. Qual(is) seria o(s) crime(s) cometido(s) por esses oficiais da reserva, que no sagrado direito de se manifestarem teria(m) cometido(s)?
    Não custa nada lembrar, que os oficiais que ora estão sendo acusados, foram os que lutaram para que esse País fosse a democracia que temos hoje.
    Quanto aos xingamentos, acusações sem apresentações de provas feitas pelo deputado “mandacaru”, ops “cavalo do cão”, digo Domingos Dutra cuja a vida política é pautada em fazer ilações contra o Senador Sarney e seus familiares é algo que já não deveria fazer parte da vida política do nosso Estado, pois, isto represento o que existe de pior na política do nosso meio e em nada contribui para o aprimoramento da nossa incipiente democracia. O Senador Sarney, homem que sempre defendeu os ideais republicanos e democráticos, nunca se prestou a tomar medidas contra as arbitrariedades praticadas pelo deputado “mandacaru”, digo Dutra contra si e sua família, dando um exemplo de como deve ser a convivência num ambiente democrático.
    Sem ter o Senador José Sarney para falar mal, Dutra não se elege nem mesmo a síndico.

    • Caio Hostilio disse:

      Antonio, sou filho de militar, neto de militar, sobrinho de militar e até bisneto de militar… Não existe hieraquia mais rígida que a das Forças Armadas, por isso existe ordem. Um presidente tem que ser respeitado, pois é o chefe maior dessa Força Armada e não pode ser achincalhado da forma que foi… Cobrar e se expressar com dignidade é um ato democrático, porém atingir o chefe de um poder no pessoal é anarquia, bagunça, balburdia… Isso não contribui para consolidação da democracia.

  2. Luis carlos da silva disse:

    Caio.

    Os militares de grande evergadura moral não criam filhos que srão mais tarde na idade adulta fiéis escudeiros da servilidade e sinecuras que lhes são dadas em troca de suas deficiencias, morais e intelecuais quando as tem etambémos militares, os que são sériosmesmos criam seus filhospara uma vida de dignidade sem ser servilmalbaratando as virtudes da casernas.

    • Caio Hostilio disse:

      Primeiramente, pode me xingar de tudo camarada, mas não parta para meu pai, que tem 88 anos e meus tios que já morreram, um defendendo essa pátria na guerra de 45 e meu avô que morreu em 1952. Tenha muitoooo respeito a eles… Eu não lhe conheço, assim como você não me conhece e nem tampouco conhece minha família… Portanto, não misture as coisas… Meu pai não é político, não vive de política, não se mete em política e nem tampouco faz comentários em blogs atacando família de quem quer que seja. Essa dignidade ele me deu, pois critico apenas o homem na sua vida pública, jamais na sua vida pessoal, coisa que não me interessa e nem a coletividade…. Espero que você nunca mais parta pra essa baixaria… quer me atacar, tudo bem, mas não venha com covardias, pois aqui eu me identifico e não sei se você está se identificando… Respeite meu pai, meus tios e meu avô…

  3. Luis carlos da silva disse:

    Caio.

    Eu não tenhoaintenção e nunca vou ter de atacar os seus Pais,pois nós muitas vezes criamos nossos filhos com dignidade,mas somos indivíduos, sendo assim eu quero dizer que jamais faria qualquer juízo de valor quanto à educação dadaaa você por seus Pais que querem sempre o melhor para os filhos. O problema é quando os filhos não correspondem às expectativas dos Pais que tanto carater de ilibada formaçao militar se Vê diante de um filho muitas vêzes apeadopor uns poucos chamados dono de poder, mas que na realidades estão equicocados, pois este poder que eles acham que tem de e umahoraprá outra saem de suasmãos como numpasse de mágica e deixam seus arauros viúvosdo ilusório poder, que na verdade nunca tiveram. DEUS NÃO DORME.

    • Caio Hostilio disse:

      Você não conhece minha história… Por isso não faça juizo de valores sobre algo superficial. Tenho 52 anos, tenho dois cursos superiores, várias especializações e um mestrado… vim para o Maranhão pela rede Sarah, onde trabalhei por 12 anos, sendo 10 anos em Brasília e dois aqui em São Luís… entrei por concurso público… Antes trabalhei no CNPq, Ministério dos Transporte, tudo por intermédio de concurso público… Tem aula na catolíca e no Ceub de Brasília passando por processo seletivo, trabalhei aqui no Marista e na Bemfan também por processo seleito e trabalhei em diversas empresas privadas no Rio e em Brasília através de processo seletivo… Sobre minha ideologia política, fui um dos que lutou pela democracia desse país, viajando em caçamba de pick-up por Minas, Rio e SP pelas Diretas Já, Cara Pintada… Xiita do PT, apanhei muito da patamo em Brasília, repudiei muito as aulas de EPB na universidade, cujo resultado foi meu nome e do meu pai, um coronel do exército, ir parar no SNI… Não diga o que você desconhece… Hoje vejo apenas a luta pelo poder, um pragmatismo sem ideologia nenhuma, nada que mostre algo que possa valer a pena a luta que travamos… Aponte uma? Qualquer que seja, não só no Maranhão, mas no Brasil, para que me conveça do contrário… A corrupção é generalizada, a decepção é grande e você vem cobrar de mim??? Não!!! Cobre daqueles que se dizem “esquerdistas” sem nunca ter brigado por nada, apenas querem alcançar o poder novamente, como já chegaram e roubaram… Ou você acha que tudo que fizeram nos Ministérios do Esporte, Trabalho, Integração e nos governos aqui em São Luís e no periodo do governo José Reinaldo e Jackson Lago foram corrupções em prol da coletividade?

  4. Luis carlos da silva disse:

    Caio.

    O que tem mais no brasil é curso superior, mestrados, MBAs, arapucas ditas universidades é que se vê, muitos cursos não é sinal de competencia,pois conheço muitos que falam até língua dos homens mas são vasos trincados por todos os cursos dtitos superiores que tem, demonstrando um curriculo que muitas vezes não atesta a nossoa capacidae,pois nível superior muitas vezes nos atrapalha, pois passamos até vergonha por não corresponder com expectativado nosso empregador. O mestrado, doutorado, enfim especializações não nos habilita muitas e não atesta também anossa capacidade, pois cultura, sabedoria no bom trermo não se adquire nos bancos da ACADEMIA e sim esculpindo onosso conhecimento com carater e dignidade, coisas que sãO INERENTES AOS HOMENS DE BOA VONTADE DE SER RESPEITADO.

    • Caio Hostilio disse:

      Eu não tenho nada que desabone minha dignidade, pois nunca roubei, matei ou qualquer outro crime… minhas posições são pessoais, meus questionamentos críticos devem ser respeitados, assim como respeito os dos demais, nunca burlei passar em nenhum concurso público, nunca burlei para entrar em nenhuma universidade… Hoje, trabalho e ganho com o jornalismo, como todos que exercem essa profissão… Se falam de uma nomeação de R$ 1.300,00 na Assembléia, já pedi até para retirá-la, pois ganho com o meu trabalho e posso me aposentar por tempo de serviço há muito tempo, isso sem precisar dessa nomeação, pois já ultrapassei dos 35 anos de serviço… Então não se engane… Também não uso do meu curriculum vitae para me sobressair em nada, pois não me ligo nas coisas terrestres, mas sim nas espirituais, visto que não se leva nada daqui…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos