Em que a Beija Flor errou no enredo escolhido?

Publicado em   23/fev/2012
por  Caio Hostilio

Vejo muitas pessoas fazerem críticas sem fundamentação lógica, seja literária, histórica ou mesmo numa simples redação de vestibular… O enredo escolhido foi: “São Luís – O poema encantado do Maranhão”. Observa-se que é vasto e subjetivo o tema e o autor de qualquer ato, seja ele literário, teatral, musical ou de uma simples redação, levará a vários caminhos, tais como a religiosidade, a arte, a literatura, a cidade dos azulejos, a única capital não lusitana brasileira, a cidade com a cultura negra angolana e etc.

Seria como se no vestibular o título da redação fosse “São Luís – O poema encantado do Maranhão”, para você desenvolver em vinte linhas… Por qual dessas idéias acima você seguiria?

Ora bolas!!! A Beija Flor partiu para a cultura negra, que é forte em São Luís, principalmente culturalmente, como sua comercialização, sua raiz diferenciada na religiosidade (tambor de mina), no mercado, no Bumba meu boi, no reggae, nos blocos de rua de São Luís.

Então, a escola explorou esse lado por sua livre vontade, coisa que chamou a atenção de muitos… Não daria para explorar em alas todas as vertentes históricas de São Luís numa escola de samba que tem por direito poucos carros alegóricos, tempo para desfilar e alas reduzidas…

Se a escola ficou com nota 9,8 no enredo, não foi pelo motivo dela não ter explorado outros assuntos, mas sim por não ter expressado bem o tema escolhido. Não se podem confundir alhos com bugalhos… Nesse caso acho mais que o último carro é que tenha tirado esses dois décimos da escola, visto que fugiu ao tema proposto. 

Vale ressaltar que enredo é a seqüência de acontecimentos da história, a rede de situações que as personagens vivem a trama das ações que elas fazem ou que elas sofrem.
Podemos identificar quatro partes que compõem o enredo:

1- Apresentação: é a parte em que são apresentados alguns personagens e expostas algumas circunstâncias da história, como o momento e o lugar em que a ação se desenvolverá.
Cria-se um cenário e uma marcação de tempo para iniciarem suas ações. A serpente estava perfeita, porém não se apresentou perante aos jurados.

2 – Complicação: é a parte do enredo em que as ações e os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax. Navio negreiro…

3 – Clímax: é o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão, tornando o desfecho inevitável. A religiosidade, a cultura, os costumes dos negros….

4 – Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações… O carro de Ana Jansen…

Mais de mil componentes das alas lembraram a influência dos negros na cultura do Maranhão e a representatividade de Ana Jansen, personagem da história, conhecida pelos maus tratos que aplicava em seus escravos.

Portanto, o enredo escolhido pela Beija Flor mostrou um lado histórico de São Luís e não toda a história de São Luís como todos imaginam ser….

  Publicado em: Governo

3 comentários para Em que a Beija Flor errou no enredo escolhido?

  1. Luis carlos da silva disse:

    Caio.

    Você com o seu grande saber literário poderia ter dado uns toques pessoal que criou este enrêdo,pois com o seu vernáculo, e sua grande sapiência e saber histórico como fica notório nas suas matérias veiculadas no seu blog, ficaria fácil prá beija flor ganhar o carnaval e os pedaços dele não vir cair aqui interior do maranhão quase matando alguns campesinos em anapurus e e outros lugares.

    • Caio Hostilio disse:

      Não se trata de saber literário, mas sim do vasto caminho a ser seguido pelo título em questão. Não sou carnavalesco e artista plástico para transformar um desses pensamentos em alegorias e carros alegoricos… também não fica fácil ganhar carnaval do Rio, pois alí existem profissionais preparados para desenvolver enredos… Também o direito do brasileiro de ir e vir é garantido pela constituição, tanto que milhares de maranhenses moram no Rio, entre eles várias figuras respeitas, como Ferreira Gular, Joãosinho Trinta, Josué Montelo, João do Vale, Alcione etc… Lá os maranhenses são respeitados é ninguém diz que vieram cair aqui no Rio… Procure ser menos político e mais coerente. Por outro lado, a intenção foi alcançada… O campeonato era apenas uma consequencia… É como você montar um grande time e já achando ser o campeão…

  2. Emerson disse:

    ????????????

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos