Amanhã tem mais!!! Washington Luiz e Ricardo Murad entregam Centro de Atenção Psicossocial

Publicado em   24/jan/2012
por  Caio Hostilio

O primeiro serviço de atendimento terapêutico 24 horas de São Luís foi inaugurado, nesta terça-feira (24), pelo governadorem exercício Washington LuizOliveira e pelo secretário de Estado da Saúde (SES), Ricardo Murad. O serviço é garantido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Dr. Bacelar Viana, que integra as ações do Programa Saúde é Vida, do Governo do Estado.

“Estamos passando por profundas mudanças na área da saúde, avançamos muito no pronto atendimento para garantir mais qualidade para a população”, declarou Washington Luiz. Ele disse que o CAPS é fundamental para atender as pessoas que hoje sofrem com dependências químicas. “A unidade fica estrategicamente bem localizada e será essencial para auxiliar na recuperação de pessoas dependentes de drogas ou outras perturbações”, destacou.

Localizado próximo ao Ifma, no Monte Castelo, o CAPS III é um serviço de saúde aberto e comunitário do Serviço Único de Saúde (SUS), com uma equipe multiprofissional para tratamento de pessoas com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia e oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. A perspectiva é de garantir um modelo assistencial de melhor qualidade no acolhimento das pessoas com transtornos mentais e usuários de crack e outras drogas.

A coordenadora do CAPS III, Ana Gabrielle Guterres, explicou que o atendimento no centro é garantido após o paciente passar por uma avaliação. “Depois do acolhimento, dependendo da necessidade, os casos são encaminhados para os CAPS, ambulatórios ou unidades de saúde que façam parte da Estratégia Saúde da Família, além das clínicas conveniadas ao SUS”, explicou.

 

Atendimento diferencial

O atendimento no CAPS III é feito por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. A unidade possui cinco enfermarias climatizadas com rede de oxigênio e ar comprimido, banheiros adaptados para cadeirantes e equipamentos de suporte para monitoramento cardiorrespiratório.

“Nosso maior desafio é fazer a diferença no atendimento público na área de saúde”, declarou o secretário de Saúde, Ricardo Murad. “Estamos cumprindo as metas, inaugurando hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, ações que atendem com qualidade a população. Agora, estamos investindo na saúde mental, garantindo um serviço de apoio a crianças, jovens, adultos, anônimos que precisam de cuidado nessa área”, destacou.

No CAPS Dr. Bacelar Viana também vai promover oficinas terapêuticas de salão de beleza, artesanato e atividades relacionadas às ações de reciclagem e geração de emprego e renda. A solenidade de inauguração contou com a presença de secretários estaduais da Juventude, André Campos; de Articulação de Políticas Públicas, Israel Ferreira; da Mulher, Catharina Bacelar; Minas e Energia, Ricardo Guterres; do Trabalho e Economia Solidária, Antonio Heluy; de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; Desenvolvimento Social, Chico Gomes; Cultura, Luís Henrique Bulcão; Direitos Humanos, Luisa Oliveira; e do chefe da Casa Militar, José Ribamar Vieira.

Ainda na área de psiquiatria, o governo estadual inaugura na quarta-feira (25) o SPA do Hospital Nina Rodrigues. O espaço funcionará 24 horas, garantindo mudança no modelo assistencial e melhor qualidade no acolhimento das pessoas com transtornos mentais.

Fotos: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

8 Responses to Amanhã tem mais!!! Washington Luiz e Ricardo Murad entregam Centro de Atenção Psicossocial

  1. Augusto Manarelli de Sousa disse:

    “Todo mundo comentando sobre a audiência de cassação de Roseana, no próximo dia 27, menos Roseana, que está em Paris. 72 = número de hospitais prometidos; 27 = data da audiência do processo de cassação. Roseana enrolada indo e voltando”. E você fazendo já propaganda eleitoral antecipada, não ganha….vai ter que baba muito Caio.

    • Caio Hostilio disse:

      Processo, cassação, paris, campanha antecipada… camarada, acho que você está adiantando muito as coisas!!!!

  2. Augusto Manarelli de Sousa disse:

    O vice-governador Washington Luiz (PT) está em plena campanha eleitoral já visando a disputa pela Prefeitura de São Luís. Washington está usando o cargo de governador em exercício (com o passeio de Roseana em Paris) para participar de vários eventos, que vão de batizados, peladas de futebol até festa de criança. O objetivo do sarnopetista, que nunca conseguiu se eleger para nada, com a exposição na mídia sarneysista é aparecer com pelo menos 1% nas próximas pesquisas.

    • Caio Hostilio disse:

      Está registrada a candidatura dele? Não!!! Então não fala besteira… Ele está no exércicio do governo…. procure aprender…

  3. BRUNO CABREIRA NETO disse:

    ……

    • Caio Hostilio disse:

      Seu idiota, porque tu já fez isso por mim e eu até elogiei… Agora de sacanagem, pra você aprender a deixar de ser babaquara, vou cortar o anterior e esse teu, deixando apenas a minha resposta de xingando, pois tu és uma grande boneca!!!

  4. BRUNO CABREIRA NETO disse:

    …….

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog