Vale refletir a política atual? O PDT… O que tem a mostrar?

Publicado em   22/jan/2012
por  Caio Hostilio

A política empobreceu? Não estou me referido a recurso, mas sim em intelectualidade e ideários… Em minha humilde opinião, ela perdeu o prumo, o caminho da sensatez, o discurso, o gosto do debate franco dentro do campo das idéias… Os “políticos” atuais não sabem diferenciar publico do privado e até de economia mista; desconhecem administração pública, não sabem a história de suas legendas, não defendem os interesses da coletividade, mas sim os seus e de seu grupo, isso para alcançar o poder.

Estou enojado com a disputa pelo Diretório do PDT maranhense… Que debate até agora se pode dizer que houve avanço social ou foi de interesse para coletividade? Weverton Rocha a serviço de seu chefão Lupi e querendo manter o partido sob a batuta de Castelo e, assim, garanti-lo mais um tempo na Câmara Federal e garantir benesses para outros que se servia de Jackson Lago. Do outro lado, Igor Lago com a intenção de manter viva a história do seu pai, que não coaduna com que é o PDT do Lupi.  

Valia à pena ir aos debates do PDT, sem dúvida, no campo da educação… Quando Oscar Niemeyer e o inesquecível e saudoso professor Darcy Ribeiro, criaram o Centro Integrado de Educação Pública – CIEP –, escola revolucionária que tirava a criança da rua, do caminho do crime e da marginalização e formava cidadãos conscientes dos seus direitos. O CIEP era uma escola de turno integral. Foram construídos 500 no Rio de Janeiro.

Lastimavelmente, esses projetos não tiveram a devida continuidade. Eram sementes da construção de uma sociedade com igualdade de oportunidades para todos, de uma sociedade verdadeiramente democrática, porque, nessas escolas, aos filhos dos pobres e dos trabalhadores seriam dadas as mesmas condições de formação, de instrução e de educação dadas aos filhos dos ricos e da classe média. Isso é debatido por esse PDT de hoje? Esses camaradas possuem capacidade intelectual para tanto?

E tem mais, todas as vezes que o PDT se reunia – lembro-me bem, pois estive em várias, mesmo sendo do PT – terminava os encontros com o Hino da Independência. Todos faziam com vigor, com entusiasmo, enfatizando aquela parte que diz: Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil.

O maior entusiasta era o Brizola, porque sabia que era um líder e não precisa alardear isso ou fazer crer… Todos sabiam que ali estava à figura de um líder que não precisa se impor.

Fico pensando, quanta falta na política atual à presença de lideres e de homens com dignidade, para reconhecer os feitos daqueles que fizeram tanto por esse país.

Certa vez, no Senado, o fundador da Universidade de Brasília (UnB) e criador do CIEP, senador Darcy Ribeiro, num debate sobre ex-presidentes disse a seguinte frase sobre Getúlio Vargas: “Quando você pensa que coisas elementares para qualquer País como os ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho não existiam no Brasil antes de 1930; quando você pensa que não havia jornada de oito horas de trabalho, não havia direito a férias, a sindicato, à greve, e constata que quem introduziu isso tudo foi Getúlio, mesmo reconhecendo seus defeitos não se pode esquecer sua importância histórica”.

Eu só posso agradecer ao mestre, pois foi através de suas palavras que passei a ter o prazer pela pesquisa e a valorizar o homem não por sua posição política, mas por suas realizações.

Muitos desconhecem que foi um presidente militar, marechal Castelo Branco, que criou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço… Um presidente do regime ditatorial. Muitos outros esquecem que foi o ex-presidente José Sarney que criou o salário desemprego e o Vale Transporte.

Consciências como a de Darcy Ribeiro não são para todos os seres humanos… São para os iluminados, que sabem reconhecer a luminosidade de seu semelhante…

  Publicado em: Governo

2 comentários para Vale refletir a política atual? O PDT… O que tem a mostrar?

  1. Andrea disse:

    Todo essa volta pra no fim dar aquela puxadinha no saco de Sarney. Tu não tem jeito.

    • Caio Hostilio disse:

      Puxadinha? Isso é a história… Tu queiras ou não!!! Procure se espelhar em Darcy Ribeiro… Quais foram outros presidentes brasileiros que fizeram mais trabalhadores brasileiros se não esses três? Se estou errado, então peço a você que cite outros e que diga que tudo isso que consta desse texto é mentira…

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos